24 de maio de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

WD_Black C50 – Cartão de Expansão do Xbox Series

Todo e qualquer dono de consoles atuais, e mais especificamente os donos de Xbox Series S, tem um drama em comum: Espaço de armazenamento. E é bem fácil entender o motivo deste problema, o tamanho cada vez maior dos jogos. Por isso, a Western Digital, através de sua linha gamer, criou e licenciou o WD_Black C50, seu cartão de expansão em dois tamanhos, 512 GB e 1 TB.

Os cartões de expansão dos Xbox Series X|S são SSDs com formatações proprietárias (tipo de formatação para funcionar em apenas um tipo de equipamento), e por isso servem apenas para os consoles da Microsoft. O melhor de tudo é que são fáceis de usar, bastando colocá-los no espaço destinado para eles na parte de trás do console, como mostrado no vídeo acima.

Eu recebi o cartão de 1 TB para teste, e de cara me espantou o quanto ele é pequeno, literalmente cabe escondido dentro da minha mão. Mas o que importa para mim e todos os usuários de Xbox é o quanto ele é útil, então coloquei-o em uso logo que tirei da caixa.

A primeira tela no processo de instalação já mostra que você pode usar o mesmo cartão em vários consoles ou não. Na sequência de “slides” abaixo, veja o tamanho real do cartão. Logo depois, aproveitei que tinha transferido o Assassin’s Creed Mirage para o HD Externo e fiz o primeiro teste, que na verdade serve apenas para mostrar o quanto SSD é mais rápido do que um HD mecânico. A transferência do game durou seis minutos e 50 segundos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No segundo teste, transfiri do WD_Black C50 para o SSD interno do Xbox, sempre acompanhando o tempo pelo cronômetro do celular. Desta vez, a velocidade de transferência foi bem maior, atingindo a casa de 5,7 Gbps (Gigabits por segundo). E o Mirage passou de um para o outro em um minuto e meio.WD_Black C50. Imagem ilustrativa

Mas o mais surpreendente foi mandar de volta o Mirage para o cartão de expansão, as taxas de transferência se mantiveram mais próximas dos 5,7 Gbps por mais tempo e toda a transferência do Mirage durou apenas 53 segundos.WD_Black C50. Imagem ilustrativa

Preciso destacar que fiz todas as capturas de tela no PC, na tela de pré-visualização de stream, o que não alterava a performance da transferência e que acabei não fazendo capturas durante as transferências do Mirage, mas fiz uma captura durante a transferência do Forza Motorsport.

WD_Black C50. Imagem ilustrativa
A velocidade de transferência chega a passa de 5,7 Gbps, mas na maioria do tempo fica em torno deste valor.

Depois de fazer testes de transferência, fiz o de usabilidade do cartão, enquanto os jogos estão armazenados nele. Este segundo teste foi resolvido no dia-a-dia de teste de jogos, coloquei o Series S para baixar todos os jogos nele e passei a jogar sem nem perceber a diferença entre os que estão no SSD interno e os que estão no C50.

Minha conclusão é que se você tem a possibilidade de adquirir um cartão da WD_Black, faça, assim que der, pois mesmo com apenas 512 GB a mais, sua capacidade de armazenamento vai trazer de volta o prazer de ter um ou dois jogos que sempre dão aquela vontade de abrir uma fase e jogar de novo.

Os cartões podem ser encontrados na Amazon, mas atualmente andam com uma procura muito grande. No momento em que escrevo esta matéria, encontrei somente o cartão de 1 TB.

Estou muito feliz por ter realizado este teste no cartão de expansão WD_Black C50 de 1 TB. Agradeço por ter tido esta oportunidade.

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.