5 de julho de 2024
Escute este Post
EscritosPapo de Bar

Papo de Bar: Uma Grande Jornada

Existem diversos estilos de jogos para agradar todos os públicos. Para aqueles momentos de raiva e fúria um bom hack’n’slash para desestressar. Ou quando queremos dar aquela relaxada e jogar uma pelada com os amigos, ou com estranhos na internet. Enfim, há uma infinidade de situações que nos levam aos vídeo games.

Particularmente adoro uma boa história. Por isso a minha escolha são os RPG, mais especificamente os JRPG, ou jogos nesse estilo produzidos no Japão. Já são mais de 20 anos jogando esses games nos mais diversos consoles, mas dentre todos, um em particular roubou o posto de melhor história, Chrono Trigger.

No game nós basicamente seguimos o Crono, o personagem principal sem falas que se envolve em uma grande aventura através dos tempos na tentativa de salvar o mundo. Basicamente é isso. Clichê para caramba, mas será que é bem assim mesmo?

Alguns meses atrás eu assisti um vídeo, que infelizmente eu não me lembro o canal, que dizia que a história do game nada mais é do que uma grande sequência de clímax. Um dos exemplos que ele deu foi que em uma passagem por 600 A.D. uma ponte está sendo construída, e temos que levar suprimentos para os soldados que estão trabalhando nela. Após idas e vindas no tempo, quando voltamos àquele tempo, a ponte está completa e podemos seguir a jornada. Resumindo, o game é excelente, pois não é necessário esperar a construção ou surgimento de nada, já que vamos diretamente para os finalmentes de cada uma das eras do jogo.

Tentei não dar muitos spoilers, pois, acredito que todos deveriam jogá-lo. A jornada de Crono é maravilhosa por uma série de motivos, a ideia de viagem no tempo aqui é tão bem explorada e serve de exemplos até hoje. Absolutamente tudo o que é feito no passado acaba afetando o futuro de alguma maneira, e é essa a grande magia dessa jornada.

Por falar em magia, o game foi desenvolvido por um verdadeiro Dream Team, o quarteto Hironobu Sakaguchi (pai da franquia Final Fantasy) Yuji Horii (pai de Dragon Quest), Akira Toriyama (pai de Dragon Ball) e Nobuo Uematsu (lendário compositor). Essa era uma época onde os desenvolvedores eram verdadeiras estrelas. E juntar essas lendas para trabalhar em um mesmo jogo, era algo verdadeiramente difícil.

Atualmente não me vem a cabeça nenhum desenvolvedor que se destaque por seu trabalho (ok, tem o HIdeo Kojima, mas ele já trabalha na indústria a mais de 30 anos). O que vemos são estúdios sendo aclamados, como o Ninja Theory (recém adquirido pela Microsoft) que trabalhou com o elogiadíssimo Hellblade.

Chrono Trigger é uma obra cujas palavras me faltam para expressar todo o meu sentimento e devoção pelo game. Ele não só me apresentou ao seu próprio universo como para o mundo dos RPG de maneira magistral. A partir dele que procurei outros games, como Final Fantasy IX e Grandia, que serão debatidos aqui em datas posteriores.

Fica aqui o meu pequeno relato. Se você ainda não teve a oportunidade de apreciar a aventura de Crono e sua turma através das eras, por favor, corrija esse erro. O game está disponível para os celulares, então faça um favor a si mesmo e mergulhe nessa aventura. Sofra com Frog, se arrisque com o Robo e tenha sempre seus ideais com Lucca. Mais do que uma grande jornada, esse game é uma ótima lição, cujas palavras desaparecem, sempre que tento expressar o quão bom ele é.

Um forte abraço.

Adquira já

        

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Ailton Bueno

Um treinador de Pokémon aposentado que abandonou a carreira para escrever sobre joguinhos. Nos tempos livres, eu me enveredo pelos mais longos JRPGs que encontro e perco várias horas treinando explorando os mundos.

One thought on “Papo de Bar: Uma Grande Jornada

  • Realmente esse jogo é uma obra de arte quando eu joguei ele ja tinha ps2 mas mesmo assim me surpreendeu e ainda tem varios finais

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.