24 de julho de 2024
Escute este Post
Notícias

Samsung Divulga Entrevista com Lucia Bittar

Leiam a seguir a entrevista com a diretora de Marketing da área de Mobile Experience da Samsung Brasil, Lucia Bittar.

Samsung. Foto de Lucia Bittar
Lucia Bittar é diretora de marketing de Mobile Experience da Samsung Brasil

Trabalhar na Indústria da Tecnologia é Entregar Facilidades para a Vida das Pessoas

A executiva fala sobre sua rotina de trabalho na Samsung e dá dicas importantes para quem deseja ingressar na área de marketing

A nova entrevista da Samsung Newsroom Brasil traz uma conversa sobre o marketing aplicado à indústria de tecnologia. Com uma perspectiva única sobre mercado, desafios e carreira, a diretora de marketing de Mobile Experience da Samsung Brasil, Lucia Bittar, apontou competências essenciais para os profissionais de marketing e falou sobre a importância de implementar ações com foco em diversidade e inclusão para alcançar objetivos corporativos e individuais. A entrevista completa você acompanha abaixo.

Banner da parceria com No Ping.

Newsroom: Fale sobre o início da sua carreira. Como surgiu o interesse pela área de Marketing?

Lucia: Estava na faculdade e comecei o estágio graças a um amigo. Ele achava que eu tinha perfil para trabalhar na mesma empresa que ele, então participei do processo seletivo para o programa de estágio e fui aceita. Foi uma coincidência muito positiva porque, quando somos mais novos, a gente não conhece muito bem o trabalho e como ele é feito.

A essência do marketing é se conectar com o consumidor e, apesar de comum para todas as empresas, a forma de atuar é diferente em cada companhia e área de atuação. No início da minha carreira, atuei muito em células de desenvolvimento de produto, que passavam pelo entendimento do consumidor, pela concepção do produto e, por fim, pela etapa de definição da comunicação. Foi uma experiência enriquecedora porque aprendi como o marketing pode ter participação ativa no desenvolvimento de projetos e interação com as demais áreas. Isso me deu uma visão ampla sobre os processos. A minha experiência seguinte foi uma verdadeira escola de Comunicação, na qual tive muitos treinamentos sobre posicionamento e construção de marcas.

Em um dado momento quis aprofundar minha experiência em serviços, pois achava interessante o contato direto com o consumidor. Até então, eu só havia atuado na indústria, que não tem esse contato tão direto, pois tem os varejistas como intermediários. Comecei, então, em uma empresa na área de turismo, na qual fiquei por alguns anos até o meio da pandemia e foi muito interessante porque tive muita interação com o público. Até que cheguei à Samsung em 2021.Samsung. Imagem ilustrativa

Newsroom: Sua jornada na Samsung começou recentemente. O que faz você se identificar com a empresa? Como é trabalhar na área de tecnologia?

Lucia: Eu nunca me imaginei trabalhando com tecnologia, mas fiquei interessada em fazer parte do time Samsung, principalmente porque se trata de um setor focado em inovação e, claro, por ser uma marca muito forte no mercado global. No Brasil, a marca também é uma das mais influentes e reconhecida por criar produtos e ações inovadoras. O mais interessante é que a Samsung trabalha para estar à frente em tudo que faz, e não apenas em tecnologia. Existe também uma abertura para ações “fora da caixa”, bem como uma valorização da prática de pensar e fazer diferente. Me identifico bastante com essa possibilidade de fazer coisas novas.

Outra coisa que me chama a atenção é que, apesar das mudanças que ocorrem ao longo dos anos, o entendimento do consumidor e a criatividade continuam sendo a essência do marketing. Com isso, estamos sempre encontrando novas maneiras de falar com eles, com cada vez mais pontos de contato e um universo digital gigantesco, que nos permite medir resultados de campanha muito rapidamente. Acredito que o marketing está caminhando para um aspecto mais analítico, com foco em dados, e a Samsung tem um investimento bem relevante nesse sentido. Essa também é uma das coisas que me motiva: usar dados para entregar valor sem perder a criatividade, o engajamento e a excelência no atendimento aos clientes, que são a base do marketing.

