20 de junho de 2024
Escute este Post
Notícias

ID@Xbox Pagou Mais de U$1.2 Bilhões de Dólares

O ID@Xbox já pagou mais de 1.2 Bilhões de Dólares a desenvolvedores nessa geração; ao menos é o que disse Chris Charla, chefe do programa para jogos Indies da Xbox.

Em entrevista para Kotaku Australia, durante a PAX Australia, Chris Charla falou sobre diversos aspectos do programa, mas obviamente o que chamou atenção no mercado é o valor investido no programa.

O Que é o ID@Xbox

Para quem não conhece, o programa ID@Xbox foi lançado em 2014, como uma ferramenta que foca seus esforços em facilitar a publicação de jogos feitos por estúdios independentes no ecossistema da plataforma Xbox; ou seja, consoles e PC Windows.

Basicamente, o programa permite que os desenvolvedores façam um cadastro no programa, e com isso começam a ter acesso à kits de desenvolvimento para Xbox, e possam construir sua comunidade com auxílio do programa. O ID@Xbox também ajuda e cobra dos desenvolvedores diversos documentos e procedimentos que fazem parte do processo de certificação de qualidade do jogo.

Não Foi Fácil

No geral, participar do ID@Xbox não é algo fácil, mas é uma ótima oportunidade para os Devs Indie. Porém, segundo Chris Charla, o início não foi fácil nem mesmo para o programa, o que é difícil de imaginar após tantos sucesso. 

Ele comenta que o programa começou com duas ou três pessoas, em uma sala pequena, mas eles tinham seus objetivos bem definidos e muita motivação. Foi necessário muito trabalho no começo, mas em sua avaliação após 5 ou 6 anos eles são bem sucedidos.

Bilhões, Bilhões e Bilhões no ID@Xbox

Eis a declaração de Chris Charla: “We’ve paid more than $US1.2 billion to independent developers this generation for games that have come through the ID program”. Em sequência, ele adiciona o seguinte: “There’s great commercial opportunity. There’s great artist opportunity”.

Traduzindo: “Nós pagamos mais de U$1.2 Bilhões de dólares para desenvolvedores independentes nessa geração, por jogos que passaram pelo programa ID”, “Existe uma grande oportunidade comercial. Existe uma grande oportunidade artística”.

Apesar de falar do valor pago aos Indies, o que é certo, é que esse valor tem que ser dividido para mais de 1000 jogos já lançados sob o selo ID@Xbox.

Lucro Também é Bilionário

Contudo, é mais uma indicação do quanto a Microsoft tem investido no mercado de jogos. Seja através da Xbox e seus programas, assim como tem sido com o Mixer, e também na atenção dada aos jogos nos lançamentos de seus produtos físicos como a linha Surface.

O que sabemos ainda sobre a ID@Xbox, é que segundo o próprio Chris Charla, o programa já gerou mais de U$1 Bilhão de dólares de lucro, em entrevista à GameIndustry.Biz.

E você, o que acha disso tudo? Tem jogado os indies do ID@Xbox? Deixe seu comentário!

Fontes

Informe Publicitário
Adquira já

 

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Felipe Negrão

Felipe "omegawpnx" Negrão, ou somente Omega, não se descolou de Destiny nos ultimos 3 anos, e continua pela Torre até hoje. Quando pode, ele joga um RPG ou até se arrisca no FIFA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.