24 de fevereiro de 2024
Escute este Post
Notícias

Samsung – Alunos Vencedores do Solve for Tomorrow

Na sua décima edição no Brasil, realizada em 2023, o programa de cidadania corporativa Solve For Tomorrow, da Samsung, reconheceu estudantes de escolas públicas por seus projetos inovadores baseados na abordagem STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Duas equipes do estado do Maranhão, na região Nordeste do país, se destacaram, desenvolvendo protótipos sustentáveis para beneficiar suas comunidades. Conheça algumas curiosidades sobre os projetos maranhenses que conquistaram o 2º e 3º lugares entre os Vencedores Nacionais desta edição do programa.Samsung. Imagem ilustrativa

Os alunos do Centro de Ensino Antero Câmara Penha, na comunidade Jacaré, em Penalva, apresentaram um projeto que visa à produção de biogás e biofertilizante como alternativa sustentável para a comunidade local. Buscando ajudar pessoas com baixo poder aquisitivo e reduzir a poluição causada pelo gás de cozinha convencional, eles utilizaram uma vegetação típica da região, conhecida como Eichhornia crassipes ou aguapé, na produção do biogás. Essa planta prolifera nas vias navegáveis usadas pela população para acessar áreas rurais de difícil alcance. Para mais detalhes sobre o projeto premiado, clique aqui.

Outra equipe premiada no Solve For Tomorrow foi a do Centro de Ensino Casemiro de Abreu, em Tutóia. Eles desenvolveram um projeto para a produção de um combustível sólido de alto rendimento, utilizando cascas de coco e serragem. A inspiração surgiu quando o professor desafiou os alunos a criar soluções inteligentes com produtos típicos da região, como coco, camarão e mandioca. Ao escolher o coco para a produção do combustível, os alunos também exploraram possíveis melhorias, como o uso do Nin Indiano, com propriedades repelentes, para criar um protótipo capaz de afastar mosquitos. Para mais informações, clique aqui.

“O Nordeste tem se destacado nas edições do Solve For Tomorrow, e em 2023, tivemos quatro projetos vencedores na região, sendo dois deles do Maranhão. Isso reflete o potencial científico e inovador do Estado”, destaca Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos muito satisfeitos com os projetos desenvolvidos e felizes por seu merecido reconhecimento. Esperamos ver cada vez mais estudantes do Maranhão nas próximas edições do programa.”

“O Solve for Tomorrow Brasil, ao longo de seus dez anos, sempre incentivou a participação de escolas públicas em todo o país”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do programa. “Em 2023, os projetos das equipes de Penalva e Tutóia foram premiados por se destacarem, entre outros aspectos, pela relevância, pelo potencial transformador, pelas habilidades mobilizadas e pelo caráter inovador.”

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.