Escute este Post

Mudança de Rumo ou Mudança de Veículo?

EscritosGames e Tech

Para quem acompanha o site, sabe que estou nessa luta diária de trazer conteúdo de notícias há quase 8 anos, e vou contar para vocês um segredo: financeiramente, não valeu a pena. Investi muito mais do que ganhei. E digo isso não como vergonha, mas como aprendizado. Agora estou em uma encruzilhada: mudança de rumo ou mudança de veículo?

Mas o que isso significa? Mudança de rumo significaria o fim do site, com a entrega das minhas últimas pendências de análises de jogos e, depois, a parada total de atualizações, mantendo o site no ar até sair definitivamente, por volta de setembro do ano que vem. Já a mudança de veículo significaria continuar por mais um tempo, mas apenas como canal de vídeo.

O Que Move Essas Mudanças?

Com certeza, não é o financeiro, pois já estou no vermelho faz tempo. É o cansaço, simples e único motivo que derruba vários canais e sites que conheço. As pessoas se dedicam, fazem das tripas coração para fazer o melhor que podem e dão de cara com um mercado que, como qualquer outro, visa o lucro e promove quem dá retorno. Em outras palavras: ou você se torna grande ou você perece. Aconteceu com sites, canais e vi acontecer até com eventos e canais de TV.

Isso é errado, cruel, é o sórdido lado do capitalismo? NÃO, longe disso. É a manifestação pura da evolução: o mais apto sobrevive. Sim, o mais apto, não o mais forte, o mais rápido ou o mais poderoso. Quem sobrevive é o mais apto, aquele que percebe que precisa mudar e muda, que vê a mudança antes de ela chegar e que, acima de tudo, assume o risco de mudar.

Eu, certamente, me acomodei. Percebi as mudanças chegando e não fui atrás delas, não me coloquei à frente do meu tempo e não fiz as mudanças que precisava. Eu, que junto de um amigo, fomos atrás de criar um site, dentro de um jornal local, com material de games, falando de lançamentos, periféricos e tudo mais, lá nos idos de 2003.

Por falta de condições — o mundo era diferente do que acontece hoje —, não tocamos o projeto de forma independente. Eu poderia ser um dos expoentes do Brasil na internet falando sobre jogos, talvez. Mas teria o mesmo problema que várias outras pessoas têm: a distância. Sim, a distância de São Paulo, de onde quase tudo acontece e tudo é centralizado na indústria gamer, torna até um simples envio de brinde inviável para quem está longe.

Imaginem a situação: você tem quatro canais, com o mesmo tamanho (relevância), que são parceiros ativos com seus produtos. Porém, você precisa escolher quem vai ganhar a agenda de 2025. Três estão a R$ 15 de motoboy de entrega e um deles está a R$ 45 de Correios. Se tiver duas agendas e um orçamento de envio limitado, a resposta para a pergunta de quem vai ganhar é simples de entender. São negócios, orçamentos e resultados. Se você não está pronto para jogar o jogo, não desce para o play.

Aí, a relevância se torna o ponto alto da história. Se você for muito relevante, pode receber produtos físicos, mesmo estando na Bahia, Mato Grosso, Pará ou Acre. O frete se torna irrelevante se você transforma ele em resultado.

E Qual É Minha Escolha?

Vou mudar o veículo. Quer dizer, mais ou menos. As notícias pretendo fazer em vídeo, que deve ir ao ar pouco depois deste texto. Não estou conseguindo postar mais do que oito ou dez notícias por dia, e tenho recebido material, às vezes, para 20 por dia. O excesso fica para o final de semana, e geralmente são postadas na segunda de manhã, a maioria como notícia velha. Por isso, a mudança. Entregar notícias no dia, com um pouco de opinião.

As análises eu farei em texto e vídeo. Escrever sempre me faz pensar com mais clareza sobre o que estou falando/escrevendo. O vídeo será uma gameplay inicial de uma a duas horas, e o texto terá considerações sobre o que senti do jogo.

Os parceiros do site continuarão fazendo suas análises em texto. Eles farão vídeos no caso de serem parceiros de canais da Twitch ou YouTube.

Espero que essa mudança me dê condições de ter mais tempo para fazer um trabalho de análise melhor e que possa até mesmo colocar mais conteúdo nas notícias. Mas isso será decidido no decorrer do processo.

Por fim, sobre o nome da série de vídeos: N³. Na verdade, é “Nós Nerds Notícias”, que deve ter duas edições diárias, gravadas ao vivo na Twitch, com participação do público sempre que houver participação relevante. Até daqui a pouco no www.twitch.tv/nosnerds.

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.