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Trek to Yomi – Um Mergulho na Cultura Samurai

EscritosGames e Tech

Quando vi os trailers de Trek to Yomi, me lembrei rapidamente da série O Samurai Fugitivo (Kozure Ōkami), que mostra a desventuras de Ittô Ogami e seu filho Daigorō. A minha memória me traiu, pois a série não é em preto e branco, eu é que via em uma televisão preto e branco, guardada no quarto de minha avó..

Me lembrei da série, pois não existe muitas barras de vida, e cada golpe dado é um inimigo caído, lembrando o realismo do disparate de um samurai lutando contra um soldado comum no Japão Feudal.

Trek to Yomi. Capa do DVD da série O Lobo Solitário (Kozure Ōkami)
Capa do DVD da série O Lobo Solitário (Kozure Ōkami)

Trek to Yomi (produzido por Leonard Menchiari e Flying Wild Hog e publicado pela Devolver Digital) nos leva a acreditar que Yomi, do título, é um local comum do Japão, porém, é muito mais que isso. O jogo, que nos leva pela vida de Hiroki, que começa como um jovem aprendiz do Bushido, que tem sua aldeia atacada por vilões. Depois, de um corte temporal ele vai em busca de novos vilões que ameaçam sua vila, só para se enganado e ter de buscar sua vingança em Yomi.

Tre to Yomi. Um dos colecionáveis do jogo falando do Yomi.
Um dos colecionáveis do jogo falando do Yomi.

Yomi-no-Kuni é o submundo da religião Xintoísta, que diferente da visão ocidental, não existe torturas e nem sofrimento, porém, é o lugar de impurezas e profanações. Onde quem foi corrompido pelo mal passa um período para buscar sua redenção e elevação espiritual, conforme a concepção espiritual de religiões orientais.

Durante o jogo, você vai aprendendo vários golpes com sua katana (espada samurai), com se defender e contra atacar e também o uso de armas de longa distância, como arco e flecha e bo-shurikens (pequena facas de arremesso), em alguns combates, o jogo se entrega ao modo “gamer” e seus inimigos ganham barras de vida e para derrotá-los, é preciso um pouco mais de perícia nos combates.

Trek to Yomi. O Jogo começa no Dojo, com um treinamento.
O Jogo começa no Dojo, com um treinamento.

O jogo tem três finais, e eu só joguei um deles, o final do dever, no qual busquei a derrota do inimigo do game e proteger a aldeia.

A estética do game, em preto-e-branco, nos remete a grandes obras do cinema japonês, principalmente as de Akira Kurosawa, grande diretor de cinema, que contribuiu com clássicos como: Kagemusha (A Sombra de um Samurai), Yojimbo (O Guarda-Costas) e Ran (Os Senhores da Guerra). O que me deixou maravilhado com os tons de cinza colocados no game. Outra coisa que fez me envolver mais no game foram as falas em japonês, que dão mais força ao enredo do game.

Trek to Yomi. O trabalho de arte é impecável.
O trabalho de arte é impecável.

Trek-to-Yomi é uma experiência com vários níveis: um game de espadachins orientais, uma visão sobre o Bushido e um breve conhecimento do Xintoísmo. Jogue com a mente aberta e aprecie todas as camadas do game. Agradeço demais por poder testar esse game.

Joguei no Xbox Series S. O Jogo está disponível no Game Pass.

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Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

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