Animoca Brands Fala em Carta Aberta Ao Público

Yat Siu, co-fundador e presidente da Animoca Brands, escreveu uma carta ao público falando sobre a companhia e a visão da empresa em trazer para todos os recursos de “play-to-gain”, ou “jogar para ganhar” (em termos monetários), como o progresso da marca vem mostrando em sua trajetória.
Siu já trabalhou na Atari e coleciona prêmios de reconhecimento de seu trabalho, tendo como destaque em sua carreira a transformação dos jogos digitais como conhecemos ao unir entretenimento com blockchain, possibilitando maior autonomia dos jogadores em seus mundos.
Confira abaixo a carta na integra.
Caros acionistas e amigos,
2020 tem sido um ano crucial para a Animoca Brands, e conforme nos aproximamos do final do ano, podemos olhar para trás para vários anúncios emocionantes: o lançamento de WWE Undefeated, uma parceria com a Fórmula E que irá expandir ainda mais o ecossistema REVV Token, o lançamento da SAND (a moeda da Sandbox) e o lançamento em temporadas do F1 Delta Time, entre muitos outros desenvolvimentos empolgantes.
A Animoca Brands é uma das primeiras empresas de jogos convencionais a identificar e aproveitar duas oportunidades importantes em jogos apresentadas pela tecnologia blockchain: a verdadeira propriedade digital e jogar para ganhar. Essas tendências irão, nos próximos anos, revolucionar completamente o mundo dos videogames – uma indústria estimada em US $ 155 bilhões em 2020 e mais de US $ 200 bilhões em 2023 (fonte: Juniper Research, setembro de 2020).
Acreditamos que quaisquer projeções do valor da indústria de videogames são necessariamente muito baixas se não levarem em consideração a verdadeira propriedade digital e jogar para ganhar.
A promessa de jogar para ganhar, possibilitada pela verdadeira propriedade de ativos de jogos digitais, recentemente se tornou uma realidade inegável na constelação de produtos e empresas da Animoca Brands. Jogue para ganhar agora é uma força significativa em nossos jogos The Sandbox e F1 Delta Time, e em vários de nossos investimentos de portfólio, como Axie Infinity e Dapper Labs (criadores de CryptoKitties e NBA Top Shot).
Para quem ainda não está familiarizado com essas tendências importantes, gostaria de fornecer um rápido resumo do que entendemos por verdadeira propriedade digital e jogar para ganhar, seguido por uma discussão de como eles se aplicam aos nossos esforços na Animoca Brands.

Propriedade digital verdadeira (direitos de propriedade)
Os direitos de propriedade são um conceito novo em videogames, porque o conteúdo do jogo é normalmente fornecido com base em licenciamento. No modelo de jogo tradicional, os ativos do jogo que você “possui” são licenciados a você pelo editor ou operador do jogo, e esta licença pode ser revogada por vários motivos (por exemplo, se o jogo for encerrado ou se você violar os termos de serviço). Você pode usar os ativos do jogo licenciados para você dentro do jogo de onde eles pertencem, mas isso normalmente é o limite de sua capacidade de usá-los.
A tecnologia Blockchain permite a verdadeira propriedade digital para ativos no jogo, conferindo aos jogadores direitos de propriedade genuínos – incluindo o direito de usar os ativos em qualquer lugar (não apenas em seu jogo nativo) e o direito de ganhar dinheiro com eles (por exemplo, vendendo-os para terceiros).
O conteúdo do jogo com tokens pode ser na forma de tokens fungíveis (geralmente para moedas do jogo) e tokens não fungíveis (NFTs, geralmente para conteúdo raro ou único, como um carro de corrida ou espada mágica). O ponto é que, em jogos de blockchain que tokenizam seu conteúdo, você pode (verdadeiramente) possuir seus ativos no jogo e pode se beneficiar de acordo com essa propriedade.
Jogue para ganhar
O modelo de negócio “jogue para ganhar” recompensa os jogadores com recompensas monetizáveis quando eles se envolvem em atividades que criam valor para o jogo e seus jogadores. Em jogos de blockchain, esta atividade pode ser no jogo (por exemplo, participar de uma corrida Time Trial no F1 Delta Time) ou fora do jogo, mas ainda relacionada a ele (por exemplo, fornecer liquidez em uma troca pelo token REVV, nosso token fungível para jogos de automobilismo de marca).
As recompensas dadas aos jogadores por tais atividades são normalmente ativos no jogo que variam de tokens fungíveis (por exemplo, REVV) a ativos digitais que são tokenizados em blockchain como tokens não fungíveis (por exemplo, um carro, espada mágica, poção, item cosmético, etc.). Essas recompensas têm valor real fora do jogo, o que permite aos jogadores convertê-las em dinheiro – por exemplo, vendendo NFTs em um mercado de terceiros ou vendendo tokens fungíveis em uma troca.

