17 de julho de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

Save Me Teacher – Games Ajudam a Aprender Inglês?

O Nós Nerds teve o prazer de entrevistar Carla D’Elia, fundadora da Save Me Teacher, professora de inglês há mais de 20 anos, que tem por seu maior objetivo desmistificar a crença sobre o inglês no trabalho e desenvolver a confiança e independência linguística.Save Me Teacher. Imagem ilustrativa

Nós Nerds: Carla, você acha que os jogos podem ajudar ou até mesmo ensinar outra língua?

Carla D’Elia: Com certeza os jogos são ótimos aliados para os estudantes de inglês. O motivo é que muitos games possuem as configurações neste idioma, já que é a língua mais falada do mundo. Por conta de os jogos envolverem tarefas repetitivas, se divertir com eles pode ajudar a reforçar o aprendizado. A repetição de palavras, frases e estruturas gramaticais em um contexto de game pode auxiliar a consolidar o conhecimento com o treinamento no dia a dia.

Além disso, os jogadores podem até não conhecerem alguma palavra naquele contexto específico, mas já que alguns jogos exigem resolução de problemas, pensamentos estratégicos e rápida tomada de decisões, o usuário aprende com facilidade o significado de palavras como “exit” (“sair”), por exemplo.

NN:Séries e Filmes podem ajudar neste aprendizado para a sonoridade das palavras?

CD: Com certeza, pois ao assistir a filmes e séries você treina a escuta. Se a pessoa conseguir ir além e treinar a repetição de trechos curtinhos, ela ainda treina a pronúncia. Gosto de dizer que não precisamos ter medo de falar em inglês, pois tudo é questão de prática. Além disso, temos o nosso sotaque e jeito brasileiro de falar, e buscar pelo perfeccionismo nem sempre é uma boa opção.

NN: Qual a maior dúvida dos gamers e alunos sobre o inglês nos jogos e séries?

CD: De forma geral, a questão principal é o medo de não entender algo que é dito.  Em jogos, isso poderia ter repercussão na performance do jogador e, em séries, na compreensão do enredo. Mas eu gosto de dizer que esse esforço a mais para entender o que é dito é algo que lá na frente vai ter um impacto muito positivo na compreensão do inglês.

NN: O que acaba sendo o maior problema ao tentar aprender sem uma base educacional?

CD: Não há problema em treinar o inglês sem base educacional, mas alguns pontos com certeza devem ser observados em relação ao aprendizado, como a falta de métodos adequados, organização pessoal e um cronograma que faça sentido para cada etapa do ensino. Além disso, querer aprender apenas jogando muitas vezes frustrará o aluno, pois não existem conteúdos para aprender inglês nos games, apenas treinar. O que acontece é que nossa mente grava palavras e aí conseguimos falar e ligar a algumas frases. Porém, não é o suficiente e muito menos substituirá um ensino de qualidade. É por isso que sempre falo que os games são complementos no aprendizado. Assim como músicas, séries e filmes, mas aqui também existem as licenças poéticas e isso pode levar ao erro se usadas palavras/frases em contextos diferentes, como no trabalho.Save Me Teacher. Imagem ilustrativa

NN: Você acredita que sites e aplicativos podem superar um professor?

CD: Acredito que sites e aplicativos podem ser complementos para alunos que estudam com base e métodos eficientes para aprender inglês. Digo isso, pois o fato de treinar fora da aula/dia de estudo pode auxiliar e muito no processo de aprendizagem. Porém, nada substitui os educadores. Estudamos e sabemos o que melhor se encaixa no perfil dos nossos alunos e, com base nisso, montamos todo um cronograma de aula. Na Save Me Teacher, por exemplo, recomendamos que os alunos usem tecnologias para desenvolverem habilidades, como a pronúncia, mas temos professores disponíveis o tempo inteiro para cessar qualquer dúvida.

NN: E o futuro, você crê em um tradutor pessoal que vai fazer qualquer pessoa ser entendida em qualquer parte do mundo?

CD: Não é de hoje que muitas pessoas utilizam tradutores quando vão a outros países ou até mesmo para se comunicar por meio de chats. Porém, nada substitui a conversação real. Digo mais, é até frustrante para muitas pessoas não conseguirem falar em inglês. Por isso, sempre friso que somos capazes de ser bilingues. Todos, independentemente da idade, cor, raça ou formação, conseguimos aprender um novo idioma. A tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizado, mas não devemos depender dela para atingirmos novos patamares linguísticos e obter conhecimento.

NN: Me fale um pouco do Save me Teacher.

CD: A Save Me Teacher é uma plataforma que oferece cursos de inglês voltados para o trabalho. O Business English tem o poder de transformar carreiras e, consequentemente, garantir liberdade geográfica e financeira aos estudantes. A plataforma conta com seis opções de cursos atualmente, que têm como objetivo preparar o usuário para a rotina profissional, entrevistas de emprego na língua estrangeira, impulsionar o inglês, viagens internacionais, cursos preparatórios de proficiência, formulação do currículo, entre outras habilidades. Além disso, é possível encontrar consultorias sob medida. De forma didática, libertadora e rápida, sem a necessidade de formações de longa extensão, a Save Me Teacher já auxiliou mais de 7 mil alunos. Além disso, por meio das redes sociais, eu ofereço conteúdo simplificado e gratuito com dicas sobre o idioma. Save Me Teacher. Imagem ilustrativa

NN: Você pode gravar em áudio, pelo WhatsApp os títulos de séries e games a seguir?

CD: Gravei os áudios, mas gostaria de reforçar que no Brasil temos o direito de aportuguesar a pronúncia sem problema algum. O gringo quando fala uma marca brasileira no país dele fala do jeito dele, e tudo bem. As pronúncias abaixo são úteis para quando houver uma comunicação em inglês de fato com pessoas de outros países.

Call of Duty
Ninja Theory
Batman
Wolverine
Iron Man
Interestelar

 

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.