6 de julho de 2024
Escute este Post
Games e Tech

Destiny 2: Renegados – Primeiras impressões

Destiny 2: Renegados revive a série Destiny, trazendo uma quantidade imensa de conteúdo e dificuldade na medida certa.
A expansão atende aos fãs e também aos novos Guardiões, todos em busca de vingança.

 

Não é novidade que Destiny 2: Renegados traz a morte do seu personagem mais amado, Cayde-6, mas é surpresa que a expansão mata de vez qualquer dúvida sobre a capacidade da Bungie em trazer mais conteúdo aliado a uma boa história. Até hoje sempre houveram incertezas, ou a narrativa era boa, ou os desafios eram bons. Dessa vez, tanto a jogabilidade quanto a narrativa são experiências de alto nível.

 

https://gph.is/2xb4hr4

 

Uma história de vingança, caos e faroeste

Foi na E3 deste ano que a Bungie revelou a morte de Cayde-6, personagem mais querido dos jogadores de Destiny, e talvez o mais reconhecido por todos. O Guardião agora tem uma missão pessoal: vingar Cayde-6. O personagem, vivido na versão original por Nathan Fillion, carregava muito carisma e foi responsável pelas melhores cutscenes e frases do jogo.

E falando em cutscenes, renegados traz consigo as melhores cenas da história da franquia. Dignas de filme de ação, as vezes recheadas de emoção, e em todas é possível compreender e absorver melhor o que está acontecendo.

 

https://gph.is/2xcOdVC

Logo de cara, sua visita a Prisão dos Anciões fazendo companhia a Cayde-6, em missão a pedido de Petra Venj, já traz à tona todo o teor épico da aventura. Simplesmente muito bom.

A narrativa avança muito, com a caça aos Barões seguidores de Uldren Sov, príncipe do Arrecife. Uldren é o responsável pela morte de Cayde-6, e tem seus motivos para criar tanto caos. Os Barões também são um caso à parte, sendo bem utilizados na campanha.

Para encerrar, toda essa história esbarra na divisão entre Luz e Trevas, e por isso os Despertos são tão importantes. Ao terminar a campanha, fica nítido que a história ainda vai se desenrolar em outras atividades, como a Incursão. O que não é um problema, pois o fim da campanha é satisfatório.

 

A melhor jogabilidade de tiro, aliada a uma boa campanha

Toda a jogabilidade de Destiny 2 foi repensada nesta expansão, com base em tudo o que os jogadores pediram. Para quem não sabe, no seu lançamento Destiny 2 deixou de lado ótimos conceitos de Destiny, como o sistema de armas, a importância das Incursões e do assalto do Anoitecer e de como se obter itens poderosos. Justamente por isso, Renegados é uma volta às origens, mas com todos os pontos positivos e ainda mais novidades.

Mesmo com tantos ajustes, o jogo ainda tem a melhor resposta de controles em todos os FPS. Além de contar agora com novas armas, como o Arco, também temos novas superhabilidades para os Guardiões. O nível de personalização das habilidades através das modificações de itens também aumentou. Nenhuma arma ou armadura é igual a outra, pois você pode rolar novas habilidades quando quiser.

 

Destiny 3

Esta combinação fortíssima garante muitas atividades, que facilmente levarão os jogadores por mais um ano de jogo. Temos o retorno dos contratos, os Desafios substituindo os Marcos, a alta dificuldade em subir o nível de Poder, entre outros.

O termo expansão não faz jus ao que é Destiny 2: Renegados, pois o conteúdo disponível é de um jogo novo. Só a campanha tem cerca de 10 horas, sem considerar o tempo na Torre e em carregamentos. Depois disso, você ainda precisa liberar uma nova área, a Cidade Onírica, e nisso deve investir mais umas 5 horas. E ainda vai precisar de tempo para evoluir seu personagem.

 

Fazendo as contas de forma rápida, um personagem toma 30 horas de jogo. O jogo permite até três personagens, e praticamente pede para que você jogue com as três classes. Facilmente você atingirá 90 horas de jogo aqui. Depois de se esforçar tanto, com certeza vai se envolver nas Incursões, Crisol, Anoitecer e o novo modo Artimanha. Quando falei sobre contratos e desafios, eles se aplicam a todos estes modos e a campanha. Cuidado com o vício.

O jogo ainda conta com ações como eventos públicos, eventos sazonais como Bandeira de Ferro e a disputa entre facções, além de menores expansões grátis já programadas para o futuro. Destiny 2: Renegados também já tem programação com conteúdo pago, através do Passe Anual, que pode ser adquirido já ou no futuro.

 

Arrumando a casa

Muitas mudanças aconteceram também nas interfaces do jogo. Novas abas de menus chegaram, além de novos NPCs, mais informações na tela; temos tudo bem organizado agora. A expansão inaguura as Coleções e os Triunfos, que servem para suprir a necessidade dos jogadores em acompanhar os seus feitos e suas coleções de itens, sem ter que olhar o cofre toda hora.

 

As coleções são justamente isto, listas organizadas entre armas e armaduras, depois entre exóticas, de todos os itens lançados até hoje. Elas não fazem só o registro dos itens, mas você também pode comprá-los novamente usando esta tela. Isso tira o peso de manter todos os itens no Cofre. E olha que ele recebeu um aumento também, o que é ótimo.