Novas oportunidades econômicas
Neste momento, a dura realidade para a grande maioria dos US $ 155 bilhões da indústria de videogames é que, independentemente de quanto você gasta para adquirir seus ativos no jogo, você não os possui de fato, não tem permissão para ganhar dinheiro deles, e pode perdê-los a qualquer momento. Esse estado de coisas está mudando graças ao fato de que o blockchain permite a verdadeira propriedade digital e jogar para ganhar em jogos, e isso está desencadeando uma onda de novas oportunidades econômicas.
Pense em como a Internet cresceu da obscuridade total no início dos anos 1990 para um dos principais pilares da atividade econômica global nos anos 2000 – ou considere como o smartphone e as lojas de aplicativos associadas evoluíram e se tornaram pedras angulares essenciais da vida moderna e funcionaram na última década.
A mudança em direção à verdadeira propriedade digital e jogar para ganhar é o tipo de mudança monumental que cria novos mercados e novas oportunidades – da mesma forma que a Internet e o smartphone.
Os direitos de propriedade também permitem serviços de valor agregado significativos e anteriormente indisponíveis. Já, NFTs estão sendo aceitos como garantia para empréstimos criptográficos (por exemplo, NFTfi) e existem até mesmo serviços que fornecem fracionamento de NFTs (por exemplo, NFTX), dividindo um único NFT em vários pedaços, ou frações, para que possam ser adquiridos e negociados por vários proprietários.
Atividades no universo Animoca Brands
Como você deve saber por minhas comunicações anteriores sobre esses assuntos, aqui na Animoca Brands estamos fortemente envolvidos na expansão da verdadeira propriedade digital e jogo para ganhar na indústria de videogames.
O primeiro evento especial Elite Time Trial da F® Delta Time, que terminou em 18 de outubro de 2020, exigia que os jogadores apostassem tokens REVV para participar. Os jogadores apostaram mais de 17,3 milhões de REVV e correram mais de 57.000 vezes, ganhando 1.625 milhões de REVV, com mais 38.439,15 REVV pagos como recompensas de rendimento aos stakers. No segundo Time Trial de Elite, que começou em 27 de outubro e ainda está em andamento, os jogadores apostaram um total de 19 milhões de REVV para competir por prêmios totalizando 500.000 de cada um dos três de nossos tokens: SAND, GAMEE e tokens REVV.

Alguns jogadores do F1 Delta Time estão gerando somas significativas ao jogar nosso jogo (no caso deste usuário, mais de US $ 1.600 em um mês). Alguns usuários abriram “lojas” virtuais para vender F1 Delta Time NFTs em mercados como o OpenSea (por exemplo, consulte os usuários Unitbox e Theramoe). Em alguns casos, os itens alcançam preços muito significativos – por exemplo, este carro foi vendido recentemente pelo equivalente a milhares de dólares.
Muitos jogadores, motivados pela oportunidade de jogar para ganhar, organizaram-se em times de corrida, compartilhando recursos para aumentar suas chances de ganhar e dividindo os ganhos. Juntar-se a uma equipe como piloto geralmente significa que você receberá algum nível de apoio da gerência da equipe – como pneus, componentes do carro ou até mesmo um carro.

