Xbox Insider Sem Complicação


Você fica vendo as pessoas comentarem sobre as últimas atualizações do Xbox, mas elas demoram meses para aparecer no seu console? Seu amigo já está usando o Beam ou o Arena e até agora nada deles aparecerem na sua dashboard? Parece que todo mundo à sua volta é Insider e ninguém quer te convidar para o programa Preview? Não se preocupe! O Sem Complicação do Nós Nerds está aqui para te explicar todos os detalhes.

O que é o Xbox Insider?

Insider é um programa criado pela Microsoft para que os usuários possam testar, dar sua opinião e reportar erros sobre versões ainda em desenvolvimento de programas, jogos, apps e do próprio sistema. Ele está disponível para Xbox ONE, Windows 10 e para Windows Phone. No Xbox, ele substituiu o antigo sistema Preview, que exigia que você fosse convidado para participar, focava principalmente em atualizações do sistema e deixou de existir em meados de 2016.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que tenha um Xbox One. Basta você ir à loja, buscar por Xbox Insider Hub (ou Hub do Xbox Insider) e baixar o app. Pronto! Se por um acaso você era Insider e possuía o app Xbox Preview Dashboard, basta fazer a atualização para que ele migre para a nova versão.

Mas não precisa ser convidado?

Não no programa Insider. O convite era necessário somente no programa Preview que, como eu disse antes, foi substituído pelo Insider. Assim, todo mundo pode fazer parte.

Por sinal, se você cruzar com algum post no Facebook de alguém pedindo para receber o convite, ajude essa pessoa e, de quebra, o nosso blog, mandando o link desse artigo para ela! A gente agradece.

Baixei o app, e agora?

O aplicativo é bem autoexplicativo. Ele irá te oferecer algumas pesquisas para responder, sugerir aplicativos para você usar e avaliar, além de propor algumas “missões”, nas quais você deverá completar alguns testes dentro do seu Xbox. Cada uma dessa tarefa te dará XP, que farão você subir de nível.  Falarei mais sobre isso abaixo mas, resumindo, quanto maior seu nível e mais tempo como inscrito no programa você tiver, mais cedo você receberá as atualizações. Algumas pessoas chegam a receber apenas algumas horas depois do anuncio oficial do produto.

Além disso, você pode reportar problemas que você encontrar, descrevendo os detalhes, anexando capturas de tela e até vídeos.

Serve para quê?

A Microsoft utiliza esse feedback dado pelos usuários para melhorar seus programas, aplicativos, funções do console e modo de navegação. Temos vários exemplos disso, tais como o aumento no tempo de gravação de vídeos capturados de jogos, mudanças na forma de organizar e visualizar sua biblioteca de jogos até alteração na função do botão Xbox do seu controle.

Desde o lançamento do Xbox One foram inúmeras as mudanças para aprimorar a experiência no console. Se você pegou o console logo no começo deve se lembrar. Se não pegou, mas tem curiosidade, há vários vídeos no Youtube que mostram essas mudanças ao longo do tempo para você conferir.

Qual a vantagem?

Você terá acesso antecipado a jogos, aplicativos e atualizações do console. Por exemplo, algumas pessoas já estão usando o Xbox Game Pass, serviço que só deve ser lançado no meio do segundo semestre. O pessoal do Xbox Mil Grau já está usando o Beam para transmitir gameplays ao vivo já faz uns bons meses e ele acabou de ser liberado para o publico em geral.

Quais os níveis existentes?

São quatro níveis atualmente: Alpha, Beta, Ring 3 e Ring 4. Alpha é o nível mais alto que você poderá chegar, sendo o primeiro a receber as atualizações. Já o Ring 4 recebe somente as versões praticamente finalizadas, pouco antes do público em geral. A diferença de tempo entre um nível e outro pode chegar a meses. Por esse motivo, você verá pessoas utilizando recursos muito antes de outras.

Como eu faço para subir de nível?

Basta participar respondendo às perguntas, pesquisas, testando os programas que receber e reportando os erros que encontrar. A prioridade é sempre para quem responde primeiro, por isso, fique atento às atualizações que aparecerem no seu console. O seu tempo de participação no programa também conta, por isso, se ainda não for Insider, se inscreva logo.

Tem desvantagens?

Várias! É importantíssimo destacar isso. Muitas pessoas acham que ser Insider Alpha é uma pulseirinha VIP que somente alguns felizardos possuem para acessar um camarote de vantagens enquanto os reles mortais ficam chupando o dedo e desejando as atualizações que nunca chegam. A realidade não poderia ser mais distante disso.

Primeiro, porque, como já expliquei, para subir de nível você precisa participar e se dedicar ao programa. Ou seja, esse é um beneficio adquirido através do seu empenho em melhorar os produtos da Microsoft. Segundo, porque quanto maior seu nível, mais cedo você receberá um programa, mas isso quer dizer que ele estará mais “cru”, menos testado e com MUITO MAIS BUGS! Sim, você receberá apps, jogos e atualizações com problemas, que irão travar e funcionar mal, chegando a casos extremos nos quais seu console ser recuperado remotamente ou até substituído (sem custo, é claro!). Seu papel no programa é ajudar a testar o programa para que no lançamento final ele tenha o mínimo de erros possíveis.

Outro destaque importante é que você receberá uma quantidade de atualizações muito maior em seu console. Se prepare para querer jogar alguma coisa e dar de cara com updates constantes. Um Alpha, por exemplo, chega a receber em média três atualizações por semana. Isso pode ser especialmente prejudicial se a sua internet não for das melhores ou se você tiver um pacote limitado de download.

Posso escolher quais atualizações receber?

Sim. Dentro do app Xbox Insider Hub você pode escolher quais programas você quer participar. Por exemplo, se você quiser participar do programa Game Pass, que está em fase alpha quando escrevi esse texto, mas não quiser participar do Preview do Skype, você pode.

Só é importante ressaltar que certos programas exigem um determinado nível, ou seja, você não poderá automaticamente entrar em todos eles. Mas, se você quiser fazer parte de um e ainda não aparecer a opção, não desanime! Continue dando seu feedback, acessando o app do Insider, subindo de nível e verificando as novidades que uma hora você conseguirá.

Última dica!

Participe de verdade do programa! Se quiser subir de nível, cheque sempre o Xbox Insider Hub, pelo menos umas duas vezes por semana. Reporte os erros que você encontrar de forma clara e responda as perguntas com sinceridade, não somente para ganhar XP e subir de nível. O pessoal da Microsoft leva o programa muito a sério e realmente põe em prática o feedback que eles recebem dos usuários.

Finalizando, quero deixar meu agradecimento muito especial à Kath Fall Away pelas dicas dela no canal, tanto demonstrando o app quanto explicando como o programa funciona.

Você já conhecia o Insider? Fazia parte do programa? Pretende fazer parte agora? Ficou alguma dúvida? Me manda uma mensagem no Twitter ou nos comentários e vamos falar mais sobre isso.

 

Logo Curti

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Christian “Chrizeba” Bernauer é colaborador do Nós Nerds, gamer de coração, geek em tempo integral e pai entusiasmado.