Escute este Post

Farming Simulator 19 – Diversão Sem Sujar a Bota

EscritosGames e Tech

Já pensou em ser fazendeiro? Farming Simulator 19 promete a experiência mais completa em um jogo que simula a vida no campo com perfeição. Nós jogamos e podemos dizer que sim, ele realmente é a melhor opção nesse nicho.

São cinco e meia da manhã, aqui em Ravenport. Após dormir mais de oito horas, o que recomendam por aí, estou pronto para mais um dia de trabalho duro. Esse empenho todo vai se transformar em trigo, que eu já deixei semeado na principal área da minha fazenda. Agora é só operar a minha colheitadeira, que é uma máquina incrível e praticamente toda automática, e depois vender os grãos no restaurante aqui perto.

Essa descrição da rotina que me esperava não se realizou, pois na verdade temos que começar comigo ligando meu console, e iniciando Farming Simulator 19. Tudo o que descrevi eu tentei realizar alguns minutos depois, dentro do jogo. Contudo, mesmo na cidade de Ravenport, lugar que escolhi para começar minha carreira na agricultura, nem tudo são flores.

Simulando a Realidade do Interior

Para quem não sabe o que é, Farming Simulator 19 é um jogo de simulação, onde você assume a posição do dono da fazenda. Assim você fica responsável por todas as decisões, para o bem ou para o mal. Vale lembrar que aqui o objetivo é realismo, então os jogos costumam ser longos. A franquia foi criada em 2008 pela Giants Software, e é publicada pela Focus Home Interactive.

Além da produção de grãos, o fazendeiro tem a opção de trabalhar com animais e silvicultura. São boas opções para manter a variedade de atividades do jogo, e também para que sua fazenda seja um sucesso financeiramente. Aliás, este é um detalhe importante; como um jogo de simulação, ele tem uma economia bem detalhada. Todo o jogo consiste em ações e reações, escolhas e planejamento, já que nível de realismo é alto. Em jogos como este, isso é um bônus.

“Farmando”

Apesar de todo realismo e dificuldade envolvida nisso, Farming Simulator 19 não é um jogo difícil de jogar. Ele é sim, dificil de dominar. O jogo trás um modo só de tutoriais, que eu recomendo a todos os novatos. É ali que você tem a oportunidade de entender como tudo funciona. A partir desse conhecimento, é que a curva de aprendizado pega pesado nos jogadores.

Mesmo pulando o tutorial, existem três opções para começar a sua partida. Você pode iniciar sua carreira sendo um “Novo Fazendeiro”, “Administrador(a)” ou “Começar do Zero”. A primeira opção é a mais simples, incluindo a terra e equipamentos, melhor caminho para aprender a jogar. Existem tutoriais de como começar nesta opção.

Já como Administrador, você tem o dinheiro, mas não tem terras, construções ou qualquer equipamento. É o modo que te garante mais liberdade para começar, então se você já conhece a mecânica do jogo, essa é a melhor opção.Última opção, “Começar do Zero” é o verdadeiro desafio. Você tem um capital inicial baixo, e não tem nem terras ou equipamentos. Nesse modo, o bicho pega, pois a economia age de forma dura e qualquer desatenção pode destruir seus planos. De longe, é a forma mais realista de jogar e indicada a aqueles que já dominaram a arte de ser Fazendeiro.

O jogo ainda oferece diversas opções in-game para que o jogo fique mais confortável. São assistências como consumo de combustível, desgaste dos equipamentos, necessidade de arar a terra, velocidade do avanço do tempo, entre outras. Ou seja, você até pode escolher a opção de Administrador, e deixar o realismo mais “baixo”, ou ser um “Novo Fazendeiro” mas com a realidade mordendo seu calcanhar. Estas opções são comuns em simuladores, mas com certeza são úteis e acabam interferindo na diversão.

Ambientação Completa

Um detalhe importante em Farming Simulator 19 é que o jogo é muito bonito. Depois de escolher a sua forma de jogar, a escolha agora é o mapa onde será sua fazendo. Ravenport por exemplo, simula o ambiente americano.

Em Felsbrunn, a sensação é de estar na Europa. Ainda existe a opção da Estancia Lapacho, o local que simula a América do Sul. Entenda que o clima destes locais muda, já que são pontos diferentes no mundo.

O clima também é algo muito importante. Não dá pra seguir a rotina de cultivo de grãos se o inverno está congelando tudo. Uma simples chuva vai alterar os seus planos.

Segura Peão

Toda a jogabilidade de Farming Simulator 19 é agradável. O jogo tem câmera em primeira pessoa, o que me agrada pois traz uma imersão maior ao jogo. E quando você está operando uma máquina, como um trator, a perspectiva fica a sua escolha com a câmera livre em terceira ou voltar para primeira pessoa.

O jogo tem muitos detalhes, mas simplifica a jogabilidade em alguns momentos. Por exemplo, você pode ser o tipo de fazendeiro que faz todas as ações na sua fazenda, desde o cultivo até a colheita dos grãos, a alimentação dos animais, passando pelo corte das árvores. Sem deixar de fazer carinho no seu cachorro. No entanto o jogo te dá opções de contratar trabalhadores para essas funções (exceto o carinho no cachorro).

