Vai Começar o Tiroteio 1


Caros leitores, na últimas semanas foram anunciadas as datas de lançamento das franquias de FPS (First Person Shooter) ou pros menos “neurados”, jogos de tiro. Como já estão disponíveis as pré-vendas de CoD (Call of Duty) e BF (Battlefield) resolvi fazer este post falando sobre um assunto muito discutido por quem gosta de “sentar o dedo” no inimigos nos campos de batalhas virtuais. Colocarei links no final de cada assunto para exemplificar.

Várias vezes já estive comentando e discutindo sobre uma das partes mais importante do jogo, os próprios tiros! O que acontece, na minha opinião é que diversas vezes, as influências da indústria do cinema, acabam superando as especificações de física de cada munição, no mundo real. O que cria uma quantidade gigantesca de distorções entre o real e o cinematográfico.

Casos Clássicos

Não estou querendo que sejam revistos os filmes que foram feitos ou até mesmo que as produtoras passem a usar toda a realidade possível nos filmes, afinal a maioria dos heróis do cinema não conseguiriam chegar vivos ao final de suas histórias. Estou apenas esclarecendo como curiosidade, as diferenças entre a realidade e algumas incoerências dos filmes e games.

Silenciadores

Quem tem mais de 30 anos ou que curte filmes mais antigos, já deve ter visto vários filmes com armas “silenciadas”, até aí normal. Os supressores (nome técnico dos silenciadores) foram usados e ainda são usados para que as armas possam ser disparadas sem chamar a atenção para o som e as chamas, sim, as chamas na boca do cano também diminuem com o uso de supressores. O maior engano, mostrado nos filmes é um revólver com silenciador.

revolver silenciador

Reparem no espaço entre o tambor e o cano.

O silenciador (vou usar o termo mais leigo), basicamente é um cano extra, adicionado a ponta do cano da arma, que contém uma série de caminhos internos para que os gases provenientes da queima do propelente da munição, sejam desacelerados e contidos antes de sair da arma. A expansão dos gases em alta velocidade são o que causam a maior parte do som do disparo.

Mas os revólveres tem uma parte móvel, chamada tambor, onde fica a munição (bala é aquilo que você compra na porta da escola), que tem um espaço entre ele e o cano, por onde escapam gases e por consequência o som do disparo.

E bom dizer que o som do disparo, dependendo da arma, da munição e do ambiente pode nem ser percebido por alguém próximo ao local do disparo. Armas mais poderosas e com munições supersônicas ficam muito prejudicadas no quesito som, porém entenda, que um disparo de atirador de elite pode estar a distância de mais de 800 metros. Levando em consideração a distância e velocidade, o alvo, em caso de acerto, já estará abatido, quando ouvir o som. Mas a supressão de chamas e gases, diminuem a chance de localizar o atirador.

Bons exemplos de armas silenciadas em games são a Carabina de Lisle da Segunda Guerra Mundial, que foi usada em Medal of Honor Breakthrough na fase The Airfield e a muito usada em jogos de combate moderno HK (Heckler & Koch) MP5.

De Lisle
https://www.youtube.com/watch?v=IsUALdGog4U

De Lisle no Medal (a partir de 5:05)
https://www.youtube.com/watch?v=g9qIyXs2aV0

MP5
https://www.youtube.com/watch?v=XHEhMKQhGKE

Homens Voadores

Aqui um aspecto mais utilizado no cinema do que nos games, um personagem é atingido por um tiro e é jogado pelo ar. Dependendo da situação de como for atingido por um tiro, até mesmo de um poderoso .50 você permaneceria no lugar, morto, mas sem sair voando. Em um dos vídeos veremos um teste de coletes à prova de balas, onde são disparados tiros de AK 47 a queima roupa. Como ninguém sai voando, fica claro que para te fazer voar deveria ser uma arma muito mais potente.

Com colete Dói…
https://www.youtube.com/watch?v=WLpzMO124XE

Se voasse…
https://www.youtube.com/watch?v=g55ui2DkTps

O saco não voa
https://www.youtube.com/watch?v=BgZPusyLeMA

Furando um bloco de motor
https://www.youtube.com/watch?v=3zd-hMXeMoA

.50 Contra Xbox e PS4
https://www.youtube.com/watch?v=_t2cYuWwEJ4
https://www.youtube.com/watch?v=5dvWGY2bAd0

Misseis

Aqui os games me deixaram muito chateado, ter de atingir um tanque mais de uma vez com um míssil É RIDÍCULO!

Míssil TOW
https://www.youtube.com/watch?v=E1VWPOpYbQI

Tudo MATA!

Atirando direitinho até com um 22 você pode matar alguém, entendo que muitos jogadores não gostam de armas poderosas, até reclamam quando alguém usa no multiplayer, mas se está no jogo, poderia pelo menos manter próximo da realidade.

municao_1920

Para comparação de várias munições. Reparem na parte de baixo nos números: 20, 24, 28, 44, 62, 67, 72 e 86. A 72 é de Desejo de Matar 3. Na parte de cima, atenção para: 13, 16, 33, 38, 47, 49, 56, 60 e 61.

O que não dá para aceitar é criarem uma medida padrão para todas as munições, para que tenham o mesmo efeitos ao atingir um inimigo.

 

Eduardo “Sgt Rock 1967” Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Vai Começar o Tiroteio