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A Linha Conquista o Emmy de Mídia Interativa

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 A Linha, narrativa totalmente pensada e desenvolvida para realidade virtual, venceu a categoria “Outstanding Innovation in Interactive Media” no Primetime Emmy Awards

Pode gritar galera: “É do Brasil!”. A narrativa interativa em realidade virtual A Linha escreveu seu nome na história das produções audiovisuais com a conquista do Primetime Emmy Awards, o principal prêmio internacional dado a obras e profissionais da indústria televisiva. O anúncio foi feito pela Academy of Television Arts & Sciences (ATAS) ontem, terça-feira, primeiro de setembro, e coloca o Brasil em destaque no cenário global de experiências imersivas. A obra tem direção de Ricardo Laganaro, produção do estúdio ARVORE, vozes de Rodrigo Santoro (inglês) e Simone Kliass (português), e conta a história de amor entre Pedro e Rosa, dois bonecos que vivem em uma maquete da cidade de São Paulo em 1940. A cerimônia de premiação será realizada virtualmente em 17 de setembro e terá transmissão em www.emmys.com.

Vencedora na categoria “Outstanding Innovation in Interactive Media”, A Linha é uma narrativa em realidade virtual (VR) totalmente pensada e desenvolvida para ser contada neste formato. A obra inova ao permitir que o usuário interaja com a experiência usando o próprio corpo ao invés de controles e é uma porta de entrada para o grande público experimentar a tecnologia de VR.

“É um dia histórico para todos os envolvidos com o ‘A Linha’, para a ARVORE e para o mercado audiovisual brasileiro. Estamos muito orgulhosos com esse reconhecimento, principalmente porque ele abre caminho para que mais narrativas imersivas sejam produzidas e ainda desperta a curiosidade de mais pessoas para a linguagem da realidade virtual”, disse Ricardo Laganaro, diretor de A Linha.


Após ser indicada como finalista ao prêmio, A Linha passou pela avaliação técnica de um júri formado por 20 especialistas em experiências imersivas e precisou da aprovação unânime para ser declarada vencedora. Era necessário ser considerada uma obra notável e impactante, que ampliasse os conceitos de arte e ciência em mídias interativas e demonstrasse domínio do formato, elevando significantemente a experiência do usuário.

“Nosso time de talentos multidisciplinares e de diversos perfis foi fundamental para que conseguíssemos criar algo diferente, inovador. Fizemos grandes estudos sobre storytelling espacial e desenvolvimento de rastreamento de mãos, entre outros, para avançar também do ponto de vista tecnológico e proporcionar uma experiência confortável e prazerosa para qualquer pessoa, de qualquer idade”, disse Rodrigo Terra, cofundador e CTE da ARVORE.

Também premiada como “Melhor Experiência em VR” no 76º Festival de Veneza, A Linha coloca o ser humano no centro da narrativa e conta uma história universal de amor com camadas adicionais de significado e compreensão, especialmente sobre rotina e medo de mudanças. Repleta de emoções, combina ainda a interação corporal da realidade virtual com inovações técnicas e conceituais que tornam suas escolhas artísticas possíveis. A obra é a primeira experiência lançada comercialmente para Oculus Quest a usar o novo recurso de rastreamento de mãos (hand tracking), ampliando a imersão do usuário e seu senso de participação na trama.

A Linha é uma obra em que a interatividade e a história estão integradas de maneira inédita. Ao mesmo tempo em que passeia por uma clássica narrativa, apresenta uma experiência única, amigável, para quem usa a realidade virtual pela primeira vez. É, de fato, uma porta de entrada para descobrir a realidade virtual como um meio para se contar e conhecer histórias”, disse Ricardo Justus, cofundador e CEO da ARVORE.

Pedro e Rosa

Os protagonistas de A Linha são Pedro e Rosa, dois bonecos em miniatura perfeitos um para o outro, mas que relutam em superar suas próprias limitações e viver uma história de amor. Nos cerca de 15 minutos de duração da experiência, o usuário é transportado para uma versão em miniatura de São Paulo nos anos 1940, um cenário encantador em que Pedro, um entregador de jornais, repete todos os dias o mesmo percurso durante seu trabalho. A cada ciclo, porém, o personagem permite a si mesmo uma pequena escapada para colher uma flor amarela e deixar, anonimamente, para Rosa, a florista.Tudo acontece sempre da mesma forma até que as rosas amarelas acabam. Pedro então é forçado a enfrentar seu maior medo: escolher um outro caminho para tentar encontrar novas flores. Essa pequena e ousada atitude revira totalmente o universo particular de Pedro, que passa a enxergar seu mundo sob uma perspectiva diferente e carrega o usuário sutilmente para o meio de um grande impasse criado pela mudança na rotina.

“Adotamos referências e estéticas da cultura brasileira para explorar uma narrativa regional com conflitos universais. A Linha reflete as características e peculiaridades do seu ambiente, mas dentro um contexto familiar às pessoas de qualquer lugar do mundo”, comenta Laganaro.

Trilha Sonora com Ritmo Brasileiro

A Linha apresenta diversas referências à cultura do Brasil, inclusive à música. Conduzida pela melodia de um autêntico chorinho brasileiro composto pelo estúdio Ultrassom Music Ideas, a narrativa tem mais este elemento que faz o usuário viajar à cidade de São Paulo na década de 1940 e adiciona camadas de emoção. A trilha sonora original tem assinatura de Gilson Fukushima e Ruben Feffer, que compôs com Gustavo Kurlat a trilha do longa de animação “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar em 2016.

Ruben Feffer, diretor musical da Ultrassom (Crédito – Divulgação/Ultrassom)

Mais informações sobre A Linha estão disponíveis nos perfis do Facebook , Instagram e Twitter .

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Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

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