Newsroom: A indústria tecnológica tem uma forte presença masculina. Como você se sente ocupando um cargo de liderança nesse meio?

Lucia: Ainda existe essa diferença, mas já vejo uma mudança muito grande – estamos evoluindo rapidamente. Na Samsung, vejo que nós mulheres temos voz ativa e bastante abertura para opinar, sempre com muito respeito de ambos os lados. No programa Mulheres na Liderança e no Comitê de Mulheres, estimulamos o cuidado e o acolhimento. Um exemplo disso é com as mulheres que voltam da licença-maternidade. Há outros perfis que exigem acolhimento e nós buscamos entender as demandas de cada uma das pessoas para saber como e em quais áreas podemos contribuir.

Além disso, existe um movimento importante para trazer pessoas com diferentes perfis. Dou como exemplo meu próprio time, que é composto por pessoas de diferentes gêneros, perfis, raça e idades. A diversidade em todos os ambientes é essencial.Samsung. Imagem ilustrativa

Acredito que um ponto importante para promover diversidade é sensibilizar as pessoas para o tema e, na Samsung, nós temos implementado cada vez mais essa prática. Seja no Comitê ou em quaisquer outros espaços de conversa, essas trocas nos fazem entender realidades diferentes das nossas. Particularmente, acredito muito no poder da conversa, e a troca entre diferentes grupos traz mudanças muito positivas, mesmo que não aconteçam da noite para o dia.

Newsroom: Fale um pouco sobre o seu dia a dia. Qual é a parte mais prazerosa e a mais desafiadora do seu trabalho e por quê?

Lucia: A mais prazerosa é pensar e desenvolver projetos. Eu adoro entender o consumidor e desenvolver algo com base em seus interesses, necessidades e desejos. Também gosto muito do processo, que inclui interações com as demais áreas, produção de briefings e contato com parceiros. É muito gostoso dedicar meu tempo a isso.

A parte mais desafiadora, que ainda estou me acostumando, é a questão cultural. É ainda muito presente na minha rotina a bagagem que trouxe das minhas experiências anteriores. E sei que isso exige um pouco mais de tempo. É desafiador porque eu cheguei ano passado e existe uma curva de aprendizado que leva tempo.

Newsroom: Na sua opinião, quais são os principais desafios e oportunidades no mercado de tecnologia atualmente?

Lucia: A principal oportunidade é estarmos em uma indústria de mudança constante e que evolui muito rapidamente. Do meu ponto de vista, essas mudanças abrem portas gigantes. Além disso, a tecnologia traz muitos benefícios para as pessoas. Eu realmente acredito que trabalhar nesta indústria é entregar facilidades para a vida das pessoas.Samsung. Imagem ilustrativa

E o desafio é a velocidade. Os produtos são diversos, inovadores e com muitas funções. Às vezes, é difícil acompanhar e lembrar de tudo. Então, acredito que o maior desafio é que as coisas mudam bem mais rápido em comparação a outros setores. Acaba sendo desafio por um lado, mas uma super oportunidade por outro.

Newsroom: A Samsung e muitas outras empresas adotaram o modelo híbrido de trabalho. Como o Ecossistema Galaxy e os demais produtos e serviços da marca acompanham o consumidor nessa nova realidade?

Lucia: A tecnologia em si é crucial para essa nova forma de viver. E a Samsung, como sempre, está atenta às tendências e necessidades dos consumidores. Hoje em dia, acredito que o Ecossistema Galaxy permite que o usuário carregue em seu smartphone todo o seu material de escritório, podendo acessá-lo de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, trazendo assim muitas facilidades. Vejo esses recursos também como uma forma de estreitar relações com pessoas distantes, que não podemos ver com frequência, mas podemos conversar em uma chamada de vídeo, por exemplo. A Samsung foi a primeira a introduzir smartphones de tela grande e, agora, repetimos esse pioneirismo com a categoria de dobráveis. Para a próxima década, a experiência do consumidor está ligada diretamente a conectividade entre os aparelhos e os produtos da Samsung são o hub central capaz de unir todos em um único ecossistema.

