25 de maio de 2024
Escute este Post
EscritosPapo de Bar

Papo de Bar – Dia do Orgulho Nerd – Você é Nerd?

Fala galera! Hoje dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido pelo Dia da Toalha (já falei o porque em 2018 em outro Papo de Bar), para o texto de hoje eu andei pesquisando a origem do termo Nerd e descobri que existe um consenso geral sobre o mesmo, que a maioria dos Nerds são anti-sociais, feios e são inteligentes ou gostam de estudar. Mas pera aí, isso foi falado em 1950, trazido por conta de uma história. É como chamar todo cara musculoso de Rambo, sendo que nem todos nunca deram um tiro na vida.

Gostaria de refletir um pouco mais sobre essa definição e espero que me acompanhem.

Definindo um Nerd do Século XXI

Desde da definição inicial se passaram 70 anos e sinceramente muitas coisas mudaram no mundo, inclusive os gostos das pessoas e de seus grupos sociais. Acredito que todos concordaremos que um Nerd deva ser mais abrangente do que um gosto por só uma coisa, pois no geral acabamos gostando de várias mídias e assuntos por se comunicarem ou mesmo apresentarem as mesmas histórias, claro que sempre se adaptando as mídias veiculadas.

Vários de meus amigos gostam dos Vingadores, do Wolverine, do Batman ou do Superman, seja no cinema, em séries, HQs ou games. Alguns não consomem todas as mídias, ou sequer já consumiram, porém tentam conhecer e saber as diferenças.

Sendo assim eu vejo que os Nerds de hoje em dia são pessoas normais, existem mulheres Nerds, que são extrovertidos, se dão bem com vários grupos sociais, não são feios, nem grandes estudantes (nem precisa ser para poder ler um quadrinho, basta saber ler, uns até leem Papo de Bar). Mas pessoas comuns com gosto para ficção científica, fantasia, heróis e etc.

Rodrigo Lombardi Gostaria de interpretar o Wolverine; Mayim Hoya Bialik é uma atriz, autora e neurocientista; Um modelo fotográfico; Robin Willians batizou a filha de Zelda; Emicida curte videogames.

Existe os Nerds modinha ou de butique, que nunca souberam a quem é o Ben Reilly (o Homem-Aranha) ou nem sabem dizer qual é o disfarce mais usado pelo Batman. Mas vão no cinema ver os Vingadores: Guerra Infinita, usando camiseta de temática e quando o pager caí da mão do Nick (que foi criando branco) Fury, grita: – Olha lá, a Mulher-Maravilha (sério eu ouvi isso)! Mas esses são bem-vindos ao nosso meio, só perguntem mais e falem do que já conheceram.

O Esteriótipo

Para começar vamos falar da aparência esperada de um Nerd na década de 50, Um cara, era difícil colocarem um mulher nessa posição, com camisa de social de manga curta, suspensório, canetas no bolso, óculos de lente grossa, espinhas na cara e com um penteado fora de moda. Sério isso, ninguém mais se veste assim, nem o mais deslocados sociais.

O uniforme geral dos jovens mudou para calça jeans, camiseta e tênis. Não existe diferença. Nerd, esportista, politizado e etc… Todo mundo anda assim, é certo que em geral as camisetas são um out-door da sua expressão social, política e intelectual. Mas é uma camiseta.

Os Nerds agora andam em eventos, grupos de bate-papo e em geral são fonte de informação para um amigo que está indo ver alguma coisa que não tem muito conhecimento e não quer ficar perdido. Na era do cinema de heróis, os Nerds são os especialistas.

O Orgulho

Fica claro que hoje ser Nerd deixou de ser pejorativo, virou um adjetivo almejado por alguns, conquistado por outros e nato de alguns poucos. Eu que nasci na época que no Brasil não se conhecia o termo Nerd e só se usava o CDF, Cadeira de Ferro (e não era Cadeira que se falava), eu me sentia diferente de todos, o mundo era muito raso para minha imaginação, no segundo grau achei muito parecidos comigo, descobri assim que não estranho, só não era maioria.

Hoje em dia conheço vários, que se orgulham de ser Nerds, alguns são e ainda tem vergonha do Esteriótipo (espero que mudem, depois de ler esse Papo de Bar), mas no fundo podemos dizer para todo mundo que Somos Nerds, todos Nós Nerds.

Informe Publicitário
Adquira já

 

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.