15 de junho de 2024
Escute este Post
Cinema e TVEscritos

Capitã Mar Vell

Como você reagiria, ao saber que tudo que se lembra da sua vida é uma mentira? O que você faria se tivesse um grande poder? Como reagiria ao saber que tem câncer? O que faria se fosse de uma etnia considerada terrorista? E a pergunta mais importante: O que isso tem a ver com o filme Capitã Marvel?

Dois Personagens, Um Nome e Uma Treta.

Antes mesmo de pensarem em fazer um filme da Marvel com a Capitã aviadora, Carol Danvers, existiu um, ou melhor dois capitães com o nome de Marvel, um da Casa de Ideias, criado por ninguém menos que Stan Lee, um herói cósmico, ou melhor um espião Kree, chamado Mar-Vell, que vem investigar o povo da terra e acaba se tornando um de nossos heróis. O outro está para chegar no cinema, agora conhecido como Shazam, que eu não entendo como alguém que tem a sabedoria de Salomão, pode ser tão bobalhão. Shazam é um acrônimo das inicias de sete personalidades que conferem poderes os jovem Billy Batson:

  • Salomão (sabedoria)
  • Hércules (vasta força física)
  • Atlas (resistência, invulnerabilidade)
  • Zeus (poderes mágicos)
  • Aquiles(coragem)
  • Mércurio (velocidade, capacidade de voo)

Não precisa ser muito esperto para saber que dois “produtos” com o mesmo nome ia dar confusão, mas nem deu, até porque eram épocas distintas entre os dois. Disputas judiciais foram entre a Fawcett e a DC Comics, pois a segunda achava que o Capitão Marvel era uma cópia do seu personagem com um grande “S” no peito. A Fawcett não teve muito sucesso com seu personagem e decidiu fazer um acordo, engavetava o cara e ficaria por isso mesmo. Anos depois, a DC comprou os direitos e como a Marvel, já tinha o nome na editora e um capitão nas suas linhas, Ela optou por batiza-lo de SHAZAM!

Voltando para o Universo Marvel, o Mar-vell não fez tanto sucesso quanto esperavam e foi cancelado na edição 21 (agosto de 1970), mesmo depois de ter sido renovada por Roy Thomas e Gil Kane, mas antes de ser jogado ao limbo, ele estreou o lançamento das Graphics Novels da Marvel, com A Morte do Capitão Marvel (na Amazom.com.br por R$ 27,10), uma história fantástica, que mostra toda a humanidade do herói e de todos envolvidos e como algumas mazelas podem ser idênticas (na visão do autor) em todo o universo, não vou comentar mais por causa de spoilers.

A Capitã Marvel

Carol Danvers, amiga do Capitão Mar-Vell, sofre um acidente e tem seu DNA fundido ao do seu amigo e herói Kree, Ela ressurge como Miss Marvel, depois de algumas aventuras e desventuras (em uma delas, tem seus poderes roubados pela Vampira da Irmandade Mutante, atualmente dos X-Men) ela assume os nomes Binária, Warbird e Capitã Marvel, participando de diversas aventuras dos vingadores e do universo Marvel. Outras heroínas usaram os codinomes de Carol Danvers: Monica Rambeau foi a Capitã Marvel e Kamala Khan é a atual Miss Marvel.

Microsoft LATAM

O Filme

Me perguntaram se é bom? O quê faz um filme ser bom? Um roteiro interessante, a fidelidade ao original (no caso aos quadrinhos), uma boa atuação ou qualquer outra parte técnica? Para mim um bom filme é o que me diverte, me faz rir, suar nos olhos (coisa de machão, hahahaha), pensar e perceber as ligações com outras fontes, que nos casos dos filmes da Marvel são muitos detalhes que passam despercebido para os que não acompanham os quadrinhos e todos os filmes. Muitas pessoas não viram os Guardiões da Galáxias, não perceberam a participação do Djimon Hounsou, no papel de Korath, em dois momentos distintos da sua vida (personagem).

Muita coisa no filme são apenas pequenos fãs services, como a Monica Rambeau, que nas hqs é o nome da Capitã Marvel que manipulas formas de energia. Algumas são piadas que ficarão na história do universo como a perda do olho de Nick Fury e a participação do Agente Coulson, ainda um novato que mostra que seguir regras não é o forte dele, mas é um grande agente da SHIELD.

A história do filme é uma apresentação do personagem, como foi feito com todos os grandes personagens do Universo da Marvel no cinema, são apresentados ao público para que todas as interações com o universo, não tenham que ter uma explicação durante uma cena, imaginem um diálogo explicando toda a história do Capitão América durante o primeiro filme dos Vingadores.

Como o Universo do cinema ainda não teve uma história do Quarteto Fantástico versus o Super-Skrull, os Skrulls acabaram ganhando uma conotação de raça perseguida pelos Krees, uma pequena mudança, que não acarretará nenhuma mudança significativa em um futuro filme da primeira família da Marvel.

A Capitã do universo cinematográfico, foi sequestrada para dentro da guerra Kree-Skrull, teve suas memórias modificadas e após reencontrar seu lar, ela volta ao espaço para acabar com a guerra entre os povos intergaláticos. Até receber o chamado do pager do Fury, que faz ela voltar para a Terra.

Não gosto de falar sobre atuação, direção e coisas do gênero. Não tenho uma formação para ter um ponto de vista crítico o suficiente para distinguir um canastrão de um bom ator. Por isso, prefiro falar dos filmes sobre o que gostei, dando o mínimo de spoiler possível. O que tentei fazer aqui.

O filme é bom, vale o ingresso, tem tudo o que queria ver na apresentação da Capitã Marvel, além de uma senhora homenagem logo no início do filme ao Excelsior Stan Lee. Tem cenas engraçadas, os citados fanservices e muitas sequências de ação. Ao invés de falar de toda a história do filme, falei da personagem, da história do nome Capitão/ã Marvel e das possíveis próximas capitãs, sendo que uma já apareceu no filme.

Agora, ficamos no aguardo do Vingadores: Ultimato!

Adquira já

    

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.