Dead Cells – Morra e se Divirta Muito

Ser punido e continuar se divertindo? Parece estranho, mas é isso que Dead Cells faz de melhor. Este “Roguevania” da Motion Twin vai te conquistar.
Primeiro, gostaria de dizer que este texto foi escrito por uma pessoa que não tem experiência em jogos “Roguelike” ou “Metroidvania”. Isso é importante, pois a minha visão influência meu texto. Não gosto de muita punição nos meus jogos, e isso sempre me afastou de Castlevania, Dark Souls entre outros. Mas não dispenso um bom jogo, e esse é o caso de Dead Cells.
Nesse jogo é tudo muito divertido, mas o desafio é alto, não se engane. Dominar os comandos e mais importante, determinar seu estilo de jogo, é algo que você precisa realizar rápido. É aquele jogo em que “jeito” vale mais que “força”; apesar de que você pode escolher por destruir tudo no seu caminho. O jogo te permite definir como jogar, e isso é o aspecto que mais dei valor em Dead Cells.
Metroidvania? Roguelike? Rogue-lite? O que é Dead Cells?
A resposta dessa pergunta é bem simples, mas precisa de tradução. Ele é um jogo de Ação com Plataforma de estilo “Rogue-lite” e “Metroidvania”. Certo, realmente não parece nada simples, mas eu explico. Ação e Plataforma; atacar inimigos com armas em quanto pula em plataformas, sobe ou desce níveis dentro do cenário, etc. Já o Rogue-lite quer dizer que o design das fases será renovado a cada vez que você iniciar uma partida, que a cada morte seu personagem sofrerá uma punição severa, progressão lateral de tela em 2D, e uma dificuldade alta.

Por ultimo, Metroidvania é justamente a união de aspectos presentes na série Metroid e em Castlevania: Symphony of The Night. Aqui estamos falando mais da conexão dos mapas, salas secretas, evolução do personagem através de habilidades e também de suas armas. Dead Cells é uma união maravilhosa de todos estes aspectos, e fica até difícil descrever o quanto ele chega próximo da perfeição.
Mas tem História?
Não vou negar que a história aqui não é um grande destaque. Também não é algo que se espera desse jogo, apesar de ser muito interessante. Você é um aventureiro sem cabeça que simplesmente perdeu a habilidade de morrer. Então se você é destruído, o seu “eu” atual se apodera de um novo corpo, e começamos tudo de novo.
Logo que você “nasce” pela primeira vez, se dá conta que está como prisioneiro em um Castelo que se renova constantemente. Seu objetivo básico é vencer os desafios e escapar. Este Castelo está em uma ilha que tem o mesmo efeito. Existem diversos NPCs que te ajudam na narrativa, que tem um toque de humor na medida.

Vamos ao Jogo!
Dead Cells impressiona logo de inicio, os comandos são precisos, e os combates empolgam. A técnica de bater, bater e esquivar funciona muito bem. No entanto, o jogo começa a se diferenciar quando você entende que pode fazer muito mais do que isso. Em dois botões você usa armas básicas, e em outros dois pode usar armas especiais. Por exemplo: use uma espada e um escudo como base; combine uma granada e uma armadilha como especiais. As armas especiais funcionam como habilidades, tendo um tempo de carga.
O seu personagem ainda tem a opção de melhorar suas habilidades base, que são Violência, Estratégia e Sobrevivência. Cada uma governa ataque, ataque à distância, saúde e por aí vai. Agora, junte isso com as mutações; habilidades passivas que você pode conquistar ao longo do jogo, como recuperar pontos de vida após matar inimigos, ou diminuir tempo de carga das Granadas, ou aumentar o dano das espadas após vencer um inimigo para assim conseguir combos.

Tendo tudo isso em mente, entenda que você pode simplesmente usar dois arcos, dois escudos, duas espadas como itens. O jogo te deixa livre. Ah, e quando eu digo “espadas” e “arcos” saiba que existem variações aí também; como martelos, chicotes, espadas duplas, kunais, entre outros.

