Revelado menu oculto em Mortal Kombat após 24 anos!


Para quem gosta de curiosidades ou “segredos bem guardados” referentes ao mundo dos games, certamente ficará interessado com essa informação bastante curiosa. Após 24 anos (isso mesmo que você leu, após 24 anos!), Mortal Kombat, o primeiro título referente a aclamada série de jogos de luta e lançado em 1992, continua revelando segredos escondidos.

Durante anos, muitos menus ocultos e presentes na série, tanto na versão arcade (máquina de fliperama) quanto nas versões dos consoles, já foram descobertos e revelados ao público em geral. Entretanto, o menu mencionado neste post possui uma característica diferente dos demais.

O site “The Cutting Room Floor”, que trata exatamente sobre descobertas e segredos escondidos em games, apresentou um menu oculto chamado “EJB MENU” (EJB é a sigla referente ao nome do principal criador do título; ou seja, Edward J. Boon ou simplesmente Ed J. Boon).

Neste menu, acessível por uma combinação específica de botões (ver combinação no final do post), existem vários itens, incluindo um teste de diagnóstico e um atalho para os vídeos finais dos personagens.

Para compreenderem melhor, vamos detalhar mais algumas informações! Um jogador (gamer) “encontrou” menus anteriormente desconhecidos nas versões arcade de Mortal Kombat 1, 2 e 3. Você deve estar se perguntando: como é que esses códigos demoraram tanto tempo para serem descobertos? Nós também do Blog “Nós Nerds” fizemos a mesma pergunta!

Realizando uma pesquisa mais detalhada e com fontes mais confiáveis, confirma-se que os menus descobertos foram pessoalmente programados por Ed J. Boon (mencionado mais acima no texto). Quando você consegue acesso ao menu, aparece na tela as iniciais EJB.

Os games Mortal Kombat 1 e 2 (MK1 e MK2, respectivamente) apresentam menus que permitem que você assista a vídeos dos vários personagens que somente são desbloqueados depois que você finaliza o jogo. Além disso, você consegue colocar suas iniciais diretamente no topo da tabela de classificação, executar testes de diagnóstico na máquina, fazer algo chamado de “contabilidade de fichas”, entre outras coisas. Verifique na ilustração abaixo EJB MENU na versão arcade de MK1.

 

 mortal-kombat-1

 

Existe também uma opção “Olá”, que o canal do YouTube “YourMKArcadeSource” especula que é simplesmente uma lista de pessoas que Ed J. Boon queria dar um simples “olá” ou agradecimento. Apropriadamente, o primeiro nome presente na lista de MK2 é “Mãe” (ver ilustração abaixo).

 

mortal-kombat-2

 

O menu de Mortal Kombat 3 (MK3) é mais completo e inclui uma opção para desbloquear imediatamente os personagens secretos. Seguindo o padrão dos anteriores, também permite que você assista a demonstrações dos golpes finais, normalmente reservado para os jogadores que conseguiram finalizar o jogo na dificuldade “Mestre”. Finalmente, existe um item chamado de “Miller Game”, que segundo informações, ativa uma fase difícil do jogo e de nome “Galaga”, que é um clássico dos arcades. Ver ilustração abaixo.

 

mortal-kombat-3

 

Para ver mais um pouco, o canal “YourMKArcadeSource” publicou o seguinte vídeo:

 

 

Conheça os códigos para ativar o EJB MENU:

Mortal Kombat 1 – P1 (5), P2 (10), P1 (2), P2 (1), P1 (2), P2 (3), P1 (4)

Mortal Kombat 2 – P1 (5), P2 (10), P1 (2), P2 (8), P1 (2)

Mortal Kombat 3 – P1 (5), P2 (10), P1 (3), P2 (1), P1 (2), P2 (2), P1 (3), P2 (4)

Observação: o que está entre parênteses indica a quantidade de vezes que deve acionar o botão.

 

Gostou da curiosidade? Escreva seu comentário e assine o blog para se manter atualizado!

 

Reinaldo Vargas “reavargas” (Twitter: @reinaldovargas e Instagram: reavargas.sp) é Resenhista do Nós Nerds! Professor Universitário e GAMER nas horas vagas. Sempre informado quando os assuntos são educação, ciência, tecnologia e games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *