Papo de Bar – Conquistas no Xbox One
Este artigo foi enviado pelo nosso amigo Eduardo Júnior dos Santos, Gamertag: Duardaum
Recentemente vi uma publicação do Gamespot, onde o autor relata o que para ele seria um “problema” no sistema de conquistas do Xbox e, depois de ler, quis colocar a minha visão sobre o que realmente são os problemas que precisariam ser ‘concertados’ para a próxima geração de consoles.
Com a eminência do lançamento da próxima geração, muita expectativa com relação a algumas mudanças está sendo gerada, em especial, mudanças no sistemas de conquista do Xbox.
O Sistema de conquistas do Xbox no cenário atual, é, de longe, o melhor em todas as plataformas, tanto entre consoles como nas mais variadas redes de jogos para PC como Steam da Valve e Origins da EA. Mas isso não impede de que ele possa ser melhorado e algumas mudanças possam ser feitas.
Os “Achievements Hunters” (A.H. – pessoas que buscam desbloquear todas as conquistas de um jogo) tem feito solicitações desde a era do Xbox 360 que até hoje não foram atendidas e, eu em particular, gostaria de ver implementadas.
Muitas dessas medidas são coisas consideradas simples ou sem importância para alguns, mais para quem busca desbloquear as conquistas, iriam ajudar bastante e que algumas dessas reivindicações já foram implementadas em outras redes que se inspiraram no Xbox, para construir seu próprio sistema de conquistas.
Separando Conquistas do Jogo Base das DLCS
Para quem já está familiarizado com o sistema de achiements hunters do Xbox, sabe que, à medida que um jogo vai ganhando novos conteúdos, novas conquistas podem ou não entrar para o catálogo daquele jogo. Quando entram, as novas conquistas ficam junto das já antigas, não fazendo uma separação visual para identificar se aquelas conquistas pertencem ao jogo base, do grupo inicial dos 1000g ou se pertence a alguma DLC. A dificuldade fica por conta da falta de ordenação das conquistas, pois na grande maioria dos jogos, as novas conquistas entram no meio das conquistas do jogo base, o que faz com que o caçador de conquista corra atrás de uma conquista que precise de um conteúdo adicional para ser desbloqueado.
Traduções
Outro problema que deixa muitos achievements hunters loucos é o quão mal pode ser a tradução sobre como adquirir uma conquista. As descrições das conquistas são o guia que serve como norte para o A.H. saber o que ele precisa fazer in-game para desbloquea-las. Mas como a 99.9% dos games são estrangeiros, uma tradução sobre a descrição original é feita (quando é feita) para os idiomas que o Xbox da suporte, e é nesta hora que a confusão começa.
Com o tempo, este problema foi bastante amenizado, mais acontece com certa frequencia hoje em dia e precisaria ser observado com cuidado quando for fazer a localização das descrições das conquistas para o idioma local.
OBS.: Neste caso, eu não sei se a responsabilidade da tradução pertence a MS ou a Produtora, uma vez que o sistema de conquistas pertence a MS.
Conquistas ‘Perdíveis’
Este é um problema que agravou ainda mais nesta geração.
A indústria dos games é uma das mais ricas do mundo, superando inclusive a dos cinemas em arrecadações anuais. E com isso, muitas empresas de desenvolvimento de jogos acabam sendo compradas por outras ou até mesmo fechando as portas por questões financeiras ou perca competitiva de mercado que inviabiliza o negócio.
Neste cenário, os jogos que são pertencentes a estas empresas que possuem modo online e possuem conquistas lá, acabam tornando-as literalmente impossíveis de serem capturadas. Em outros casos, há também o fato de jogos lançados a pouco tempo terem seus servidores fechados e impossibilitando a captura das conquistas que existem para serem feitas em modos online ou coop.
Um outro cenário são erros de tracks internos no game, que não registram o progresso ou o feito da conquista in-game, onde as produtoras demoram ou nem sequer resolvem o problema do rastreio.
Uma coisa que seria muito bom de ser feito por parte da MS nestes casos, era ter alguma politica que garantisse o desbloqueio destas conquistas de alguma forma. O que ajudaria na obtenção das conquistas destes games.
No caso de games que são 100% online, o ideal é fazer como a Ninja Theory fez com o seu novo lançamento o Bleeding Edge, que fez as conquistas fáceis o que nos leva ao próximo tópico:
Conquistas em Multiplayer
O grande problema de conquistas em multiplayers é que muita gente que não está interessada no multiplayer, entra nele apenas para buscar estas conquistas, frustrando bastante os jogadores que jogam o game porque gostam. As conquistas no modo online teriam que ser o mais simples possível, de preferencia de progressão e que quem busque as conquistas pudessem pega-las rápido e não ficarem atrapalhando o jogo dos outros jogadores.