Para os especiais também funciona assim; você tem gelo, fogo, assim como também tem sangramentos e até óleo como adicionais ao dano base. Imagine que óleo não seja algo útil, mas tente jogar fogo em alguém encharcado de óleo… Ou então, acerte um dano elétrico na água em que os inimigos estão… Sim, muitas possibilidades.
Infinitos são os caminhos que você pode trilhar para definir o seu estilo de jogo, e com isso, o que importa é a sua habilidade mesmo. Passar por uma área nova, matar um inimigo Elite, e até mesmo um Chefe são muito recompensadores para o jogador.
Morrer Nunca Foi Tão Divertido
Certo, agora vamos falar de punição. Ou você achou que era tudo fácil e divertido? Divertido Dead Cells com certeza é, e novamente ele abre portas para vários gostos. Se você é do tipo que gosta de avançar rápido, estilo “speedrun”, esse jogo tem desafios e até portas especiais para quem avança de forma veloz.
Caso você goste de explorar e encontrar itens, será recompensado com muito ouro, muitas fórmulas de itens, e muitas células. Com ouro, você pode comprar itens para melhorar seu personagem naquela jogada, destravar portas e comprar mutações. O que você compra ou conquista ficará com você naquele momento, porém se encontrar outro item melhor, é obrigado a deixar o que tinha para trás, já que não existe um inventário com vários espaços extras.

Além disso, as formulas de itens permitem que você destrave novos itens para as próximas rodadas. Para destravar você gasta células. Estas células são orbes azuis que você recebe como recompensa ao matar inimigos e realizar alguns outros feitos. Nas fórmulas também existem atualizações permanentes para o seu personagem, o deixando mais forte a cada rodada.
Contudo, se você morrer, perde tudo e começa do inicio. Não existem checkpoints, save points. Apenas um item que te dá uma “vida extra” em caso de morte por inimigos. E não existe somente este tipo de morte. A única coisa que você terá contigo após renascer serão as habilidades permanentes que destravou, e elas não são habilidades baratas de conquistar. É bom lembrar que sua vida não se regenera, mas existe a pequena possibilidade de encontrar itens que recuperam a vida.
É frustrante morrer com muitas células, muito ouro, itens bons e depois de ter avançado muito pelo jogo. Mortes bobas acontecem, mas quando acontecem são por culpa do jogador. Dead Cells é um jogo que não tem falhas nos comandos, como atraso, pontos cegos, ou plataformas quase impossíveis de se alcançar. Prestar atenção e entender que você só tem uma vida vai te levar longe.
O Vicio Segue Mesmo Após a Campanha
Caso você termine a campanha, sinta-se um grande vencedor e ótimo jogador. Para alcançar tal feito é necessário perseverança. Não é pouco. Porém, é “só o começo”. Dead Cells tem um modo de desafios diários, que você tem acesso após terminar a campanha.
Você também tem a opção de manter três jogos salvos ao mesmo tempo, então se não gostou das escolhas que fez no primeiro, pode começar novamente.
Aspectos Técnicos
Dead Cells é um jogo indie, mas tem um primor técnico. Não somente na jogabilidade, mas nos gráficos e áudio também. As musicas encaixam bem, criando uma atmosfera boa. Sons dos ataques, e efeitos visuais também agradam. Mesmo com gráficos em pixel art, o jogo roda liso e o jogador não tem dificuldade para enxergar nada. É claro que temos pessoas que não gostam de pixel art, mas isso é bem secundário em Dead Cells. Para mim é um bônus, pois tem uma alta qualidade artística.
Como já disse os comandos são precisos. O jogo é pequeno e não incomoda nenhum HD. Está disponível para praticamente todas as plataformas. Seja PC, Xbox One, PlayStation 4 ou Switch, você tem a opção de joga Dead Cells. A nossa avaliação foi realizada no Xbox One, e o jogo foi gentilmente cedido pela desenvolvedor Motion Twin.
Conclusão
Quem já acompanha o jogo desde seu Early Access no Steam sabe que ele evoluiu muito, que é muito bom, mas não posso deixar de dizer novamente que é um grande jogo. Uma ótima surpresa neste ano.
Na minha opinião pessoal, não achei falhas no jogo. E ele ainda conta com localização em Português, e apesar de algumas palavras não estarem traduzidas em todos os menus, não achei nada que atrapalhe o jogo.
Não importa qual seu estilo de jogo favorito, dê uma chance a Dead Cells. Viciante e muito divertido, não consigo deixar de dizer que esse jogo com certeza vai fazer barulho. O nível aqui é para Game Of The Year, sem dúvida.
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