Entrevista com Bruno Motta do Xbox Brasil
Após o vídeo de celebração do lançamento do Xbox Series X e Xbox Series S, o Nós Nerds participou de uma entrevista com Bruno Motta, Gerente de Categoria Brasil. A coletiva virtual, foi nos moldes do nosso normal (nada disso é normal) e nos falamos em áudio conferência.
Levamos ao Bruno seis perguntas que vão desde o lançamento dos novos consoles da marca até a Academia Xbox, passando por impostos, fabricação no Brasil e a comunidade Xbox.
Nós Nerds: Em um cenário mundial tão conturbado, quais foram os maiores desafios para lançar o Series X|S no Brasil na data do lançamento mundial?
Bruno Motta: Desde a nossa primeira entrevista na BGS de 2018, a gente já queria lançar os novos consoles na mesma data do lançamento global, mas ninguém esperava o ano de 2020, como ele está sendo. Mas, com muita organização, coesão e alinhamento, conseguimos lançar no Brasil junto com o global. Foi preciso priorizar o Brasil, entendendo o cenário de logística do nosso país. Em alguns momentos chegamos a ter planos A, B, C e D para o lançamento. Como exemplo de ajuste rápido que se tornou público, temos a diminuição do IPI. Tínhamos um plano montado na mesma manhã da publicação do decreto. Depois disso, passamos por alinhamentos com nossos parceiros do varejo, pra enfim podermos divulgar o desconto aos nossos fãs. Isso mostra como o Brasil é relevante para o Xbox. E ficamos muito felizes de poder lançar os consoles aqui junto com o lançamento global.
NN: Nos últimos meses a polarização da internet e infelizmente nos assuntos games também, criaram grandes controvérsias para sites, canais e para o Xbox BR. Como lidar com pessoas escondidas em seus monitores, que não entendem como tudo funciona e ACHAM que sabem como tudo deveria ser… Como o Xbox BR tem lidado com isso?
BM: Nós nos colocamos em um posição de humildade e ouvimos os feedbacks da comunidade, trazemos esses comentários para dentro da empresa, avaliamos o que podemos melhorar e fazemos o que está dentro do nosso alcance para resolver. Você por exemplo, (Sgt Rock 1967) como criador da Academia de Criadores Xbox, sabe que sempre estamos ouvindo seus feedbacks para melhorar o programa. Somente com os feedbacks da comunidade é que podemos tornar o Xbox cada vez melhor.
NN: Uma das características do Series X|S que mais agradam os jogadores do lado verde é a retrocompatibilidade, ainda mais a pouco comentada, a retro de acessórios, que leva para próxima geração o controle do Xbox One, do Xbox One X e o controle adaptativo. Teremos mais novidades sobre acessórios e acessibilidade em hardware nos próximos meses?
BM: Vou responder em duas partes. Sobre a retrocompatibilidade, esse é um compromisso que nós assumimos como Microsoft, este é o um dos maiores benefícios da nova geração, poder jogar milhares de games das últimas 4 gerações em um único console. Inclusive, jogos com mais de 10 anos usando do nosso “auto-HDR” pra entregar uma experiência melhor do que quando o jogo foi lançado. A Retro está na nossa veia e é a nossa maior prova de respeito ao consumidor. E ela também se aplica aos controles e acessórios da geração anterior para a nova. E que também funciona da 9ª Geração com a 8ª Geração no caso dos controles do Xbox.
NN: O controle adaptativo chegará no Brasil?
BM: Sobre acessibilidade, uma das coisas que eu mais gosto desta nova geração é o design do controle, que ficou mais acessível para pessoas com mãos pequenas e com deficiências, possibilitando mais pessoas jogando o Xbox. Quanto ao controle adaptativo, estamos trabalhando para que isso aconteça.
NN: Com a mudança na política de impostos, que resultou na diminuição do preço dos consoles que estão sendo lançados, existe a possibilidade da Microsoft voltar a fabricar consoles no Brasil?
BM: Boa parte do meu papel dentro do Xbox Brasil é revisitar nosso modelo de negócio. A cada dois, três meses, a gente revisita, sempre visando que nossos produtos cheguem de forma mais acessível aos nosso fãs/consumidores, independentemente de ser ou não fabricado no Brasil. Hoje os produtos são importados, e nós do Xbox Brasil revisitamos essa decisão a cada dois, três meses. Por hora, faz mais sentido trabalharmos no modelo importado.
NN: Ainda existe no Brasil uma dificuldade dos varejistas entenderem o significado de pré-venda em relação ao dia da entrega, no caso o dia do lançamento. Como a Xbox Br tenta ou pode mudar este pensamento?
BM: A pré-venda vem entrando no DNA dos brasileiros conforme o tempo passa. Nós estamos acompanhando e apoiando o amadurecimento dos nossos parceiros no modelo de pré-venda, para que eles garantam que o produto chegue aos fãs no dia do lançamento. Como estamos vendo, as entregas variam caso a caso. O Brasil é gigantesco e a logística e distribuição dos nossos parceiros nem sempre consegue suprir as necessidades deles e do público,
NN: Quais são os planos para este ano sobre o projeto Academia de Criadores Xbox, que é algo inédito no mundo?
BM: Nós gostamos muito do projeto, que já é benchmark, um padrão a ser comparado e usado em outros países. A Academia de Criadores Xbox foi a forma que encontramos de dar voz aos nossos fãs e criadores de conteúdo da nossa comunidade. Nós queremos continuar crescendo e expandindo a ACX, sempre ouvindo e conversando com os criadores para melhorar o projeto.
O Nós Nerds agradece ao Bruno e ao Xbox Brasil pela oportunidade.
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