Volume de comércio do tamanho da economia de uma nação
Nossos principais projetos de tokens no momento são SAND e REVV, ambos os quais são tokens de utilidade em seus respectivos ecossistemas de jogo (ou seja, SAND na The Sandbox e REVV em F1 Delta Time e outros jogos de automobilismo de marca, incluindo MotoGP). Ao todo, o faturamento de nossos dois tokens primários durante o mês de outubro foi de US $ 245 milhões, sendo US $ 24,55 milhões para REVV e US $ 219,69 milhões para SAND. Isso não inclui os milhões de dólares em carros LAND e F1 e componentes que a Animoca Brands vendeu e que os jogadores negociaram em 2020.

Um volume de negócios de US $ 245 milhões é altamente notável, especialmente considerando que SAND e REVV ainda não atingiram a maturidade por meio de seus próximos lançamentos de jogos completos e subsequente adoção pelo usuário. Para ilustrar a importância da escala de atividade para esses projetos, considere que US $ 245 milhões por mês, quando anualizados, colocam o ecossistema de jogos de blockchain da Animoca Brands à frente do PIB de Djibouti, Butão e várias nações, e logo atrás da Groenlândia (com base em dados da ONU para 2018).
O que foi dito acima é, obviamente, uma analogia grosseira para fins de ilustração e não tem a intenção de ser uma análise econômica rigorosa. O objetivo é simplesmente destacar o incrível potencial do espaço “jogar para ganhar” à medida que se transforma em uma tendência poderosa que mudará vidas e o próprio futuro do trabalho.

Uma tendência poderosa (mas não nova)
A afirmação de que a propriedade digital e jogar para ganhar mudará a forma como vivemos e trabalhamos não é hiperbólica. O potencial dessas tendências foi recentemente destacado nas Filipinas, onde jogar o jogo blockchain Axie Infinity (que por acaso é um de nossos investimentos) permitiu que as famílias aumentassem sua renda durante as dificuldades econômicas causadas pela pandemia de COVID-19.
É importante reconhecer que essas tendências poderosas e fortalecedoras associadas aos jogos blockchain não estão isoladas, estão ocorrendo com frequência crescente e, eventualmente, se tornarão comuns.
Tecnicamente falando, jogar para ganhar não é nem mesmo um fenômeno novo. Lembre-se do cultivo de ouro ocorrendo em grande escala em jogos como o World of Warcraft, em que os “fazendeiros de ouro” jogavam para ganhar bens que seriam vendidos a outros jogadores com dinheiro real. Ao contrário do antigo cultivo de ouro, as tendências atuais de jogar para ganhar são muito positivas: a venda e negociação de ativos de jogos de blockchain não é uma violação dos termos de serviço de um jogo, os jogadores de blockchain realmente possuem os ativos que obtêm e os jogadores são livres para operar de forma independente em vez de ser forçado a reclamar por um empregador em condições adversas e opressivas.
A tendência de jogar para ganhar já existe há muitos anos; o problema era que o play-to-earn ou jogar para ganhar dos dias anteriores estava em uma área ilegal (ou, na melhor das hipóteses, cinza) porque não era permitido pelos termos de uso das plataformas de jogos centralizadas.
Bem, isso está mudando, e estou especialmente orgulhoso de que a Animoca Brands seja uma das primeiras empresas de jogos convencionais a trabalhar para elevar a propriedade digital e jogar para ganhar em padrões aceitos em jogos de vídeo.
À medida que continuamos a trabalhar para expandir essas tendências para o mercado de massa e abrir novos caminhos neste espaço estimulante e promissor, gostaria de agradecer a todos vocês pelo apoio e dedicação que deram à Animoca Brands e à nossa talentosa equipe de visionários e criadores. Estamos profundamente gratos e ansiosos para o novo e ousado futuro da diversão e do trabalho.
Yat Siu
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