11 de dezembro de 2023
Escute este Post
Notícias

Samsung Equipes Prontas para o Solve For Tomorrow

Equipes de todo o país já estão trabalhando em projetos inovadores para o programa de cidadania corporativa da Samsung

A próxima edição do Solve For Tomorrow já está movimentando alunos e professores de escolas públicas em todo o Brasil. Desde que o programa global de Cidadania Corporativa da Samsung chegou ao país em 2014, ele já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas em 9 edições. Grupos de estudantes de diferentes estados estão se mobilizando para criar soluções inovadoras a serem apresentadas no momento da inscrição.Samsung. Imagem ilustrativa

Espere na Próxima Edição

Na Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada em São Carlos, interior de São Paulo, há um planejamento para que mais professores participem da próxima edição do programa. Além disso, os educadores e a direção têm uma meta para que a escola seja cada vez mais sustentável. Por isso, é provável que os projetos da instituição sigam essa linha. Uma das professoras de química da escola, Barbara Guedes Rodrigues, afirma que já tem uma equipe trabalhando na ideia de um protótipo com foco em sustentabilidade e saúde. “Estamos estudando um projeto que une reciclagem e atividade adaptada. Ele está alinhado com outras disciplinas da escola”, explica.

Na Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, em Coari (AM), pelo menos trinta alunos já mostraram interesse em participar da próxima edição do Solve For Tomorrow Brasil. Até o momento, já foram discutidos projetos com foco em sustentabilidade, produção alternativa de alimentos e biotecnologia. Segundo o professor de biologia Fabio Cano, estão sendo trabalhadas ideias que contemplam a criação de uma horta, um aparelho de eletroforese e um projeto de hidrelétrica. “Já demos início a seis projetos inéditos e demos continuidade a um outro protótipo desenvolvido anteriormente por uma das equipes da escola”, afirma.

Em Manacapuru (AM), os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré se preparam desde a 9ª edição realizada em 2022. ‘A escola vem se preparando desde o fim do ano letivo de 2022, estimulando os alunos com ideias a serem pesquisadas e rodas de conversa com a equipe finalista da última edição’, afirma o professor Galileu da Silva Pires. Ele conta ainda que já existem dois projetos em desenvolvimento na escola. Um deles já está em etapa bem avançada de prototipagem e outro em processo de testes em campo. “É provável que os protótipos inscritos alcancem as áreas socioeconômica, ambiental e de saúde, que são exemplos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, acrescenta.

A Escola Estadual Professor José Vieira Macedo Junior, localizada em São José dos Campos (SP), está se preparando para a próxima edição do Solve For Tomorrow Brasil com projetos inovadores. Segundo o professor de física da escola, Rafael Augusto Pereira dos Santos, os alunos estão trabalhando em projetos que envolvem tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual e auditiva e também projetos voltados para a sustentabilidade ambiental. “Estamos trabalhando em dois projetos principais: um aplicativo para ajudar pessoas com deficiência visual a identificar objetos e outro projeto voltado para a sustentabilidade ambiental”, explica.

“O processo de pesquisa que antecede a fase de testes e a criação final dos protótipos é muito importante para o avanço dos projetos”, declara Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Em nove edições, o Solve For Tomorrow Brasil contou com protótipos altamente inteligentes, inovadores e efetivos, desenvolvidos por alunos e professores com alta capacidade criativa. Esse histórico é um dos motivos pelos quais elevamos as nossas expectativas para a próxima edição”.

“É muito interessante como a participação no Solve for Tomorrow Brasil e a expectativa para as próximas edições, ano após ano, estimulam as escolas a adotarem de maneira mais ampla o trabalho por projetos, de forma a aprimorar essa prática e engajar cada vez mais docentes e estudantes”, analisa Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral da iniciativa. “Assim, um dos legados de cada edição é o aperfeiçoamento do olhar para a conexão entre os conteúdos escolares e a vida real, com seus desafios”.

Sabia Mais Sobre o Solve of Tomorrow

O Solve For Tomorrow, presente no Brasil desde 2014, realizou sua 9ª edição com uma programação variada composta por webinars, workshops e mentorias que auxiliaram os participantes a alcançarem seus objetivos ao aplicarem melhorias em seus projetos. Desde sua criação, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. Em 2022, houve um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação com o ano anterior.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow da Samsung é composta por uma rede de parceiros, incluindo a representação da UNESCO no Brasil, a Todos pela Educação e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), bem como o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Para obter mais informações sobre o programa, acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br ou siga o Solve For Tomorrow nas redes sociais, onde a iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube. Samsung

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d