26 de maio de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

Anthem Poderá Ser Jogado Muito Antes do Lançamento

A EA está atraindo muita atenção pelas decisões um pouco controversas que anda tomando sobre suas desenvolvedoras e, principalmente, sobre seus jogos. A última novidade é sobre a forma e data de lançamento de Anthem, um dos jogos mais promissores apresentados na E3 2017.

No relatório de rendimentos da empresa de 09 de maio de 2018 foi divulgado que ele será lançado no final do ano fiscal da EA, ou seja, em março de 2019. Porém, o CEO Andrew Wilson anunciou que será possível para fãs jogarem antecipadamente:

Anthem é uma experiência fundamentalmente social e abriremos novas formas para os fãs se juntarem à comunidade e jogarem mais cedo, permitindo-nos moldar e refinar o jogo com a sua opinião e feedback. Estamos muito entusiasmados em lançar esta nova franquia, e igualmente entusiasmados por trabalhar com nossos jogadores para fazer do Anthem um jogo que eles não podem esperar para jogar e compartilhar com seus amigos nos próximos anos.”

 

 

Isso gera dúvida sobre quando o jogo estará realmente disponível, pois esse tipo de ajuste demanda tempo. Tudo indica que esse “lançamento antecipado” não trará o jogo completo, mas sim uma versão prévia que será ajustada de acordo com o retorno recebido. A grande questão aqui é se o jogo final será lançado em março de 2019 ou se essa é a data para que os fãs selecionados possam por a mão em Anthem.

Se você achou que esse anuncio soa muito com um “early access“, compartilhamos a mesma opinião. A ideia não é novidade nem é ruim, afinal, muitos jogos se beneficiaram do acesso antecipado para refinar suas mecânicas, ajustar o gameplay e trazer um resultado melhor para os usuários. Entre eles, Ark, We Happy Few e Conan Exiles, para citar só os mais recentes e que fizeram grandes mudanças no decorrer de seu desenvolvimento. Esse tipo de abordagem costuma ser mais utilizado por produtoras independentes, embora recentemente a Rare tenha tido muito sucesso fazendo uso de algo parecido com Sea of Thieves, com membros da comunidade participando desde a versão pré-alfa do jogo, entre eles, nosso colega Matheus Nahra.

Porém, em se tratando da controversa EA, uma grande pergunta surge em relação a Anthem: será que esse acesso antecipado será gratuito ou os fãs terão que comprar antecipadamente um jogo incompleto e em desenvolvimento? E no caso de ser pago, teremos que pagar o preço completo? Esse tipo de decisão pode causar um furor enorme, algo até pior que a questão das microtransações de Battlefront II. Esperamos que a EA tenha aprendido a lição.

Outra dúvida que paira é se o processo será transferido para o jogo final ou perdido no lançamento. Essa escolha é muito delicada, afinal, zerar o progresso não deixa de ser uma punição para os jogadores investirem horas no acesso antecipado, ainda mais se ele for pago. Por outro lado, carregar o progresso poderá desestimular novos jogadores, que entrarão em uma nova partida com outros jogadores em níveis muito superiores, o que pode atrapalhar, já que Anthem é focado no multiplayer.

Somente o tempo dirá se a execução desta estratégia dará certo. O sucesso dessa ideia poderá definir um novo padrão no mercado, trazendo vantagens para os consumidores e desenvolvedores. Independente do resultado, isso gerará muitas discussões acaloradas e a internet agradece!

O que você achou dessa decisão da EA? Está empolgado para Anthem? Pretende pegar o jogo no lançamento antecipado ou somente quando estiver finalizado? Me manda uma mensagem no Twitter ou nos comentários e vamos falar mais sobre isso.

 

Adquira já

        

Logo Curti

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Christian R. Bernauer

Christian "Chrizeba" Bernauer é colaborador do Nós Nerds, gamer de coração, geek em tempo integral e pai entusiasmado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.