Abragames – Setor Brasileiro de Games Vai Crescer
A Associação prevê um crescimento ainda maior na indústria brasileira de jogos eletrônicos nos próximos doze meses, impulsionado pelas mudanças na forma como os jogos são encarados no Brasil com o novo governo
A indústria nacional de desenvolvimento de games cresceu significativamente nos últimos anos, impulsionada por fatores como a pandemia, o interesse global em jogos e profissionais brasileiros, parcerias estrangeiras e a forte presença em eventos mundiais. Com o início de um novo governo e a mudança na forma de encarar os jogos no Brasil, a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) prevê que a tendência de crescimento do setor continuará em 2023, mas aponta para grandes desafios a serem enfrentados pelos estúdios nacionais.
Mudança no Governo
O Marco Legal dos Games, em fase de aprovação pelo Senado, é um exemplo das pautas que poderão entrar em vigor a qualquer momento com o início de um novo governo federal em 2023 e que podem mudar a forma como o desenvolvimento de jogos eletrônicos é visto no Brasil.
Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, considera a aprovação do Marco Legal dos Games um passo importante para a regulamentação da indústria nacional, porém destaca que ainda há muitas mudanças a serem feitas.
“A Abragames defende melhorias no texto para que represente ainda mais o que o mercado de desenvolvimento de games entende como essencial, como diminuir as burocracias para a importação de materiais, uma maior assistência regional e federal aos estúdios, e incentivos que ajudem na entrega de jogos de todos os gêneros. Com a redução das despesas e consequente diminuição dos custos de desenvolvimento, acreditamos que os jogos podem ser mais acessíveis a todos os públicos.”
Fatores Externos
O preço dos jogos eletrônicos tem sido um assunto de destaque nos últimos meses. Devido aos acontecimentos internacionais e à atual situação financeira do Brasil, é possível que o preço dos jogos aumente para os consumidores finais, tanto para jogos nacionais quanto estrangeiros.
O presidente da Abragames, Rodrigo Terra, ressalta a importância de entender o cenário global atual. Com a guerra na Ucrânia, as restrições ao consumo de jogos na China – um dos maiores mercados consumidores do mundo – a procura por aquisições de gigantes do mercado e as dificuldades pós-pandemia na produção de tecnologias essenciais para o desenvolvimento de jogos, é provável que o preço dos jogos sofra um reajuste global.
“O mundo passou por uma situação atípica nos últimos anos e o mercado está tentando se reajustar a todas essas mudanças. No universo gamer não é diferente. As gigantes do setor acabam conseguindo contornar a situação de uma maneira mais fácil, pois já estão consolidadas economicamente e têm um público fiel estabelecido. Por isso, é importante que medidas como a do Marco Legal dos Games sejam aprovadas para que tanto o consumidor final quanto os estúdios nacionais não sejam tão impactados por esse novo momento.”
Altas Expectativas
Mesmo em meio às dificuldades, a Abragames prevê que 2023 será um ano promissor para a operação dos estúdios nacionais, com aumento da quantidade de estúdios desenvolvedores de jogos e consequentemente do número de jogos lançados. Em 2022, foram publicados 20 jogos de estúdios associados à Abragames, e a expectativa é que haja um aumento de 50% para 2023. A indústria brasileira de games desenvolve jogos para diversas plataformas, com os últimos anos sendo os melhores da história do país no setor, com um aumento significativo na quantidade de lançamentos e de novos estúdios.
De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games divulgada pela Abragames em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), existem atualmente 1.009 estúdios brasileiros em atividade. A Abragames prevê que esse número aumentará em 2023, apesar das incertezas econômicas do ano. Haverá uma onda de novas contratações para o crescimento da equipe nos estúdios existentes, mas mais pulverizadas pelo mercado todo.
Eliana Russi, diretora internacional da Abragames, afirma que as empresas nacionais estão maiores e desenvolvendo jogos mais complexos, o que naturalmente resulta em uma diminuição no número de empresas abertas, uma vez que as existentes estão abrindo mais vagas de trabalho para a produção de seus jogos. A participação em eventos nacionais e internacionais, como o BIG Festival, GDC, XDS, Gamescom e BGS, é considerada importante pela Abragames para o crescimento do país no setor, uma vez que aumenta as chances dos estúdios firmarem contratos com empresas e marcas consolidadas. A Abragames busca estar sempre em diálogo e fechando parcerias com os principais eventos, além de fomentar mais espaços para exibição e demonstração de jogos brasileiros fora do calendário pré-estabelecido.
Para mais informações sobre a Abragames e suas iniciativas, acesse o site oficial da instituição.
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