30 de maio de 2024
Escute este Post
Notícias

Samsung – Solve of Tomorrow Continua a Crescer

A Samsung impactou mais de 6 mil escolas públicas com seu programa de educação. Em 2023 realiza a 10ª edição no Brasil, tendo resultados positivos desde 2014. Conheça o balanço.

O programa de cidadania corporativa “Solve For Tomorrow”, da Samsung, já atingiu mais de 6 mil escolas públicas no Brasil. Coordenado pelo Cenpec, a iniciativa estimula alunos e professores a desenvolver soluções inovadoras na abordagem STEM.Solve for Tomorrow. Imagem de divulgação

O Solve For Tomorrow tem sido uma forma da Samsung reconhecer e apoiar as soluções criativas e inovadoras de alunos e professores para melhorar a sociedade e o planeta. Desde 2014, quando foi anunciada a primeira edição brasileira, o programa tem sido um sucesso, registrando uma história de impacto positivo na educação.

Banner da parceria com No Ping.
Resultados do Solve of Tomorrow

O Solve For Tomorrow, programa de cidadania corporativa da Samsung, apresentou uma evolução impressionante desde a primeira edição. Um comparativo revela um aumento de 402% no número de projetos inscritos e um crescimento de 809% no número de professores participantes ao longo dos últimos nove anos.

Além disso, houve um aumento de 28% no número de escolas inscritas em todas as edições do programa. Estes números refletem o sucesso e a popularidade do Solve For Tomorrow, que tem sido uma plataforma para estimular alunos e professores a desenvolverem soluções inovadoras e criativas na abordagem STEM.

“A programação do Solve For Tomorrow é permeada de acordo com o contexto educacional do país, trazendo ações específicas, oferecendo materiais e experiências que colaboram para o surgimento de soluções de impacto, capazes de contribuir com a sociedade e as comunidades em que vivem os alunos e professores envolvidos”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. E complementa: “Para aqueles interessados no tema, mas que não participam da iniciativa por meio de um projeto inscrito, também são disponibilizadas na plataforma do Solve for Tomorrow materiais gratuitos com base nas temáticas relacionadas à iniciativa. São conteúdos acadêmicos abertos ao público em geral”.

“A cada edição, o Solve For Tomorrow estabelece um diálogo direto com os desafios reais do cotidiano dos estudantes. Nesta última, por exemplo, foram muitos os projetos que abordaram questões sobre sustentabilidade, educação e saúde, temas em alta no contexto em que vivemos. Então, de muitas maneiras, o Prêmio reforça o potencial da nossa juventude para inovar e transformar positivamente a sua realidade. Trata-se de uma iniciativa realmente comprometida com o enfrentamento das desigualdades”, afirma Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec.

Mentoria

Na 7ª edição do Solve For Tomorrow, realizada em 2020, o programa incluiu iniciativas digitais para aprimorar os projetos das equipes. Na oportunidade, cursos online, webinars e sessões de mentoria foram disponibilizados para as 20 equipes semifinalistas e as 10 finalistas, com o suporte de mentores e especialistas voluntários da Samsung.

Já na edição de 2022, as mentorias foram ampliadas e disponibilizadas desde a primeira etapa do programa, possibilitando um acompanhamento mais próximo dos alunos e professores no período de inscrições, aumentando suas chances de sucesso na competição. Professoras e professores participantes das últimas edições compartilham que as mentorias foram fundamentais para o desenvolvimento dos projetos e dos alunos, e que a experiência foi muito positiva.

“A mentoria é um forte apoio teórico e metodológico para refletirmos, ela auxilia a equipe e complementa o projeto”, afirma Minelly Azevedo da Silva, professora de química da equipe que ficou em 2º lugar entre os vencedores nacionais da 9ª edição do programa.

Já para a professora de anatomia e fisiologia Pachiele da Silva Cabral, orientadora da equipe de Araci, Bahia, que ficou entre os mais votados pelo júri popular também na 9ª edição do programa, as mentorias foram importantes para lidar com as dificuldades no processo de criação do protótipo. “É muito bom porque às vezes chegamos com uma ideia e o mentor levanta questionamentos e orientações importantes para que tenhamos um protótipo em mãos. Ele mostra o caminho, nos fazendo repensar o que é possível dentro das nossas limitações”.

Estados com Maior Destaque

Desde a primeira edição, o Nordeste tem sido a região de maior destaque no Solve For Tomorrow Brasil. O estado do Ceará é o líder na lista de Vencedores Nacionais, com Cascavel sendo o município com mais vitórias. São Paulo e Pernambuco ocupam as próximas posições em relação ao número de projetos vencedores. Abaixo está a lista de municípios classificados como Vencedores Nacionais e Juri Popular em todas as edições até hoje:

  • Ceará – Total de prêmios: 12
    • 2014: Martinópole – Júri Popular
    • 2015: Granja – Vencedores Nacionais
    • 2016: Granja – Júri Popular
    • 2017: Granja e Cascavel – Vencedores Nacionais
    • 2018: Cascavel – Vencedores Nacionais
    • 2019 e 2020: Cascavel – Vencedores Nacionais (1º e 2º lugar)
    • 2021: Crateús – Vencedores Nacionais (2º lugar)
    • 2022: Cascavel – Vencedores Nacionais (1º lugar)
  • São Paulo – Total de prêmios: 6 – Vencedores Nacionais
    • 2014: Cerqueira César
    • 2015 e 2016: Iguape
    • 2019: Franca (3º lugar)
    • 2021: São Carlos (1º lugar)
  • Pernambuco – Total de prêmios: 5 – Vencedores Nacionais
    • 2014: Petrolândia
    • 2016: Jatobá
    • 2018: Salgueiro
    • 2020: Recife (3º lugar)
    • 2021: Flores (3º lugar)

Acesse o site oficial para saber mais sobre o Solve of Tomorrow.

Banner de parceria com Brasil Game Show

Informe Publicitário

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.