20 de junho de 2024
Escute este Post
Notícias

Betway Mostra Força do CS:GO em SP e no RJ

Nos últimos três anos, o brasileiro começou a acompanhar mais de perto os torneios de CS:GO, principalmente nas partidas que envolviam a MIBR e a FURIA. Por conta disso, a Betway realizou um levantamento para entender melhor o impacto da popularidade do jogo por aqui. A pesquisa feita apenas com jogadores profissionais mostrou que a cidade de São Paulo é a casa dos principais atletas, enquanto o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul são estados em ascensão neste cenário.

Betway. Imagem ilustrativa
Fonte: Unsplash

Apesar dos mais de 20 anos de disputas, os torneios de eSports de CS:GO só caíram no gosto dos brasileiros mais recentemente. Isso não significa que os atletas profissionais só começaram agora, pois alguns deles estão neste meio desde o lançamento do jogo, como é o caso do Gabriel “FalleN” Toledo, jogador da equipe norte-americana Liquid. O brasileiro de 30 anos passou por várias equipes, e possui mais de 18 anos de carreira profissional, e o objetivo é continuar nessa vida pelos próximos dois ou três anos.

Para entender melhor o perfil desses atletas virtuais, o blog Betway Insider realizou um levantamento para descobrir a origem desses jogadores. O estado de São Paulo se revelou como o berço de 45% dos entrevistados, e isso não foi bem uma surpresa. A região é conhecida pelas iniciativas em vários setores, e no mundo do eSports não é diferente. É por lá que estão concentradas as principais equipes do Brasil, como é o caso da FURIA. A organização é uma referência na atualidade, principalmente pelas boas colocações que conseguiu no ranking da HLTV nos últimos dois anos.

Entretanto, o CS:GO não existe apenas em São Paulo, pois o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul estão começando a ganhar terreno com a formação de jogadores. Isso aparece no resultado da pesquisa que citamos, com 20% dos atletas entrevistados sendo cariocas e 15% de origem gaúcha. As duas regiões são vistas com grande potencial de crescimento deste cenário, seja com o surgimento de mais atletas profissionais ou até mesmo com novas organizações em busca de espaço no mundo competitivo dos eSports.Betway. Imagem ilustrativa

Outras Regiões no CS:GO

Além dos três estados que citamos, os dados do levantamento da Betway, site esports bets, também mostra que o CS:GO possui jogadores no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste. O Distrito Federal e a Bahia, por exemplo, tiveram 5% dos entrevistados, enquanto Minas Gerais contou com 10%. Ou seja, esses locais podem estar longe dos 45% de São Paulo, mas ainda sim possuem uma boa representatividade no Brasil.

A única forma de equilibrar essa presença de jogadores profissionais é com maior investimento em diferentes estados. São Paulo possui uma grande vantagem, pois é o centro econômico do país. Isso significa que é na região que estão as melhores oportunidades, inclusive no eSports. O Rio de Janeiro tem buscado crescer neste mercado, mas será preciso muito esforço para alcançar os vizinhos paulistas.Betway. Imagem ilustrativa

Outro aspecto que a pesquisa aponta, e não é nada positivo, é a ausência de jogadores na região Norte. Apesar do Amazonas possuir uma abundância de atletas de eSports em outros jogos, como o Free Fire, a presença no CS:GO é nula. Esse é um problema que precisa ser trabalhado, principalmente para aumentar a popularidade dos eSports em todo o Brasil, e não apenas em algumas regiões.

Major no Rio

Uma das iniciativas que deve ampliar o alcance do CS:GO em mais estados, principalmente no Rio de Janeiro, é a realização de torneios oficiais. Em 2020, a capital carioca estava pronta para receber o Major da categoria, mas esse acabou cancelado devido à crise que afetou o mundo. Porém, algumas notícias mais recentes apontam que essa competição ainda vai acontecer, mas será remarcada para 2022 ou até mesmo 2023. Isso é uma excelente notícia.Betway. Imagem ilustrativa

Outros estados podem atuar da mesma maneira, pois a presença de uma competição assim significaria ainda mais proximidade entre os fãs e os jogadores. Ou seja, seria um estímulo para que mais pessoas sonhem com a carreira profissional no mundo do eSports, o que poderia equilibrar os números da pesquisa.

O levantamento feito pela Betway é importante para entender como é o comportamento dos fãs de CS:GO no Brasil, e como existem regiões com potencial de crescimento. O eSports veio para ficar, e aproveitar esse fenômeno é quase uma obrigação.

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.