25 de fevereiro de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

Kingdoms and Castles – RTS com Cara de Fácil

O gênero de jogos RTS (Real Time Strategy / Estratégia em Tempo Real), além de ser o preferido do Capitão Nascimento, brincadeira, é por si só um jogo que não agrada a muitos jogadores, porém eu gosto muito e sempre que possível perco horas jogando um mapa ou uma missão. Kingdoms and Castles é um exemplo de RTS sem missão, de jogo contínuo e sem intervalos. Algo como uma simulação de vida real. Por isso, ele só parece fácil com seu jeito de game “fofinho de celular”.

Mas não se enganem, ele não vai pegar você pela mão e te carregar durante as fases, muito pelo contrário, vai jogar um reino inteiro no seu colo e te dar a responsabilidade de fazê-lo prosperar, seja no modo sem ou com combates. O game é desenvolvido pela BlitWorks Games, que me ofereceu uma cópia para apreciação.

Você começa no jogo, literalmente escolhendo o cenário da partida. Depois disso, coloca sua fortaleza e a partir daí precisa controlar três fatores no jogo: Felicidade, Saúde e Integridade dos Edifícios. Esses fatores darão condição de sua população aumentar ou diminuir.

Tudo acontece em períodos de tempo, em que seu reino é visitado por pessoas que podem decidir ficar ou ir embora. As que ficam vão virando trabalhadores a partir do momento que você cria ocupações para eles. Você pode verificar quantos moradores do reino estão inativos.

Kingdoms and Castles. Imagem ilustrativa
Início de um reino. Cada casa comporta 5 pessoas, porém nesta imagem elas ainda não estavam no reino.

No início do jogo, você vai cortar as florestas para ter madeira para construção (futuramente vai trabalhar com reflorestamento) e então construir ruas, casas, fazendas, pomares e outras edificações que vão gerar coletas de Pedra, Carvão e Ferro. O ouro do seu reino provém de impostos, e para cobrá-los, você deve levar em conta a felicidade dos moradores, que podem abandonar seu reino.

Para manter o povo feliz, lembre-se de que humanos sempre são mais felizes rezando ou bebendo. Construa Tavernas ou Igrejas. Bibliotecas também ajudam na felicidade dos moradores.

Kingdoms and Castles. Imagem ilustrativa
Como a madeira é rapidamente escassa em uma floresta, reflorestar é a única opção.

Lembre-se de acelerar o tempo quando precisar de um recurso que está baixo; isso ajuda o gameplay a ser mais dinâmico. Ou, se preferir, construa dois ou mais coletores deste recurso.

Avancei bem mais no modo sem batalha, mas não vi dificuldades, que não são impossíveis de se superar; basta ficar de olho na Felicidade, ela vai sempre direcionar a próxima construção e ajudar no crescimento do reino.

Kingdoms and Castles. Imagem ilustrativa
Manter os fatores de crescimento estáveis é importante para o crescimento do reino.

Kingdoms and Castles é um ótimo jogo para quem curte um RTS mais contínuo e sem grandes estresses. Você pode relaxar e cuidar do crescimento do seu reino enquanto conversa com amigos, apenas observando o desenvolver do dia-a-dia do reino.

Existem muitas construções no reino, o que pode fazer variar o gameplay de cada jogador. Agradeço pelos momentos que passei e passarei nos meus reinos.

Kingdoms and Castles. Imagem ilustrativa
Nem o inverno, nem incêndios são problemas muito grandes de se resolver.

Kingdoms and Castles está disponível para Xbox e em breve teremos notícias do lançamento para PS e Nintendo.

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.