Top 5 Jogos de Estratégia 3


Alguma vez na sua vida, com certeza, todo gamer já se embrenhou num mundo antigo de magias, medieval, xamânico, futurístico ou contemporâneo como um grande soberano, semi-deus ou deus e tentou fortalecer seu povo contra uma nação inimiga, através de uma visão ampla de 45º tanto 2d quanto 3d, não é? Pois bem! O que veio depois foi pura imitação. Vamos relembrar estas maravilhas!

Warcraft (o primeiro da série)

Top5 - Jogos de Estratégia“A eterna luta entre humanos e orcs ou Aliança e Horda”.

Como não falar do primeiro e clássico jogo de estratégia em tempo real, do qual foi lançada a estória da série que até hoje faz sucesso e se transformou num dos maiores MMORPGs de todos os tempos (World of Warcraft)? Foi um verdadeiro divisor de águas!
O único problema foi a versão dublada em português cujos aldeões tinham voz de bobalhões e não de pessoas do interior. Quem não zoou imitando a famosa frase: “Sim, meu senhor” com voz de bobão simplesmente não teve adolescência (risos).

Age of Empires (série dos três jogos)

Top 5 Jogos de Estratégia - age of empires

“Uma viagem ao longo da história. Jogo que pode ser usado para aumentar o gosto dos seus filhos pela matéria escolar”.

Outro sucesso da Old Generation em 2d (assim como Warcraft) e lançado pela Microsoft. Um grande jogo e série onde também se pode extrair recursos, controlar unidades de batalha, aldeões, converter inimigos, engajar arqueiros e quebrar tudo com os guerreiros numa ambientação baseada na nossa estória real! Vários prédios dão a oportunidade de recrutar soldados especializados, estudos para evolução de armamentos e fortificações. Toda pessoa que curte história arcaica, pré-medieval e medieval não pode morrer sem jogá-los!

Populous The Beggining

Top 5 - Jogos de Estratégia - populous

“A matemática é exata: God mode + Estratégia + Cosmologia + Misticismo/Mistérios = Jogo Perfeito”.

Sou muito suspeito de falar neste jogo pq ele foi um marco na minha vida, o primeiro 3d do gênero, mas que além de estratégia, inseria o gênero GOD MODE, com suas magias estonteantes de Afundar Continente, Terremoto, Aplainar Superfície, Vulcão, Trovão, Bola de Fogo, Hipnose, Pântano Venenoso, Terremoto, Chuva de Meteoros e a tenebrosa Anjo da Morte! Tudo isso, graças ao seu protagonista e líder xamã que aprende os segredos do universo nas pirâmides Inca e monolitos em áreas remotas do planeta! Talvez o mais interessante desse jogo seja o seu teor místico, que une o aspecto tribal com o cosmo, uma espécie de conhecimento alienígena deixado por alguma raça precursora no universo. O jogo nos faz filosofar imersivamente sobre a evolução do espírito, onde você encarna o papel de uma Xamã lider matriarcal, orienta seu povo, detona o inimigo e domina planeta por planeta através de sucessivas reencarnações ao longo de toda galáxia, até que chega ao centro de tudo e torna-se uma Deusa completa! Sim, no jogo você é uma mulher e eu não vejo nada de mal nisso; pelo contrário, é lindo de se ver! Fãs criaram um provedor com clãs e wiki que ainda existe: www.popre.net e http://wiki.popre.net/Main_Page
A escolha de fases é um verdadeiro simulador de órbitas planetárias no vazio do espaço sideral, onde cada planeta possui seu aspecto climático e geográfico. Até hoje ainda se joga multiplayer dele.
Obs: Eu levei meu PC p/ escola na época e usei essa parte do jogo na feira de ciências para demonstrar e explicar os primórdios e evolução climática do nosso planeta ao longo das eras. Não preciso dizer quanto tirei né?

Age of Mithology

Top 5 - Jogos de Estratégia - Age of Mythology

“A maior frustração é não ter esta maravilha”.

Sou frustrado até hoje por não ter conseguido instalá-lo em meus PCs, mas jogava na casa dos amigos. É baseado na mitologia Viking, Grega, Egípcia e posteriormente Chinesa (atualização lançada após 13 anos em 2015!!). Assim como o Populous, ele é a prova real de que alguns jogos antigos ainda batem muito jogo novo e que um bom jogo nunca morre. O único defeito (na minha opinião) é que ainda não adotaram exclusivamente o rico panteão dos deuses Celtas como expansão.

 

Starcraft (jogos da série)Top 5 - Jogos de Estratégia - Starcraft

“Vulgo Warcraft das Galáxias”.

Para os nerds, também admiradores do gênero ficção científica, aí está outro marco: um jogo aclamado como o melhor jogo de estratégia para PC! Acho muito boa a trama e as surpresas do enredo entre as raças (Protoss, Terrans e Zergs) deste jogo com relação à raça Xel’Naga e a antítese de que tudo indica que, apesar de a mesma ser a precursora das outras raças alienígenas, ela quase desapareceu por causa disso, mas… ainda tenta “jogar” com Protoss e Zergs “por trás dos panos”.
No segundo da série, podemos contemplar a armadura do Lich King (Warcraft) congelada em uma das fases.

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Allan do Vale Canalini Neuma, ou “Allen Mac Draoi” da Xbox Live é colaborador do Nós Nerds! Dono do site Dw. Nerd do Facebook, Gamedesigner e youtuber gamer nas horas vagas. Quase Biólogo, Druida, gótico, meio artesão, RPGista (que possui módulo próprio) e Produtor do Hidromel artesanal Poção Druida (face). casado e Fora essa sua identidade secreta, desempenha diariamente a função de Analista de Crédito.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Top 5 Jogos de Estratégia

  • Rita de Cassia

    Parabéns!!! Ótimo! Um dos melhores posts já publicados neste site! Deixo aqui registrado que sou fã desta página, que traz muita informação e riqueza de detalhes ao que vcs propõem, tanto para nós nerds leigos e noobs (eu rs), como para os mais experts! Sucesso!

  • matheus dendena

    estrou procurando um game antigo de estrategia que era mt bom, em que para chegar nas aldeias inimigas vc ia fazendo o caminho e ai construía um posto de soldado, que ficavam la guardando, para crias caminhos vc tinha que ligar 2 pontos, ficava um trabalhador entre esses pontos que levava o matéria de um lado ao outro, tinha varios tipos de coisa que vc precisava coletar, no final vc tinha que chegar em uma especie de portal, para ganhar, que normalmente ficava dps da vila inimiga