29 de maio de 2024
Escute este Post
Notícias

First Lego League Já Está Distribuindo os Kits

O kit que é distribuído pelo Educacional, é composto por um mapa temático impresso e elementos Lego para construção das missões a serem cumpridas com um robô autônomo, que opera as categorias Discover e Explore do torneio, enquanto o SESI opera a categoria Challenge

Apontado como um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento do aquecimento global o uso de energia gerada pelo carvão mineral, que é usada em 38 casas de cada 100 que acendem suas luzes em todo o planeta, todos os dias. Como resolver essa dependência dos combustíveis fósseis e como aproveitar as fontes renováveis de energia? Essas questões estão nas pautas da maioria dos governos e na cabeça de crianças e adolescentes que estão participando da temporada Superpowered da First Lego League. São alunos da educação infantil (3 a 6 anos) que disputam o torneio de robótica na categoria Discover; crianças do ensino fundamental anos iniciais (6 a 10 anos) que disputam a categoria Explore, ambas operadas no Brasil pelo Educacional, e alunos de 9 a 16 anos que participam da categoria Challenge, operada pelo SESI.First lego. Imagem de divulgação do kit

“São três categorias, mas o desafio é o mesmo”, adianta Jonatan Alan, operador das categorias Discover e Explore, operadas pelo Educacional, área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia que é responsável pela distribuição e venda do kit e outros elementos Lego necessários para participar do torneio e cumprir as missões. Segundo ele, este ano a First Lego League está focado no desenvolvimento de projetos ligados a energia e os participantes são estimulados a explorar de onde ela vem e como é distribuída, armazenada e usada. Além disso, os alunos precisam construir e programar robôs para cumprirem desafios ligados ao tema. “As equipes vão colocar sua criatividade ‘superpoderosa’ para pensar um futuro energético inovador”, diz Jonatan.

Banner da parceria com No Ping.

O kit específico para a temporada Superpowered já está disponível para todas as categorias, custa R$ 3.599 (à vista+ frete), pode ser compartilhado entre as equipes e é composto por um mapa temático impresso e outros elementos Lego necessários para a construção das missões a serem cumpridas com um robô autônomo. A categoria Discover, por exemplo, precisa, além do Discover Set específico desta temporada, de ao menos um STEAM Park, enquanto a categoria Explore precisa ter um Explore Set e ao menos um robô (SPIKE Essential ou WeDo). Já os alunos de escolas do Serviço Social da Indústria ou de outras instituições que participam da categoria Challenge operada pelo SESI, precisam do Challenge Set, nome oficial dos famosos tapetes do First Lego League, e pelo menos um robô (SPIKE Prime, EV3, NXT ou RCX). Além do mapa impresso (tapete) e de outros materiais Lego, as equipes dos programas contam com apoio de adultos que respondem como técnicos e responsáveis, sendo um técnico para os programas Discover e Explore e dois para a categoria Challenge. Criado pela Fundação First para incentivar a educação e o ensino da robótica nas escolas públicas por meio de competições saudáveis e trabalho em equipe, o First Lego League é um dos maiores torneios de robótica do mundo. A cada ano, é definido um tema diferente para o desafio, baseado em problemas do mundo real vivenciados por cientistas, pesquisadores, engenheiros e outros profissionais. Após o lançamento do desafio, professores e alunos têm um tempo para formarem suas equipes e se prepararem para a temporada. Nesta fase da temporada Superpowered, por exemplo, as equipes já estão se encontrando, elaborando os projetos de inovação (pesquisa científica e desenvolvimento de soluções inovativas), conversando com outras equipes e traçando estratégias.

Agora, com a disponibilidade do mapa temático com a arena de competições e as missões do desafio Superpowered, tanto as esquipes das categorias Discover e Explore, operadas pelo Educacional, como as equipes da categoria Challenge, operadas pelo SESI, podem dar um passo a mais na temporada, prevista para terminar em julho de 2023, em um evento internacional”, completa Jonatan.

Mais informações sobre o First Lego League (conhecida antigamente como FLL) e sobre a temporada Superpowered estão disponíveis no site oficial da instituição internacional e na página do programa.

Banner de parceria com Brasil Game Show

Informe Publicitário

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.