12 de junho de 2024
Escute este Post
Notícias

Vivo Keyd Stars e Projeto Fierce Realizam Pesquisa

Com o objetivo de conscientizar a comunidade, a pesquisa sobre toxicidade e diversidade marca um marco importante como a primeira iniciativa de âmbito nacional a contar com a participação direta de uma organização de esports

Em colaboração com a Vivo Keyd Stars, uma das principais organizações de esports do Brasil, o Projeto Fierce, uma iniciativa que promove coletivos de diversidade e inclusão e oferece consultoria dentro da indústria de jogos eletrônicos, desenvolveu o estudo intitulado “Pesquisa Diversidade, Inclusão e Toxicidade de 2023”. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a diversidade presente na comunidade de jogadores e analisar o comportamento das pessoas dentro do contexto dos jogos eletrônicos. Além disso, o estudo oferecerá informações relevantes sobre grupos minoritários envolvidos nesse universo, incluindo jogadores que também atuam como criadores de conteúdo, bem como dados sobre os fãs de esports e aspectos comportamentais da comunidade. Juliana, fundadora e consultora do Projeto Fierce, ressalta a importância de conduzir pesquisas semelhantes nos próximos anos, a fim de expandir a conscientização tanto dentro da comunidade quanto entre as empresas envolvidas.Vivo Keyd Stars. Imagem ilustrativa

Dados sobre toxicidade no Brasil são puramente inexistentes. Eu encontrei dados estrangeiros até mesmo se preocupando com grupos de minorias dentro dos jogos eletrônicos e toxicidades, e achei relevante o Projeto Fierce ser pioneiro em realizar esse tipo de pesquisa. O meu objetivo como pessoa e fundadora do Projeto é fazer com que essa pesquisa continue a ser aplicada futuramente”, declarou Juliana.

No mês de abril, a Vivo Keyd Stars firmou uma parceria com o Projeto Fierce, visando promover a diversidade e inclusão dentro da comunidade de esports. Desde então, a organização tem se empenhado em criar postagens e realizar ações de conscientização nesse sentido. Além disso, o time de esports da Vivo Keyd Stars já está trabalhando internamente em projetos relacionados a essa temática. A pesquisa também conta com comentários do psicólogo Álvaro Burger, que faz parte da equipe da Vivo Keyd Stars, abordando a questão da toxicidade no meio dos esports.

Para mim, o que potencializa a toxicidade nos esports é a possibilidade do anonimato que as redes sociais proporcionam aos seus usuários. Quando você não pode ser identificado (pelo menos não facilmente), isso acaba te proporcionando uma “liberdade maior” e assim os limites acabam sendo ultrapassados por conta da dificuldade de uma punição acontecer. Mas devemos lembrar que, mesmo na internet, as nossas falas e posicionamentos podem se configurar em crimes e sofrermos as consequências disso“, declara Álvaro Burger.

Na Pesquisa DIT 2023, foram entrevistadas 237 pessoas no Brasil. O questionário utilizado continha 37 perguntas fechadas e uma questão aberta.

A pesquisa, que adotou uma abordagem quantitativa, foi realizada no período de 28 de fevereiro a 25 de abril. Dos entrevistados, 74,3% relataram ter sofrido algum tipo de assédio enquanto jogavam, e 54,9% afirmaram ter sido expostos a ideologias de supremacia branca nos jogos.Vivo Keyd Stars. Imagem ilustrativa

Isabela Castelhone, gerente de Marketing da Vivo Keyd Stars, destacou a importância do desenvolvimento da pesquisa:

“Nossa equipe está comprometida em trabalhar internamente e em nossas postagens para conscientizar e combater a toxicidade nos esports, e essa parceria nos impulsiona a ampliar nossos esforços. Fico extremamente satisfeita em ver a parceria com o Projeto Fierce rendendo frutos tão significativos, seguimos empolgados em continuar apoiando iniciativas que promovam a diversidade e a inclusão no cenário dos jogos eletrônicos. Juntos, podemos construir uma comunidade mais acolhedora e respeitosa para todos os jogadores e fãs de esports!”

Você pode encontrar acesso a essa pesquisa nas redes sociais do Projeto Fierce, através do perfil @projetofierce.

Para ficar por dentro das últimas novidades e parcerias, siga a Vivo Keyd Stars em suas redes sociais: Instagram, Twitter e YouTube.

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.