Bienal Internacional do Livro 2016: Visão de Mãe Nerd


Olá, mamães, papais e todos nossos queridos leitores!

Hoje estou aqui para contar para vocês um pouquinho da minha visita a 24ª Bienal Internacional do Livro que está acontecendo aqui em São Paulo, porém, mais do que falar sobre a Bienal, quero passar um pouco da minha visão de mãe nerd sobre o assunto.

Quando falamos em Bienal, logo vem em nossa mente a imagem de vários estandes, cheios de livros e revistas expostos, muita gente de um lado para o outro, eufóricos com lançamentos ou com algum escritor famoso que esteja presente para uma sessão de autógrafos.

Bom, na minha opinião, uma Bienal do Livro vai muito mais além disso. Passaria muito tempo falando aqui sobre isso, pois além de tudo, sou amante de leitura.

Hoje, devido aos inúmeros avanços tecnológicos e à rapidez com que eles ocorrem, não vemos mais as pessoas se interessarem por livros, escritos no papel. Por isso, as editoras têm disponibilizado a maioria de seus trabalhos, principalmente quando se trata de revistas e jornais, em plataformas digitais.

Eu, particularmente, e devido a minha formação, acho o máximo os livros de literatura em papel. Guardar as coleções, como se fossem tesouros intocáveis (rsrsrsr… pelo menos às mãos dos meus filhos, por enquanto), ter um cantinho na casa reservado somente para isso….

Mas, voltando ao assunto, esta semana estive na Bienal do Livro e fiquei, simplesmente, deslumbrada com a variedade de expositores e, também, de atividades voltadas para o público infantil e adolescente. Talvez não consiga relatar todos aqui mas vou tentar, prometo!

O primeiro destaque, na minha opinião, é o Espaço Maurício de Sousa em parceria com a BIC. Várias atividades lúdicas, onde as crianças interagem com os personagens clássicos. Em um dos dias, inclusive, o próprio Maurício de Sousa esteve presente, junto com os personagens Mônica e Cebolinha, para uma sessão de fotos e autógrafos. Outro espaço que merece destaque é o da Disney, com um estande inteiro somente sobre a próxima princesa, Moana. O espaço com uma piscina de bolinhas nas cores temas do desenho foi a atração para as crianças. Um terceiro destaque é o estande cultural do banco Itaú, com o projeto Leia para uma criança. Eu, particularmente, participo do projeto há algum tempo e já o conhecia mas, para quem não conhece, é uma ótima oportunidade de conhecer e, também de deixar os pequenos participarem da contação de histórias e de outras atividades. O projeto é muito interessante e incentiva as crianças não só a praticarem o hábito da leitura como também a doarem livros usados para crianças carentes e instituições que apoiam essas crianças. Quem não conhece esse projeto, vale a pena pesquisar sobre ele no próprio site do banco Itáu. Não é necessário ser correntista para visitar a página do projeto e nem participar dele. E mais um detalhe: é gratuito!

Outras atividades, voltadas mais para o público adolescente, merecem destaque. Praticamente todos os estandes tem alguma atração interativa para selfie. Por exemplo, o estande da Editora Rocco está todo caracterizado com detalhes de cenas dos filmes de Harry Potter! Muito lindo e bem feito! O estande da Panini, com seus painéis para selfies, também está show! Fora os estandes forrados de novidades sobre Pokémon GO! Aliás, o pavilhão está forrado de Pokémons e conta com alguns Pokestops também! O foco da visita não era esse, mas por que não unir o útil ao agradável? (rsrsrsr)

Na Bienal ainda pude ver várias editoras e livrarias infantis, como por exemplo a Ciranda Cultural e até mesmo a própria Saraiva com vários lançamentos e, o que eu observei foi a quantidade de estandes com promoções de livros infantis ou de outros assuntos a partir de R$ 5,00. Sabe aqueles espaços montados em estações de metrô e dentro dos shoppings, que são feirinhas de livros? Então, lá na Bienal tem vários desses estandes e, detalhe: as crianças piram!

Bem, me encantei pelo estande da Editora Loyola, com o cenário todo do filme O Pequeno Príncipe. Muito lindo! Até o primeiro livro da história tem! É emocionante ver como algumas histórias sobrevivem gerações….

Redes como Americanas e Submarino também estão presentes não só com livros mas com a disponibilização de outros serviços, como venda de petiscos variados e, uma coisa que achei muito interessante: o SPOTIFY (aplicativo digital de música disponibilizado na versão free ou paga) foi disponibilizado em vários totens espalhados pelo Pavilhão da Bienal para que os usuários testassem o aplicativo. Apesar de já ser usuária e assinante do app e, claro, já conhecer o serviço, adorei a idéia! Acho que o lugar é perfeito para divulgação.

Bom, espero que tenha conseguido dar uma palhinha do evento para vocês! Quem não foi ainda, compareça! Ainda dá tempo e vale muito a pena! Existem muitas atividades, como vocês puderam perceber e tenho certeza que nossos pequenos e jovens nerds vão amar a experiência! A Bienal do Livro estará até sábado, dia 04/09, das 10h as 21h, na Avenida Olavo Fontoura, no Pavilhão do Anhembi, zona norte de São Paulo. Não se esqueçam de baixar o app do evento no celular! Ajuda e muuuuito! Boa Diversão a todos!

Logo Curti

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Paula Souza (Facebook: psouza2016 e Twitter: @paulapt2k), a voz feminina do Nós Nerds! Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *