20 de junho de 2024
Escute este Post
Cinema e TVEscritos

Avengers Assemble

Depois de 11 anos do Universo Cinematográfico Marvel a frase foi dita: Avengers Assemble (Vingadores Avante!), ela quase chegou a ser dita no final do Vingadores: A Era de Ultron, na última cena, pelo Capitão América. Porém deve ter sido completada, já que ficou pela metade, por várias pessoas no cinema, ou pelo menos engasgaram com a palavra cortada no filme.

Eu, um pouco mais velho que a maioria dos leitores do Nós Nerds, esperava ver um filme com vários heróis da Marvel por volta de 30 anos, com um final épico e com tudo mais que tinha direito (pelos personagens e criadores da história). Mas a espera valeu! É como ver um filme de Star Wars, os primeiros apanham feio, dos mais novos quando falamos de efeitos especiais. Melhor agora, que o Hulk pode ser feito com um nível de efeito, que quase dá para acreditar que é um ator de quase 3 metros de altura.

Que filme! Feito para completar um ciclo de 11 anos e mais de 20 filmes. Os momentos de emoção e de piadas, que sempre fizeram parte da fórmula dos filmes da Marvel, que muitos criticam com batida, eu só lembro da frase: Se está dando certo, deixa assim. Cheio de referências aos filmes que levaram a este momento e outras aos quadrinhos e a vida dos personagens e devem ter outras que nem percebi.

Como fã de quadrinhos, com não me emocionar nas melhores cenas e não rir com meus personagens prediletos, a história, nem de perto passa pela fidelidade às histórias que li, mas nem deviam e nem podiam, deixo claro que entendo que o cinema é uma mídia diferente e para um público, também, diferente. Mas não deixaram nada a desejar nesta grande final de saga.

Quem não viu, vá ver! Se não quer ver e saber o que houve, veja depois do alerta!

Avengers Assemble! Vamos te Preparar para a Frase!

Bom, agora um pouco do filme, que teve detalhes que gostei. A abertura, com o desaparecimento da família do Gavião Arqueiro, uma cena com muita força, pois ele perde toda a família nos estalar de dedos de Thanos. Na sequência o resgate do Homem de Ferro que está a deriva no espaço com a Nebulosa, os dois foram os únicos que escaparam em Titã, do estalar de dedos.

Ao chegarem na Terra com a Capitã Marvel, que achou a dupla no espaço, eles (vingadores), que continuavam abalados pela derrota e pela Guerra Civil, discutem e se separam mais uma vez. Cinco anos depois, sim, cinco anos, achei fantástico que não passaram algumas horas até os heróis vencerem, precisaram de anos para que o acaso, sempre ele, entrasse em cena, ratinho “miserávi”, que traz de volta o Homem-Formiga e a solução para os heróis, voltarem no tempo.

Essa solução quase mágica, é muito sacaneada no próprio filme, com muitas referências a sucessos do cinema com viagens no tempo, que para variar sempre dão mais problemas do que solução e nunca são bem explicadas. Mas é através do mundo quântico que eles decidem voltar no tempo e pegar as jóias do infinito, trazer para o presente e desfazer o feito de Thanos.

Os trajes para a viagem no Reino Quântico

E é nessa parte do filme que começa o sofrimento do fãs, como dito no trailer do filme, “custe o que custar”, os maiores heróis da terra sabem que terão sacrifícios para fazer nesta missão, e quem fica com o primeiro é a dupla Gavião Arqueiro e Viúva Negra, que vão buscar a jóia da alma, que como mostrado em Guerra Infinita, cobra uma alma para ser entregue. A Viúva se sacrifica, para que o Gavião volte a ver a sua família. É a primeira perda do filme. Durante esta busca a Nebulosa do passado, toma o lugar da mesma dos dias atuais, sob os olhares duvidosos da Gamora.

Na volta pra terra, os heróis constroem uma manopla e o Hulk finalmente estala os dedos e desfaz tudo que tinha sido feito por Thanos. Fiquei com uma dúvida: não sei se eles compactaram os 5 anos passados entre os dois estalar de dedos, ou se eles trouxeram todos de volta, simplesmente no momento que sumiram, mas 5 anos depois. O que simplesmente não dá tempo de explicar, pois o Thanos do passado está ali! Eu falei que o do presente morreu? Não? É uma cena forte do início do filme, mas que serve só para dar um clima de desespero em alguns heróis.

Chega a Hora do Combate

Voltando a chegada de Thanos, que vem com seus 4 capangas pronto para detonar tudo de novo, nesta primeira parte da luta, acontece uma das cenas mais emocionante do filme, o Capitão América acerta Thanos com Mjolnir, ele é digno de levantar o martelo, mas mesmo assim Thanos fica a beira da vitória! E quando você acha que tudo está para acabar, que nada vai dar certo, que os filmes vão levar a um final sinistro, vem a cena do filme que quase me infartou no cinema, portais mágicos se abrem e vários heróis, sim, os que desapareceram, começam a sair, um a um e a atacar as forças de Thanos, que neste momento está decidido a destruir todo o universo. Eu quase pulo da cadeira e grito se F%$#@$ Thanos! A batalha é a mais épica que já vi, cada herói participa com suas cenas e seus poderes para a derrubada de Thanos.

Mas a derrubada final vem do Homem de Ferro, em um embate final, iniciado com um diálogo com o Dr. Estranho, que lembra que só existia uma chance de derrotar o Titã Louco, então, com o maior sacrifício que pode ser feito, o Vingador Dourado derruba permanentemente o maior inimigo já visto por eles. E o filme acaba, com esse sacrifício, quer dizer quase acaba. Depois de uma grande saga, existe uma necessidade de fechar vários pontos, e o mais tocante é o Capitão América, que deixa as jóias no tempo de volta no passado e decide viver sua vida comum ao lado da amada Peggy Carter e passa o escudo para o Falcão!

Conclusão

Microsoft LATAMO filme fechou um grande ciclo de 11 anos, finalizou uma era de grandes sucessos da Marvel, fez fãs de quadrinhos se emocionarem, e fãs de cinema também, mas tem a parte prática disso tudo que tem de ser falada. Os contratos de vários atores acabaram, Chris Evans (Capitão América), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Hemsworth (Thor) e Scarlett Johansson (Viúva Negra) e outros, não tem imposição contratual para novos filmes e eles não devem voltar aos personagens da Marvel.

Muitas séries serão feitas e lançadas antes de um novo filme dos Vingadores, esperamos mais da Marvel/Disney e com certeza receberemos, mais e melhores filmes deste grande universo, agora com os X-Men e o Quarteto Fantástico, se já estava bom, imagina o que teremos quando ecoar novamente nos cinemas Avengers Assemble!

Adquira já

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.