Escute este Post
Notícias

Vivo e BBF – Parceria Leva 4G para Nordeste do PA

A parceria reforça o seu compromisso no desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua e acelera a transformação digital da Companhia

A Telefônica Brasil, proprietária da marca Vivo e operadora líder no país com cerca de 112 milhões de acessos e a Brasil BioFuels (BBF), empresa brasileira que atua no agronegócio sustentável desde o cultivo da palma de óleo, trading, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável, firmam parceria para ampliar o ecossistema digital da BBF com conectividade móvel e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

O projeto, além de cobrir com internet 4G uma área de quase 1,7 mil Km² de área agrícola, inclui em sua infraestrutura as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar todas as aplicações em IoT do projeto. O processo de automação permitirá as mais modernas aplicações para rastreamento da frota logística, rastreamento da origem dos frutos, armazenamento de dados na nuvem, monitoramento climático, entre outras tecnologias. “Com a parceria, vamos atuar em linha com os conceitos e as melhores práticas da Indústria 4.0, aumentando a automação dos nossos processos e gerando mais eficiência em nossas operações”, destaca Milton Steagall, presidente da BBF. 

Banner da parceria com No Ping.
Além disso, a parceria poderá beneficiar habitantes que residem no entorno das operações da BBF, abrindo a oportunidade de acesso a uma internet mais rápida e com melhor conectividade.

O ganho tecnológico vai oferecer, ainda, mais segurança no trabalho, visto que a comunicação interna e externa ficará mais ágil, garantindo maior celeridade no tratamento das ocorrências relacionadas a saúde e segurança das equipes. O projeto prevê a instalação de 23 torres com tecnologia 4G até março de 2024; a primeira será ativada no município do Acará, com previsão de início de operações já em dezembro desse ano.  

No estado do Pará, a BBF possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados, mais de cinco mil colaboradores diretos, além de usinas de beneficiamento. O projeto irá melhorar a comunicação entre os colaboradores da empresa que atuam na atividade agrícola, aprimorará o controle operacional e aumentará a eficiência dos processos da empresa com gestão em tempo real. A BBF será responsável pelo investimento e gestão do projeto e a Vivo pela implantação e operacionalização de toda a infraestrutura.  

“Priorizamos levar às empresas, como é o caso da BBF, um amplo ecossistema de inovação ao agronegócio, que além da conectividade embarca soluções inteligentes e relevantes, que de fato ajudam a resolver os desafios de automatização do campo e de processos agroindustriais. Todos os projetos são integrados em plataformas exclusivas de gestão, com foco no aumento da produtividade com menor custo operacional e otimização de recursos”, explica o vice-presidente B2B da Vivo, Alex Salgado. 

Conectividade para Além da Empresa 

O projeto também reforça o compromisso da BBF no desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua, bem como localidades circunvizinhas, atendendo comunidades e povos tradicionais – indígenas e quilombolas – que vivem em localidades isoladas e que passarão a ter conectividade para melhor comunicação a partir da infraestrutura contratada pela BBF. 

A iniciativa ampliará o acesso à internet móvel de alta velocidade da Vivo em onze municípios paraenses: Abaetetuba, Moju, Igarape-Miri, Acará, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Tailândia, Barcarena, Aurora do Pará, São Domingos do Capim e Bujaru. A BBF mantém a operação em cinco dessas localidades com o cultivo da palma de óleo e com operação agroindustrial.  

“Este é um projeto inédito no mercado de Agronegócio da região Norte do Brasil e de alta complexidade, tendo em vista as grandes dimensões e peculiaridades das operações da BBF na região. Nossa empresa está investindo na combinação da agricultura com tecnologia, para impulsionar as melhores práticas ambientais, maximizar a eficiência de nossos negócios e ampliar o acesso à internet das comunidades vizinhas”, finaliza Steagall. 

Banner de parceria com Brasil Game Show

Informe Publicitário

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.