7 de setembro de 2024
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Maratona UNICEF Samsung – Nordeste Domina Inscrições

Os estados nordestinos de Sergipe, Piauí, Alagoas e Paraíba são os estados com representantes

A maior porcentagem de inscritos na segunda edição da Maratona UNICEF Samsung veio da Região Nordeste. Das 314 equipes inscritas, 42% são nordestinas e entre os 20 projetos selecionados, cinco são do Nordeste, sendo um de Sergipe, um de Alagoas, um da Paraíba e dois do Piauí.

Os selecionados começam agora uma nova etapa do processo, com mentoria técnica e pedagógica, desenvolvimento de protótipos e testagem nas escolas. Cada time é formado por cinco integrantes, sendo, obrigatoriamente, um professor de escola pública, um estudante do ensino médio de escola pública e outros três estudantes (Ensino Médio, técnico ou graduação) que podem ser de escolas públicas, privadas, técnicas, universidades privadas, públicas ou federais.

A Samsung está empenhada em realizar a sua visão “Together for Tomorrow! Enabling People”, capacitando as gerações futuras para alcançar seu pleno potencial por meio da educação. A empresa é responsável por uma série de programas educacionais para apoiar os jovens a serem líderes na condução de mudanças sociais positivas e construir um mundo melhor para todos.

A Maratona UNICEF Samsung é um desses programas. Ela desafia jovens estudantes à criação de aplicativos que apoiem o processo de aprendizagem de outros alunos do ensino médio.

“A segunda edição da maratona mostrou, mais uma vez, como as escolas e seus representantes estão interessados em adquirir conhecimento com ideias que fazem a diferença para uma educação de qualidade”, diz Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

A iniciativa reúne programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores com o objetivo de desenvolver protótipos de aplicativos para dispositivos moveis para sala de aula de Ensino Médio (nas áreas de Língua Portuguesa e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

Veja o regulamento completo em: https://maratonaunicefsamsung.org.br/docs/RegulamentoMaratona.pdf

 

Os Cinco Projetos do Nordeste

Beije! E agora?! (SE) – 3º ano do ensino médio

Promove campanha de educação sexual, considerando os aspectos psicoafetivos; biológicos e socioculturais, bem como as relações de gêneros, respeitando-se as éticas e a orientação sexual, buscando a construção de um comportamento responsável e preventivo na sociedade.

EnglishTalkers (AL) – 1º ano do ensino médio

Expandir os conhecimentos dos alunos do ensino médio, em assuntos de língua inglesa e geografia. Os jovens irão se conectar a um assistente que irá organizar seus estudos de língua inglesa e praticar seus conhecimentos. Enquanto recebem aulas e dicas sobre gramática inglesa, aprendem sobre um aspecto cultural de cada país de língua inglesa e sobre aspectos geográficos dele.

Lab de bolso (PB) – 1º ano do ensino médio

Fomenta o interesse pelas Ciências da Natureza em alunos do ensino médio, assim como aproximar e possibilitar uma aprendizagem em conjunto melhor do professor com o estudante. Desta maneira, experiências em salas de aula serão mais bem conduzidas, de maneira a propagar conhecimento prático de qualidade e propor soluções de baixo custo. Além disso, simulações serão realizadas sobre os tópicos apresentados, a fim de reforçar o aprendizado e trazer uma visão de mundo mais ampla para o discente.

Paipujin (PI) – 1º ano do ensino médio

Motivar o aluno à prática de esportes, diminuindo assim o sedentarismo e propiciando uma melhor qualidade de vida. Potencializar o ensino sobre os tecidos musculares e os conhecimentos sobre o corpo humano.

Cientistas Temporais (PI) – 1º ano do ensino médio

Auxilia os alunos no entendimento de conceitos científicos e históricos. Ao invés de o professor mostrar apenas os conceitos ele terá como demonstrar historicamente como surgiram essas descobertas.

Sobre a Maratona

A Maratona é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI. O objetivo é desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis (apps), de acordo com áreas, competências e habilidades definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagram e YouTube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

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Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

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