Um exemplo com base em minha própria experiência é que eu não tinha o habito de usar fones de ouvido para trabalhar, mas descobri que são grandes aliados na minha rotina. Principalmente porque, em lugares com muito barulho, consigo bloquear o som externo para me concentrar. Eles ajudam a me manter “imersa no meu mundo” quando preciso. Além disso, existem outras facilidades, como a conexão com meu smartphone para atender ligações, por exemplo.

Falando de outro produto com foco nessa realidade, o recém-lançado Galaxy Z Fold4 5G é impressionante. Ele abre vários aplicativos ao mesmo tempo e permite, inclusive, que o usuário faça anotações enquanto assiste a uma apresentação importante. Imagine que você mora longe do trabalho, mas no caminho pode se conectar de qualquer lugar, seja para uma reunião profissional ou para falar com a família. Eu mesma já fiz reuniões com professores da escola dos meus filhos porque não pude estar presencialmente.Samsung. Imagem ilustrativa

Newsroom: Quais características um bom profissional de Marketing e Comunicação deve ter e quais dicas você dá para quem deseja ingressar na área?

Lucia: O bom profissional de marketing deve olhar o todo. Ele precisa entender o consumidor, mas também os canais em que a empresa está inserida, como é feita a interação nesses meios e ter uma visão holística dos processos. Também tem o papel de desafiar e trazer ideias novas com uma visão ampla de dentro e de fora da companhia. A capacidade analítica também é necessária, pois atualmente temos muitos dados a serem observados para entender o comportamento do consumidor e transformá-lo em planos de ação eficientes.

As dicas que dou para quem deseja trabalhar na área é se comprometer com o próprio conhecimento e buscar aprendizado o tempo todo, até com coisas que parecem mínimas. Sempre temos a oportunidade de aprender com pessoas próximas a nós e isso nos dá oportunidade para fazer coisas diferentes. Conversar é muito importante nesse sentido, pois perguntar e procurar entender o outro é uma experiência enriquecedora.

Newsroom: Fale sobre alguma característica da sua personalidade que contribui para o seu desempenho no trabalho.

Lucia: Tenho paixão pelas coisas, principalmente a parte de projeto dos negócios. É algo que me interessa bastante. Fazer as coisas acontecerem e colocar os planos na rua é o que me dá prazer porque sei que faz diferença. Ajudar alguém, da forma que for, é o que me dá um propósito. Disciplina também. Fui criada em uma família que sempre exigiu muito e, por isso, tenho facilidade em respeitar horários e rotinas. No fim das contas, é algo que se resume em um comprometimento que me ajuda muito no dia a dia.Samsung. Imagem ilustrativa

Newsroom: Quem é Lucia Bittar fora da Samsung? O que faz nas horas livres e o que a deixa feliz?

Lucia: Ainda no escopo de trabalho, participo de debates na área de marketing em instituições como a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Câmara de Comércio Brasil–Estados Unidos, então sempre tiro algumas horinhas da minha semana para isso. É uma troca bacana porque me ajuda a descobrir o que tem sido feito, permitindo que eu aprofunde meus conhecimentos. Eu me atualizo, leio e aprendo sempre porque é uma área que muda e evolui rapidamente, então essas entregas pontuais também são momentos de capacitação para mim.

Tenho uma vida bem tranquila. Sou uma pessoa muito ligada à família e temos uma dinâmica muito legal. Gosto de ficar em casa, passando um tempo com meus filhos e meu marido. Somos em muitos porque fui criada com meus primos e nós temos um relacionamento bacana mesmo depois de adultos. Também gosto muito de corrida e de estar em contato com a natureza. Tenho o hábito de sair todo fim de semana para caminhar com minha filha. É um momento de interação que criamos para colocar o papo em dia.

No fim das contas, a dinâmica que temos me faz perceber que eles me valorizam muito como mãe, o que torna tudo ainda mais especial.

Banner de parceria com Brasil Game Show

Informe Publicitário

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.