“Nintendo NX” semelhante ao Xbox One e PS4? 5


Muitos sites estão publicando rumores sobre o chamado “Nintendo NX”, futuro console da famosa Big N.

Entretanto, nenhuma informação foi oficializada até esta data pela companhia japonesa!

Para quem entende do mundo gamer, as informações oficiais certamente serão reveladas na próxima E3 que acontecerá em Junho na cidade de Los Angeles (EUA). Para mais informações sobre a E3, leia o seguinte post: “E3 2016: companhias que confirmaram presença!” publicado no dia 27/02 na seção Notícias aqui mesmo no Blog “Nós Nerds”. E para entender melhor este post, sugiro a leitura de outro: “Nintendo NX chegará em Junho?” publicado também no dia 27/02 na seção Notícias!

Agora vamos aos rumores …

De acordo com o site Dual Pixelso “Nintendo NX não será tão poderoso quanto o Xbox One e o PS4, mas se qualificando ‘mais próximo’ do hardware do console da Microsoft”.

O próximo console da Nintendo será híbrido videogame e portátil?

Então caros leitores, vamos ser sensatos e tomar cuidado quando discutimos assuntos que facilmente são modificados de forma tendenciosa por uma parte da mídia que se diz imparcial, mas claramente demonstra o oposto. E ser um pouco menos ou mais ‘poderoso’ fará realmente diferença no resultado final?

Cada console é único e desenvolvido para atender, na maior parte de suas vendas, um público específico de gamers. As companhias são gigantes de seus segmentos e realizam estudo minucioso de mercado.

Ninguém que possui admiração pela Nintendo precisa se desanimar com diversas informações circulando pela internet e criticando o hardware do “NX”. O console chegará mais de dois anos após os chamados concorrentes (se é que são concorrentes de verdade!), mas não quer dizer que será muito inferior e que atenderá o mesmo público deste mercado crescente no mundo. Segundo mais rumores, para compensar a falta de hardware, o NX possuirá uma plataforma que deverá ser capaz de rodar qualquer game lançado para Xbox One ou PS4 “com praticamente zero modificações na estrutura do código-fonte original.” Muitas companhias third-party, inclusive, estariam descrevendo o console como o “mais fácil dispositivo para o qual nós já desenvolvemos. Você só copia o código, compila e o mesmo funciona.”

Será uma experiência diferenciada?

Segundo alguns sites, um famoso informante da indústria de games relatou que o novo console possuirá uma tecnologia de conexão HDMI-WiFi. Em outras palavras, basta conectar um dispositivo à saída de vídeo de sua TV e o console, por sua vez, funcionará semelhante ao streaming usado no Gamepad do Wii U.

O controle do “NX” também promete uma novidade bastante interessante no que diz respeito aos analógicos. Segundo mais informações, a Nintendo teria adicionado rotores à base do direcional, de maneira a oferecer respostas mais imersivas ao jogador; por exemplo, seu direcional poderia se movimentar quando o personagem encosta em uma parede ou mesmo ao disparar uma arma, entre outras coisas.

Continuando os rumores, o console deve trazer uma abordagem mais interessante para mídias e tecnologias sociais, que devem levar a jogatina multiplayer para novas experiências, como a interação com dispositivos móveis e até mesmo a realidade virtual e/ou aumentada. E por citar dispositivos móveis, vale notar que o Nintendo NX também promete ser capaz de se conectar a praticamente tudo através de Bluetooth, principalmente a tablets e smartphones. A integração deve ser completa que o “NX” vai contar até com funções para auxiliar e atender ligações ou ler mensagens de texto na tela da TV, para que não seja necessário pausar ou parar de jogar para responder mensagens.

Todas as funções descritas estarão em um novo sistema operacional (o chamado NintendOS) extremamente intuitivo e amigável. A plataforma, que vem sendo descrita por desenvolvedores como sendo a mistura de um aparelho Samsung e o Nintendo 3DS tanto visualmente quanto funcionalmente, promete ser bem diferente do visual típico dos atuais aparelhos da companhia. As semelhanças com a plataforma Android devem ser aparentes, ocasionando cuidados da companhia ao apresentar o sistema operacional para não confundir o público em geral.

Rumores e mais rumores… Cuidado!

É preciso deixar bem claro, por fim, que estamos tratando apenas de rumores; logo nada disso pode acabar se concretizando de verdade. Entretanto, não se surpreenda se algumas ou todas informações presentes neste post acabarem se tornando verdadeiras, já que a “fonte do vazamento” possui histórico favorável e já divulgou vários rumores que se concretizaram um tempo após suas revelações.

Conclusão que interessa de fato…

Com um hardware mais próximo dos consoles atuais, será muito mais fácil trazer os jogos já lançados para Xbox One e PS4 ao NX, além dos games do 3DS e até mesmo do Wii U!

E a sua opinião?

Escreva seu comentário e suas expectativas sobre o “NX”. Assine o Blog e compartilhe com seus amigos!

Sgt Rock 1967 –  De uns tempos pra cá, tudo vaza nas indústrias, séries, imagens, configurações e etc. Parece até pesquisa de opinião feita nas redes sociais. Mas isso só daria certo, se todo mundo falasse pra caramba sobre o assunto ou até mesmo escrevessem posts sobre os temas. Não deixa de ser válido, se a opinião do público vai afetar o produto final. Fazendo com que a empresa não tenha que gastar horas e trocar de diretores após o lançamento, como vimos no Xbox One.

Reinaldo Vargas “reavargas” (Twitter: @reinaldovargas e Instagram: reavargas.sp) é Resenhista do Nós Nerds! Professor Universitário e GAMER nas horas vagas. Sempre informado quando os assuntos são educação, ciência, tecnologia e games.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em ““Nintendo NX” semelhante ao Xbox One e PS4?