Já os Triunfos registram tudo o que você já conseguiu realizar com seu personagem, missões, assaltos, incursões, crisol… E também compila boa parte da história escrita do jogo. Você pode ler sobre o que aconteceu com Petra Venj entre o fim do Arrecife e o começo do seu trabalho na Prisão dos Anciões, por exemplo. Antes, em Destiny 2 você dependia somente do que estava em itens especiais; e em Destiny você precisava sair do jogo para ler o Grimório. Nenhuma das opções era boa, mas os Triunfos funcionam muito bem.

Nem tudo é uma maravilha

Destiny 2: Renegados traz um novo folego a franquia, podendo ser comparado a um terceiro título, quase um jogo a parte. A expansão O Rei dos Possuídos, em Destiny, foi muito boa porém em tamanho não podemos comparar. Apesar de tudo isso, temos problemas.

Algo que definitivamente não foi resolvido foi o matchmaking. Seja para conseguir jogar um Anoitecer, ou o PvP do Crisol, e principalmente eventos públicos como o Poço Cego, tudo é uma grande luta. No Crisol não é difícil achar partidas, mas é bem comum achar partidas com jogadores de ranking mais alto. Não há matchmaking para o Anoitecer, e a opção dos Jogos Guiados ainda demora muito para funcionar. Esta opção serve justamente para você encontrar jogadores que vão guia-lo, ou para você e um amigo guiar alguém. No entanto, você pode ficar 40 minutos esperando e não achar ninguém.

No caso do Poço Cego, não há nem opção de unir jogadores antes, pois ele funciona durante a Patrulha, que limita o esquadrão a três Guardiões. Você precisa constantemente recarregar a área para que consiga encontrar mais Guardiões para realizar a atividade. Ah, e sim, os carregamentos estão demorados. Já perdi mais de horas tentando encontrar o restante do meu time para enfim iniciar a atividade, que comporta até nove Guardiões, o triplo de um esquadrão

https://gph.is/2x8fzwd

Para todos os jogadores, o grind, que é a repetição de atividades na busca de melhores itens para melhorar teu nível de poder, é difícil. O jogo agora exige mais dedicação. Antes da expansão, jogar uma ou duas vezes por semana era ótimo para atingir o mais alto nível, realizando todas as atividades. Agora com os Desafios diários, obviamente que perder um dia fará diferença na tua progressão.

Apenas um jogo, ou um hobby a parte?

E não se engane que tantas coisas boas venham por boa vontade, o preço também é de um jogo novo; mas para quem já investiu em Destiny 2, essa expansão sai por 130 reais, o que é justo. Contudo você terá que adquirir o Passe Anual logo, e as versões de 245 e 270 reais valem mais. Para os novatos que sempre tiveram vontade de jogar, a melhor opção é a Coleção Lendária. Parece absurdo dizer isto, mas os 299 reais da coletânea que tem todo o conteúdo é a forma mais fácil de garantir tudo o que o jogo oferece, e mergulhar nas aventuras do Guardião e do Fantasma em defesa da raça humana.

 

Enfim, o preço é justo, porém não é tão acessível quanto gostaríamos. Tirando o valor da equação, Destiny 2: Renegados é a melhor expansão do jogo até hoje. Com certeza vai roubar muitas horas de quem jogar, de uma forma positiva. Após muitas criticas ao jogo no seu lançamento, Renegados deixa tudo para trás e transforma Destiny 2 em um hobby a parte.

É claro que você pode aproveitar o jogo de forma completa, sem a necessidade de se conectar todos os dias, e realizar 100% das atividades, todas as semanas. Mas como um jogo online de universo praticamente vivo, Destiny 2: Renegados é a experiência mais completo em multiplayer online. O jogo não se limita apenas a um modo PvP, ou somente ao PvE, e você pode escolher como se divertir. Conheço jogadores que só terminam a campanha e realizam as patrulhas nos mapas.

 

Não acaba por aqui… temos um Último Desejo

 

Para quem se interessar, o jogo está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC através da Blizzard. Destiny 2: Renegados também conta com modo melhorado para o Xbox One X. Os 60 fps só chegam na versão para PC. Agora é uma questão de escolher a versão que melhor te atende, e caçar Uldren Sov e seus Barões.

E sugiro que faça isso o quanto antes, pois dia 14 de Setembro temos o lançamento da nova Incursão, o Último Desejo. Reuna uma equipe de seis Guardiões e explore a Cidade Onírica, para finalmente desvendar os segredos dos Despertos. A disputa começa às 14 horas (horário de Brasília). As riquezas da Cidade Onírica aguardam aqueles que são vitoriosos.

Caso você seja o primeiro a completar, recebe esse cinturão da Bungie.

Confira o trailer da Incursão:

 

Adquira já

        

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Felipe Negrão

Felipe "omegawpnx" Negrão, ou somente Omega, não se descolou de Destiny nos ultimos 3 anos, e continua pela Torre até hoje. Quando pode, ele joga um RPG ou até se arrisca no FIFA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.