Escute este Post

Silt – Mistério e Morte nas Profundezas do Mar

Silt – Mistério e Morte nas Profundezas do Mar

Se é verdade que na Austrália tudo quer te matar, então Silt é a Austrália dos jogos submarinos. A morte é uma constante enquanto você resolve puzzles usando possessão num cenário submerso digno de um pesadelo do Tim Burton.

O jogo começa de forma misteriosa com você no controle de um mergulhador. Assim inicia sua jornada em um mundo submarino com artes lindamente bizarras e cenários tão enigmáticos quanto todo o jogo. Sem explicar praticamente nada, você precisa resolver puzzles ambientais para prosseguir em uma jornada de descobrimento. Acostume-se a morrer muito enquanto trilhar este caminho. Tudo neste oceano profundo quer e vai te matar, a tal ponto que você irá até estranhar quando isso não acontecer. A arte e o visual, todo em preto e branco e aparentemente desenhado à mão, são o ponto alto do jogo. Muitas vezes me pegava nadando mais devagar só para apreciar todos os detalhes dos cenários bem distintos de cada fase. O áudio não fica atrás. Ele é bem fiel aos sons reais, garantindo a imersão (trocadilho intencional) e dando a real sensação de se estar embaixo d’água respirando através de um equipamento de mergulho.

A movimentação do personagem é muito fluída (mais um trocadilho intencional) e mimetiza muito bem o deslocamento submarino, exceto pela virada do personagem no próprio eixo, a única coisa que me incomodou um pouco. Mas isso é puro preciosismo de alguém com experiência em mergulho de verdade. As mecânicas de possessão funcionam muito bem, assim como a movimentação  dos diversos animais possíveis de serem comandados. Controlá-los faz sentido para o andamento da história e integra muito bem com o gameplay. Minha única crítica é para uma parte próxima ao final do jogo, que exige muita agilidade de uma mecânica não tão precisa. Essa parte se torna extremamente frustrante e quebrou o ritmo e a experiência para mim. Mas é a única. Todo o resto funciona muito bem.Silt. Imagem de divulgação

Infelizmente o jogo não possui nenhuma função de acessibilidade e tem vários pontos que poderiam ter sido feitos de outra forma para melhorar este aspecto. Algo a ser pensado em um futuro patch ou para o próximo jogo do estúdio, o qual ficarei de olho para os próximos lançamentos.

Silt entrega uma experiência contemplativa, uma historia abstrata, com visual marcante e gameplay competente. Uma viagem obrigatória para fãs de jogos submarinos que vale a pena ser feita e ficará um bom tempo na sua memória.Silt. Imagem de divulgação

Você já jogou Silt? Gosta de jogos submarinos? Qual o seu preferido do gênero? Vamos falar mais sobre isso nos comentários ou no Twitter e me conte sua opinião.

Agradeço a Spiral Circus e a Fireshine Games pela cópia do jogo para avaliação. Silt Está disponível para PS4, PS5, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Nota do Editor: Christian Bernauer, deixou temporariamente seus afazeres para escrever esse post, por ser um amante do mar e mergulho. Atualmente ele atua como CEO da AbleGamers Brasil, sua outra paixão.

Informe Publicitário

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Christian R. Bernauer

Christian "Chrizeba" Bernauer é colaborador do Nós Nerds, gamer de coração, geek em tempo integral e pai entusiasmado.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.