7 de setembro de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

Captain Tsubasa – Para Sempre Super Campeões

Nostalgia. Essa palavra guiará o que você está prestes a ler. Eu fui uma daquelas crianças que corria pra casa nos anos 90 depois da escola para assistir os Super Campeões na Rede Manchete. Pirava na aventura de Oliver Tsubasa e seus amigos. Queria muito ser igual ao Kojiro Ryuga, mas jamais consegui jogar bola. Quando anunciaram Captain Tsubasa: Rise of New Champions, eu posso resumir em uma única palavra: felicidade.


Rola a Bola no Gramado Verde

O jogo é tudo aquilo que você sempre imaginou, mas melhor. Há todos aqueles poderes especiais malucos que nos faziam pirar quando moleques, e as animações todas são maravilhosas. Tudo é muito bem feito e podemos apreciar sem moderação durante a partida. Mas um aspecto me deixou um pouco confuso: o tamanho do campo.

Não sei os motivos que levaram os desenvolvedores a fazer isso, mas o campo é MUITO maior que o de jogos como Fifa e PES. Talvez seja para ter espaço para usar os poderes especiais, sinceramente não sei dizer, mas no primeiro contato, é deveras bizarro, para dizer o mínimo. Fora isso, é tudo muito bom.

A ambientação nos estádios, a presença da torcida, a música que toca durante a partida, até o narrador cafeinado. Todos os jogadores são chamados pelo locutor da partida e alguns personagens pronunciam os nomes ao fazer um passe. E falando no locutor, o game está totalmente em português, o que ajuda a acompanhar o game, mas é estranho ver legendas durante a partida, porém, nada que atrapalhe.

O Chute de Trivela

Se você está acostumado com PES e Fifa e quer algo nesse estilo em Captain Tsubasa: Rise of New Champions, esqueça. O jogo é totalmente arcade e assume isso sem medo de ser feliz. Eu diria que me lembra um pouco a jogabilidade de um International Super Star Soccer do Super NES com poderes mágicos, do que os jogos da atualidade.

A jogabilidade é boa e funcional, mas algumas vezes os passes parecem não surtir o efeito desejado. Seja por colocar força de menos, ou o personagem não realizar exatamente o comando colocado. Além disso, aprender a driblar e apertar o botão na hora certa é fundamental, já que esse é o jeito mais “fácil” de se colocar a gorduchinha nas redes.

Para desequilibrar a partida, há um poder que pode ser ativado, chamado de V-Zone, ele aumenta consideravelmente as habilidades dos personagens e retira o “cansaço”, a chamada barra de Spirit. Ela também define quantos dribles podem ser dados, e o quanto os goleiros podem defender. É possível jogar sem utilizar os poderes especiais, mas a diversão cai consideravelmente, já que o grande barato é realizar os movimentos fantásticos vistos nos animes.

Olha o Gol!

O jogo possui dois modos de histórias, um onde seguimos os acontecimentos clássicos dos Super Campeões – que, de acordo com o desenrolar da partida, podem desencadear uma série de animações. Confira abaixo alguns dos jogadores que aparecem no modo história:

Mitsuru Sano
Hiroshi Jito
The Tachibana Twins
Shun Nitta
Ryo Ishizaki
Mamoru Izawa
Yuzo Morisaki
Takeshi Sawada
Kazuki Sorimachi
Shingo Takasugi
Hajime Taki
Ken Wakashimazu

Outra coisa bem legal é poder o próprio jogador e viver a própria aventura. Isso aumenta consideravelmente o fator replay do game, caso você não tenha com que disputar partidas multiplayer, seja localmente ou online. Essa última eu não pude testar por não ter assinatura Online da Nintendo.

Apita o Juizão

Captain Tsubasa: Rise of New Champions é sem sombra de dúvidas uma das maiores surpresas deste ano. É como um copo de frescor em um mundo onde vemos PES e Fifa dominar e brigar pelo mercado, e com edições que trazem poucas ou quase nenhuma mudança. O grande barato do jogo não é simular nada, é tratorar os adversários, dar passes poderosos e, literalmente, afundar o goleiro adversário na rede. Jogar sozinha já um grande barato, mas juntar aquele grupo de amigos e tomar uma Coca Cola enquanto joga e dá umas risadas é sem dúvida uma grande pedida. Faça um favor a si mesmo, jogue Captain Tsubasa: Rise of New Champions. O game com certeza irá te surpreender.

 

Informe Publicitário

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Ailton Bueno

Um treinador de Pokémon aposentado que abandonou a carreira para escrever sobre joguinhos. Nos tempos livres, eu me enveredo pelos mais longos JRPGs que encontro e perco várias horas treinando explorando os mundos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.