Boataria, fofocas e futurologia 1


Nostradamus até acertou algumas previsões, até aquele cara que previu que esse ano morreria um famoso, um esportista de sucesso e que teríamos turbulências na política, também acertou. Mas nada se compara aos boatos da indústria de games. Tem horas que passamos pela competências de Mães Dinah, de tantas especulações que vemos nas mídias especializadas.

Hoje procurei algo para postar no nosso querido blog e encontrei alguns boatos, isso daria horas de conversa no salão, onde debato sobre os assuntos queridos aqui no Nós Nerds. Farei uma compilação dos boatos e darei minha opinião. Meu caro parceiro de Nerdice, vai comentar depois, devido a sua agenda de trabalho.

Acredito que muitos desses boatos, não passem de uma pesquisa de mercado. Amigos, quantas séries não foram “vazadas” antes do lançamento como pilotos não acabados ou em fase de acabamento? Todo o movimento de downloads, especulações em sites e comentários na internet, acabam virando dados para uma pesquisa de satisfação do produto, que ainda vai ser lançado.

Como diria Jack Estripador, vamos por partes.

PS4.5 PS4K

Várias notícias de sites especializados garantem a produção do novo modelo do console da Sony. A empresa não comenta sobre nenhum boato. O novo modelo/atualização, teria um hardware mais poderoso para rodar jogos 4K e a realidade virtual.

Nesse caso, a Sony pode estar apostando na aceitação do público para uma nova versão do seu console. Afinal de contas nos mercados menos favorecidos economicamente, alguns jogadores ainda estão pagando seus consoles. Mas se levar em conta o mercado do Tio Sam e do Japão, o resultado maior já foi alcançado. Aqui deixo claro que não estou me baseando em gráficos de venda, mas sim na mera especulação que já se passaram mais de 2 anos do lançamento e que nesses mercados a maioria dos consumidores Hardcore, fazem filas no dia do lançamento dos produtos.

Aposta grande, pois muitos jogadores ainda nem jogaram o Uncharted 4 e já teriam um novo console na mira. Mudança total na previsão de duração dessa geração, que inicialmente seria de 6 até 8 anos, para apenas 3 ou 4 anos. Sem contar, que alguns já afirmam que o poder do hardware novo não seria o necessário para rodar jogo em 4K. Nem existe e já não serve, parece pergunta de pesquisa: Você aceitaria pagar a mais para ter algo a mais? Escuto, daqui, as moedas tilintando nas pesquisas.

Wii U morreu

O jornal da terra do sol nascente, Nikkei, disse em reportagem que o console da Nintendo não vendeu o esperado, que já pararam de fabricar alguns acessórios e que o término da fabricação não garante o início da fabricação do novo console da marca. Na matéria, não é citada nenhuma manifestação da empresa.

As vendas dos consoles da Nintendo realmente ficaram bem abaixo do esperado, a aposta da empresa do Mário em novidades conceituais e não em jogos AAA multiplataformas da última geração. O controle com tela é uma grande sacada, mas falta um grande jogo para usar isso, algo como um Farcry, Call of Duty ou Need for Speed. Os jogadores, que lá no exterior compram vários consoles, querem mais novidades em jogos, mesmo que exclusivos, algo do tamanho de uma grande franquia existente.

EA vazou documento

Documento vazado revela programação de lançamentos para evento da EA, que será na época da E3, já que a produtora de games não estará oficialmente na feira. Command e Conquer Tiberium, Mass Effect Andromeda, Battlefield 5 e outros jogos são visto no documento, com as plataformas onde serão lançados, onde se vê o Nintendo NX e consoles no Command e Conquer.

Sério? Vazou ou avisa pra todo mundo o que vamos falar pra marcarem presença no nosso evento?

Boataria vale a pena?

As pesquisas de mercado sempre são contestadas por um ou por outro, vejam o caso da pesquisa Game Brasil, rendeu um papo acirrado lá no salão de debates, que é a Level 1 Gamestore, sobre o que era considerado Gamer para a pesquisa e para quem debatia, no caso eu, meu xará Eduardo Alves e o proprietário da Level 1, Sidney Hermesson.

Porém, é muito mais fácil escutar os extremos quando é um boato. Quem odeia se manisfesta com todos os argumentos negativos e quem ama com os positivos, basta retirar os excessos e ficar com a parte coerente dos argumentos. E terá uma pesquisa espontânea em mãos.

Um pequeno exemplo: O pão do Zé vai ficar mais caro. O pão do Zé não é o melhor do bairro, perde para o do Chico. O pão do Zé usa os melhores ingredientes e é maior que o do Chico. Melhora a qualidade, mantém o tamanho e pode até subir o preço.

Acho que a mídia especializada poderia ser um pouco mais cética quando se tratar de vazamento ou as empresas mais corajosas a falar de seus planos. Afinal, se sou a empresa qual o problema de deixar claro meus futuros planos, mesmo que possam mudar? E se sou a mídia especializada, custa pegar um telefone e confirmar com alguém da empresa?

Nós Nerds, nem tem tamanho para poder falar diretamente com as empresas, mas desde de já, declaramos que essa história de vazou na internet não nos engana mais.

 

Eduardo “Sgt Rock 1967” Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Boataria, fofocas e futurologia

  • reavargas

    Realmente “boatos”, “fotocas” e a denominada “futurologia” NÃO nos engana. A E3 está chegando e irá revelar novidades e as respectivas direções que cada empresa irá seguir no mercado mundial de games. A Microsoft deve sim apresentar um modelo mais barato do Xbox One (o chamado Xbox Slim) que não deve mais possuir entrada para discos e ser focado somente em games no formato digital. A possibilidade que poderá ser uma grande carta na manga será a revelação de realizar upgrade no hardware do Xbox One, similar ao que fazemos atualmente no PC. E também o foco da gigante de Redmont à integração definitiva do Windows 10 com o Xbox One, PC e Notebooks, Tablets e a linha Lumia dos novos Smartphones. Além disso, um pouco mais sobre o Oculus Rift usando do Windows 10 e o Hololens, além de games exclusivos e uma possível nova IP. A Sony deve apresentar o PS4K (ou PS4 Neo) na E3 ou em um evento europeu importante. De resto, focará em seus exclusivos e no Playstation VR. A presença de Hideo Kojima na conferência da Sony seria uma surpresa muito bem vinda! A Nintendo deve revelar o Nintendo NX e focar em alguns games exclusivos. Entretanto, sinto cada vez mais a tendência da empresa em apostar em games mobiles e não brigar de frente com Microsoft e Sony nos consoles. Enfim, é minha opinião baseada em tudo que venho acompanhando ao longo do tempo e sobre o que deveremos ver na E3. Mas percebemos claramente as apostas distintas de cada uma das empresas que dominam o mundo dos games.