Dessa forma, você está “livre” para realmente administrar o seu empreendimento. Trocando em miúdos, o bom do jogo é “ser patrão”. Quando você contrata alguém para realizar a colheita da Canola, com um toque no direcional você muda para a máquina com o cultivador acoplado, e já pode mandar outra pessoa realizar outra ação. Seguindo dessa forma, com poucos comandos você tem controle total de todas a suas terras. Sim, no plural, já que a expansão dos negócios é outro desafio do jogo. Quem chegar a 10 milhões nas finanças recebe conquista!

Existem ainda os contratos, onde outros Fazendeiros te contratam para realizar tarefas, te pagando pelo serviço. É nessa hora que o lado de empreendedor fala alto, pois você pode curtir isso como um “freela”, e fazer tudo sozinho com as suas máquinas. Ou perder um pouco do valor, mas alugando o equipamento e também contratando um terceiro para realizar o serviço.

Alguns Problemas, mas Não é Erva Daninha

É realmente um tédio ter que resolver alguns problemas da fazenda, como aqueles campos que vivem tendo erva daninha no meio da sua plantação de aveia. Mas até aí, isso faz parte da vida real, então tem que fazer parte da simulação. Mas algo que não se resolve é que num jogo já com ritmo lento, as telas de carregamento são muito lentas.

Outra coisa que atrapalhou a minha experiência foram quedas de frames, que apesar de não serem frequentes, chegaram a travar o jogo. Tive que fechar e abrir novamente. Outra coisa que leva muito tempo é o salvamento. Isso incomoda ainda mais quando você abre o mapa para realizar uma ação e tem que aguardar o processo terminar.

Ainda na seção “problemas”, senti falta de precisão nos comandos. É simples dirigir qualquer coisa, mas ao mesmo tempo é fácil ficar preso em postes, cercas, outros carros, etc. Não encontrei facilmente um comando fácil para “reiniciar” o meu trator que ficou preso numa cerca. A opção de redefinir existe, mas acaba enviando a máquina para a Loja, e você perde todo combustível, sementes, adubo, etc.

Diversão Além da Terra

Pelas mesmas questões que citei anteriormente, o entretenimento do jogo não vem só da lida com a terra. Algumas situações do jogo são hilárias, como capotar sua picape a 100 km/h enquanto transporta seus grãos até o vendedor, porque o reboque que você estava puxando passou num tronco e te puxou barranco abaixo. Tudo ao som de uma boa Country Music que você deixou rolando na rádio.

Ou derrubar a árvore gigante em cima da sua colheitadeira e deixar ela presa, só por que você resolveu testar a sua motosserra novinha… Serrar coisas é bem divertido, importante citar isso. Ah sim, que tal ficar preso no trânsito enquanto puxa um cultivador da Flexicoil que aberto cobre quase a largura de um campo de futebol? O trânsito na cidade pode ser desligado, mas qual a graça em viajar num lugar vazio e não ter ninguém para incomodar usando a buzina do trator?

Eu consegui rir muito dos meus erros também. Tentei montar um sistema para matar ervas daninhas, mas além de comprar um trator “fraco”, esqueci de comprar o peso que usamos na frente da máquina para equilibrar. O extrator de erva daninha que comprei usava também usava sementes, pois servia para semear ao mesmo tempo. Acabei comprando veneno ao invés de sementes. Para concluir, sem prestar atenção na sequência correta, acabei passando com as máquinas numa plantação em estágio já avançado, o que acabou destruindo uns 20% do que ia colher. Maior fiasco impossível, porém divertido.

O Rei do Gado

Farming Simulator 19 é uma experiência agradável, e divertido mesmo com poucas horas de jogo. Além disso o jogo está totalmente localizado para português, o que facilita muito. Isso é bem interessante do ponto de vista de aprendizado, já que existem guias no jogo para você aprender como realizar as tarefas. Talvez eu não chegue a ser um Fazendeiro profissional, mas eu diria que é a melhor forma de conhecer algo de uma realidade distante da minha.

O jogo também conta com MODs, então é bem comum que novos mapas, equipamentos, sejam adicionados pela comunidade. Isso pode até aumentar o realismo. Apesar do ótimos gráficos, o jogo peca em detalhes de jogabilidade e otimização que podem incomodar, mas não destroem a experiência.

É bom lembrar que Farming Simulator 19 é um jogo de nicho, ou seja, só quem realmente se interessa pela proposta do jogo é que vai curtir. Não estou dizendo que você precisa ser fazendeiro, mas que tenha interesse em jogos de simulação. Aqui você não vai pegar seu trator e andar livremente atropelando animais, derrubando cercas, destruindo a colheita alheia. Sua liberdade é em administrar a fazenda do seu jeito.

Em suma, Farming Simulator 19 é muito mais divertido do que parece, e merece uma chance para aqueles que desejam investir muitas horas de jogo para ver sua pequena fazenda se tornar um grande empreendimento na agricultura.

Multiplataforma

O jogo ainda conta com multiplayer, porém não foi possível avaliar este aspecto pois recebemos uma cópia do jogo sob embargo, e não houve tempo hábil para disputar uma partida com outra pessoa.

Farming Simulator 19 está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4. Quem fez a reserva antecipada recebeu alguns equipamentos especiais.

 

Adquira já

    

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Felipe Negrão

Felipe "omegawpnx" Negrão, ou somente Omega, não se descolou de Destiny nos ultimos 3 anos, e continua pela Torre até hoje. Quando pode, ele joga um RPG ou até se arrisca no FIFA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.