NI – Yokai Collective – Memories of Kami


Demorei mais do que devia, mas agora segue uma nova postagem, na nossa coluna especial Nós Indies. Para quem está chegando agora, essa é uma coluna onde divulgamos as produções independentes, BRASILEIRAS, não falaremos aqui, na coluna, de produtoras que forem de outros países, divulgamos e damos o devido valor ao produto 100% nacional. Fiquem com mais um dos jogos que conhecemos na BGS #10.

Memories of Kami, The Origami Legend

Kami é um paraíso de energia positiva habitado por animais de papel chamados Origami. Esse mundo de luz é, de tempos em tempos, invadido pela energia negativa de outros mundo, dando origem a manifestações de negatividade chamadas Incidentes. E cabe aos Guardiões da Glória, animais protetores de Kami, combater esses Incidentes.

Apenas no ultimo ano de cada milênio ocorre a terrível Contaminação dos Mi l Anos, uma poderosa massa de energia negra que se expande e mata rapidamente.

Todas as Contaminações dos Mi l Anos possuem uma forma certa de ser derrotada, os Guardiões devem selar a origem da contaminação e usar a magia Círculo da Criação para abrir um portal direto para a fonte da energia posi tiva do Universo. O problema é que devido a agressividade e poder das Contaminações é mui to difíci l chegar até sua origem e os Guardiões precisam trabalhar juntos, superando todas as dificuldades. Mas dessa vez, a Contaminação dos Mi l Anos veio com uma característica nunca antes descri ta nas Escri turas dos Nove Templos dos Animais, ela veio com inteligência.

Pegos de surpresa um dos Guardiões acabou sendo contaminado. Diferentemente do que acontece quando um Origami é contaminado, esse Guardião não morreu tendo seu espíri to preso para sempre na escuridão. Mas tornou-se um Origami Negro, sedento de poder, e absorveu todos os outros Guardiões. Vendo que a batalha contra o Origami Negro e a Contaminação estava perdida, os Guardiões restantes fizeram uma magia para invocar um espírito de outro mundo para habitar uma folhinha de papel. Essa folhinha em seu primeiro contato com o resquício de poder do Guardião que a invocou, recebe dele parte de suas Memórias, capacidade de se transformar nele, e a missão de explorar o mundo em busca do que sobrou da essência de todos os Guardiões da Glória, para tentar salvar Kami.

Gênero

Memories of Kami – The Origami Legend tem como gênero matriz side scroller 2D de plataforma. Apesar disso, a ideia da mecânica principal do jogo abriu possibilidade de outros gêneros serem implementados ingame, de acordo com as características do personagem escolhido durante a experiência. Dentre esses gêneros que vêm compor Memories of Kami temos: Puzzle com Panda e Boi, Bullet Hell com Beija-flor, Hack ’n’ Slash com Tigre, Estratégia e RPG com a administração das árvores de habilidades dos Nove Guardiões e mui to mais RPG com uma história rica repleta de interação entre os personagens provenientes da obtenção das suas Memórias.

Mecânicas

A palavra-chave que rege as três Mecânicas Principais de Memories of Kami é Transformação.

A Mecânica Core do game é a troca constante dos personagens de acordo com os desafios que são apresentados ao jogador.

Também existe uma mecânica altamente orgânica da parte de RPG do game que são os powe-ups das capacidades. Não são apenas as habilidades do personagens que recebem upgrades com a experiência, mas também suas qualidades de altura de pulo, velocidade, endurance e outras variáveis que caracterizam o personagem. Somando-se as habilidades que transitam de um personagem para o outro, obtemos uma quantidade grande de combinações que consegue revelar para o player o tipo de platfomer ele escolheu ser para encarar aquele level design. Se é safe, speedy, tem problemas com inimigos, não importa. O caráter orgânico de transformação dos personagens torna a experiência de Memories of Kami única para cada jogador.

Outra mecânica mui to importante é a do desbloqueio da história. O que aconteceu com o mundo? Como? Cutscenes e diálogos relembram as Memórias de Kami, importante parte do conteúdo do game.

Yokai Collective Studio

Fundada por Israel Torgano, o Yokai Collective Studio é uma desenvolvedora independente de games. Tem como objetivo unir entretenimento, diversão, diferentes culturas, narrativas fantásticas e muita magia em seus jogos.

O estúdio acredita que, como na tradição japonesa dos Yokai, seus jogos devem ser extraordinários, misteriosos, tocantes, ter um certo aspecto educativo, e o mais importante, transportar os jogadores para mundos maravilhosos onde vivenciarão aventuras incríveis.

Em seu título de estreia ainda em produção, Memories of Kami – The Origami Legend, o estúdio traz um game 2d side scroller fast paced de plataforma fundindo com outros gêneros de game como bullet hell, RPG, aventura, puzzle, e estratégia. Esses “temperos” de outros gêneros que vêm enriquecer a “receita” principal de plataforma são solidamente baseados no level design e concei to chave do jogo, a Transformação. Tudo isso, imerso num belo enredo que fala sobre amizade, confiança e a necessidade
de se contar uns com os outros.

Começo do Yokai Collective Studio

Com background na área de Criação em Propaganda, Israel também fazia jobs freelancer, até que uma vez conseguiu um job de level designer. A partir daí se descortinou um mundo que ele não conhecia, o da produção brasileira de games. Não sabia nada sobre o assunto, mas o amor e o prazer que a atividade gerava aguçaram sua curiosidade.

Descobriu a engine Unity, e em Made With Unity descobriu Ori and The Blind Forest. Mais uma vez foi amor à primeira vista, que ressoava com todos aqueles jogos do Super Nintendo que jogou na infância.

Começou a se inteirar cada vez mais sobre a produção independente de games no geral e os conhecimentos necessários para se criar um jogo. A medida que explorava, surgia a ideia de fazer um game que fugia do concei to do Herói e do Overpower e buscava mais os concei tos de Fazer Parte, Gestalt e Transformação.

Então, as ideias que compõem a criação do universo de Kami vieram em meados de 2015 originando uma bela história que precisava ser contada. Conforme a ideia de Memories of Kami ganhava cada vez mais corpo nascia também o Yokai Collective Studio no final de 2017.

Kitsune

Um dos Yokais chave para o batismo do estúdio. Reza a lenda que as capacidades mágicas e inteligência destes seres aumentam com sua idade e sabedoria bem como o crescimento de suas caudas. Podem assumir a forma humana e viver conosco sem nunca nos darmos conta. Também conseguem entrar nos sonhos das pessoas e criar
ilusões.

Quem sabe não veio de uma bondosa Kitsune o universo de Memórias de Kami?

Serviço

Yokai Collective Studio
Rio de Janeiro, Brasil
Contato: media@memoriesofkami.com
Website: 
memoriesofkami.com
Redes Socais: Twitter | Facebook | YouTube | Instagram

 

 

Logo Curti

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Eduardo “Sgt Rock 1967” Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.