1 de julho de 2024
Escute este Post
Notícias

Qualcomm o Futuro dos Games em Smartphones

Leia a entrevista com o Sr. Hélio Oyama, diretor de engenharia da Qualcomm e conheça alguns projetos da empresa

Em tempos de isolamento social por causa do coronavírus, um dos divertimentos da garotada é o bom e velho game. Mas agora não é necessário um console ou computador: é possível ter jogos ultra avançados, com excelente qualidade gráfica e longa  duração de bateria na palma da mão, pelo smartphone.

Isso só é possível graças a plataformas móveis como o Snapdragon 865, que traz um conjunto de tecnologias que colocam os jogos em smartphones no mesmo patamar que o dos desktops. Um desses recursos é o suporte a monitores e jogos de 144 Hz, capazes de fornecer 144 quadros por segundo (fps) para jogos rodando gráficos super suaves. Quanto mais quadros por segundo, mais fluida a aparência e a sensação do jogo.

A essência desta experiência de jogo está na GPU (unidade de processamento gráfico) do Snapdragon, a Qualcomm Adreno. A GPU Adreno é a parte do Snapdragon que cria gráficos incríveis, para que seja possível jogar com movimentos super suaves e em HDR (High Dynamic Range) que permite usar mais de um bilhão de tons de cor que se traduz em alta qualidade gráfica e realismo aos jogos.

E para saber um pouco mais sobre a Qualcomm e seus planos para o futuro, fizemos uma entrevista com o Sr. Hélio Oyama, diretor de engenharia da Qualcomm.

1 – Quais marcas de smartphones usam a GPU Qualcomm Adreno?

A GPU Adreno é usado pelos principais e mais importantes marcas de smartphones do mercado. Podemos citar alguns tais como Samsung, Motorola, OnePlus, Meizu, Xiaomi, entre outros. A Qualcomm anunciou na última semana o lançamento do seu mais novo chip para smartphones, o Snapdragon 768G, uma sequência sucessora do Snapdragon 765G. O primeiro smartphone com o novo chipset é o Redmi K30 5G Racing Edition, da Xiaomi.

2 – O Qualcomm® Snapdragon ™ Elite Gaming é capaz de enviar para uma TV com a mesma performance que no smartphone? Qual seria a perda, caso tenha?

O Qualcomm® Snapdragon ™ Elite Gaming é um aspecto fundamental para transformar os dispositivos móveis premium em poderosas máquinas de jogos. Com um arsenal completo de recursos de hardware e software otimizados para jogos e totalmente integrados nas plataformas móveis Snapdragon, os usuários terão uma excelente experiencia de jogo com interações fluidas, desempenho superior, resposta rápida e excelente qualidade gráfica e de áudio.

O novo chipset tem incorporado o Desktop Foward Rendering, conjunto de tecnologias que buscam trazer o nível de qualidade gráfica presentes nos consoles e computadores gamers aos celulares. Ele inclui otimizações para múltiplos recursos gráficos conhecidos dessas plataformas high-end para jogos, como efeitos de Profundidade de campo, Luzes múltiplas dinâmicos, Reflexos planos e Desfoque de movimento.

3 – Quais são os maiores problemas enfrentados hoje em plena quarentena?

O consumo de internet aumentou 30%, de acordo com o Sinditelebrasil e é um dos maiores desafios enfrentados durante a pandemia. Com parte da população em casa, por conta da pandemia, a internet é uma ferramenta necessária para o home-ofiice, assim como para estudar, assistir filmes, jogar games e ouvir música. Tecnologias como Wi-Fi Mesh ajudam a otimizar as conexões e a qualidade do sinal. É bastante simples montar uma rede Mesh em casa. Basicamente, são necessários alguns roteadores (geralmente 2 ou 3) instalados em pontos determinados pelo usuário. Assim que todos estiverem ligados e configurados, o sinal será transmitido para melhorar a área de cobertura.

A solução permite uma melhora significativa na intensidade do sinal em todos os cômodos, além de ser uma estrutura fundamental para projetos de casas inteligentes, uma vez que facilita a conectividade entre múltiplos equipamentos e utensílios que passarão a operar na Internet das Coisas. Dessa forma, a experiência do usuário no uso da rede Wi-Fi alcançará um novo patamar de qualidade, necessário quando se trata de um consumo massivo de dados.

4 – Você acha que nos próximos anos os smartphones vão tomar parte do mercado de consoles?

Este fato já é uma realidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Altman Vilandrie & Company, para determinar preferências e tendências dos gamers, 70% dos usuários nos EUA jogam games pelo smartphone, o que demonstra o domínio dos smartphones no mercado de games.

5 – Os games em nuvem vão alavancar a venda de smartphones mais poderosos, a Qualcomm pretende investir em periféricos para games de smartphones?

Sem dúvida, à medida em que a demanda por cloud gaming se intensificar, a procura por smartphones topo de linha aumentará proporcionalmente. Para que os jogos em nuvem proporcionem, de fato, uma excelente experiência, alguns requisitos técnicos são necessários. Um deles é um modem de última geração, compatível com a rede 5G, que diminui significamente a latência – tempo de resposta. Além disso, hardware e software precisam ser otimizados para transformar os smartphones em máquinas poderosas de games.

6 – Quais as próximas tecnologias podem virar padrão de jogos móveis? Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Jogos em Redes Bluetooth ou outras?

Os dispositivos moveis tem evoluído cada vez mais aprimorando a qualidade da imagem, som, assim como a interatividade. Oculos de Realidade Virtual/Aumentada certamente é uma tendência pois aumenta e muito a experiencia do usuário. Neste aspecto, a Qualcomm já disponibiliza por exemplo, o Oculus Quest, o primeiro sistema de jogos VR completo da Oculus, que oferece uma experiência totalmente unificada. Ele usa a tecnologia de sensor Oculus Insight e os controladores Oculus Touch para converter seus movimentos em VR com alta precisão e baixa latência, para que você possa se sentir totalmente imerso no jogo. Ao remover cabos e sensores externos de rastreamento, o Oculus Quest permite que você configure um espaço de jogo com facilidade em quase qualquer lugar para uma experiência imersiva inédita para jogar. Os óculos de AR irão permitir que jogadores persigam personagens virtuais em um parque, por exemplo, trazendo ainda mais interatividade para os jogos.

Informe Publicitário
Adquira já

 

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.