19 de maio de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

Wacom Intuos S – Estou Apaixonado, Esse Amor…

Eu não sou um artista, muito menos um artista gráfico. Por outro lado, eu sou quase autodidata em quase tudo que uso de programas de desenho e pintura em computadores, por isso sempre tive vontade de usar uma mesa digitalizadora. Por isso, agradeço muito esse período de teste com a Wacom Intuos S.Wacom Intuos S. Imagem ilustrativa

Eu passei quinze dias utilizando ela para fazer minhas thumbs (capa da matéria, essa imagem no topo da tela) do site e fiz algumas artes bem interessantes e vou falar sobre elas, e como a mesa me ajudou.

As Diferenças do Mouse

Uma das diferenças que você logo percebe e tem de dominar de cara é a questão de pressão da caneta, o mouse usa todas as ferramentas em 100% de pressão, e a caneta da mesa não, ela varia de acordo com a pressão que você coloca sobre a mesa. Veja abaixo da diferença com a ferramenta pincel. Os traços foram feitos de forma contínua, os feitos com a caneta tiveram a variação de pressão.Wacom Intuos S. Imagem ilustrativa

Nesta ferramenta (e usando o modelo de pincel, redondo, duro e com opacidade de 85%), parece que a diferença é pouca e sem nenhuma diferença relevante, mas vamos mudar a ferramenta para borrar, vejam na figura com é mais sutil a mesclagem das cores azul e vermelha com a caneta.Wacom Intuos S. Imagem ilustrativa

Usei essa sutileza para transformar imagens em thumbs de forma mais sutil, sem deixar marcas grosseiras. Veja abaixo. Na capa da matéria do Street Fighter e do Dying Light 2 para Switch. Na primeira, removi o texto da figura original e depois redimensionei as logos e trabalhei o fundo com pincel e borrar. Na segunda, movi para frente do console a parte da imagem dos lutadores e trabalhei o fundo onde estavam na figura original com o borrar. As imagens estão em sequência no slide.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outra característica que me agradou muito ao usar a mesa digitalizadora Wacom Intuos S, foi a ferramenta “laço”, pois posso adicionar ou remover de uma seleção, com mais precisão e rapidez, áreas que seriam mais complicadas de atingir com o mouse em só um movimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É certo que as primeiras tentativas de uso vão ser estranhas para quem tem costume de usar o mouse mas, com poucas horas de uso, você se acostuma a usar a caneta sem olhar para a mesa, o que torna a experiência bem intuitiva. Eu nem tenho como mensurar a diferença que faria na mão de um artista gráfico um equipamento como a Wacom Intuos S. Na minha mão, com pouco tempo para usar no trabalho do dia-a-dia e com minha pequena qualidade técnica nos programa, ela já se demonstrou muito valiosa, imagino que todo artista de qualidade deveria comprar uma ou pelo menos testar para sentir a diferença.

Agora a parte triste, desconectar da cpu, embalar e enviar de volta para a agência Sing, que me possibilitou o teste. Muito obrigado por mudar minha percepção de ferramentas para desenhar e trabalhar com imagens no PC.

Informe Publicitário

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.