Colocar conquistas impossíveis no multiplayer, ou a pessoa se frustra jogando o game e consequentemente achando ele no mínimo irritante, mesmo para aqueles que estão jogando o game por que gostam, por ter que fazer algo que não gosta por muito tempo ou simplesmente nem jogando o modo online.
Navegabilidade nas Conquistas
No Xbox One, as conquistas ganharam uma forma diferente de visualização, se comparado ao Xbox 360. Esta nova interface ficou bastante interessante, mais mesmo assim precisaria de algumas melhorias.
Uma coisa muito boa que fizeram para o Xbox One, foi vincular as conquistas ao aplicativo do site True Achievements, facilitando a busca por soluções de conquistas dos games. Mais um detalhe que sempre me deixa irritado quando eu entro em uma conquista para visualizar sua descrição, é quando eu volto dela. A lista sofre uma espécie de “refresh” e faz você ir lá para o início da lista novamente. Isso irrita bastante. As vezes você quer visualizar uma serie de conquistas antes de começar a jogar, e você vai ver a descrição das conquistas que estão no final da lista.. Toda vez você ter que voltar para o começo para chegar no final novamente é irritante. Ainda mais se você levar em consideração jogos que possuem mais de 100 conquistas para desbloquear.
Outro ponto é a busca de um jogo na sua lista de conquistas desbloqueadas. Pelo console, para você achar um jogo que você jogou no passado e ver quais conquistas foram ou não bloqueadas é muito difícil. Você tem que procurar em uma lista enorme de jogos que é ordenada pela ordem dos mais recém jogados e, se for um jogo que você jogou a meses ou até anos atrás, fica quase impossível achar. Isso era uma melhoria que eu gostaria de ver também já na próxima geração.
Rastreio de Conquista
Muitos jogos possuem o rastreio ou evolução do desbloqueio da conquista, na própria conquista na dash do console. Isso deveria virar padrão para todos os jogos. Tem jogos que você consegue ver a evolução in-game, dentro das telas de estatística do jogo, mais nem todos os jogos tem esta janela e muito menos rastreio na conquista na dash, e isso acaba deixando quem busca as conquistas no escuro sobre o progresso.
Outra são as conquistas como track bugado, que dão a ilusão de você já ter feito tudo e a conquista não desbloqueia ou que as ações realizadas não contam no rastreio.
Jogos Grandes, Poucas Conquistas; Jogos Pequenos, Muitas Conquistas
Eu sei que este ponto vai ser um pouco polêmico entre quem busca conquista, mais uma coisa é fato: Existem jogos, como os Assassin’s Creed da vida, onde você pode levar entre 60 e 100 horas para fazer todas as conquistas do jogo base, que são os 1000g e outros que em questão de minutos você faz 1000g sem suar. Se você for jogar as DLCs, como no meu caso com o Assassin’s Creed Odyssey, você pode levar mais de 200h para menos de 2000g
Uma nova politica para jogos, em números de gamescore disponíveis, poderia ser adotada, seja para permitir que por padrão os games venham com mais conquistas para os games grandes ou diminuir a de jogos pequenos.
Sei que isso é um tanto controverso, uma vez que quem vai determinar um numero de horas que um jogo pode ter, é justamente o jogador, mais esta é uma discussão que eu tenho visto com uma certa frequência, principalmente pelos gringos, pois entra na lei da “recompensa e esforço”.
Outras Questões
Aqui vou relator outras questões que vejo de outras pessoas reclamando e minhas também:
- Conquistas offline: Quem é da era do Xbox 360 sabe porque hoje em dia os jogos só desbloqueiam conquistas online e não mais offline. Mas tem muitos gringos que reclamam disso ainda.
- Uma reclamação sem muita importância para mim por parte dos gringos é arte de conquista. Para mim, isso é o menor dos problemas das conquistas, uma vez eu temos muitas coisas para resolver, mais fica aqui o registro.
- Mostrar no Xbox o numero de jogos completados, separando por jogo base e DLCs
No geral, muitas coisas ainda podem ser melhoradas, removidas ou repensadas, mais estas foram alguns pontos que, na minha opinião, poderiam já vir resolvidas na próxima geração.
Informe Publicitário
Adquira já
Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!
Excelente artigo Duardaum! Você leva jeito pra coisa, invista mais nisso que é sucesso! Abraço!
Obrigado cara! Tentarei fazer mais disso agora que tenho mais tempo.
Os problemas apontados vejo também em outras plataformas, e estas mudanças tinha que acontecer nelas também. Ótimo artigo!
Obrigado!
Obrigado!
Com certeza! Muita coisa precisa ser melhorada, tanto no xbox quanto em suas concorrentes!