20 de maio de 2024
Escute este Post
Notícias

BIG Festival Divulga Nomes de Palestrantes

De assuntos que são tendência no mercado de games, como realidade virtual, até mesmo temas espinhosos – mas não menos importantes – como o jogo que auxilia crianças vítimas de abuso sexual, o BIG Festival 2018 terá um line up pra lá de abrangente em 2018, com mais de 120 sessões.

O mais importante festival de jogos independentes da América Latina, que acontece entre 23 de junho  e 1º de julho, em São Paulo e no Rio de Janeiro, vai reunir nomes como Chris Remo, da Campo Santo, estúdio responsável pelo premiado Firewatch e que, recentemente, foi adquirido pela Valve Software. Outro indie confirmado é Dino Patti, co-fundador da Playdead, que criou Limbo e Inside.

Já Menno van Pelt-Deen, da Dutch Game Garden e Lapp, vem da Holanda para apresentar um estudo de caso sobre VilDu, um game que ajudou a derrubar as barreiras na terapia de crianças que sofreram abuso sexual.

A palestra de Pelt-Deen integra o BIG Impact, segmento do BIG voltado ao desenvolvimento de jogos com foco em educação, saúde, dentre outros temas de impacto social positivo. Em 2017 foram realizadas dezenas de sessões com profissionais de diversas áreas, que abordaram questões sociais por meio de entretenimento. E neste ano serão ainda mais.

“A inclusão da diversidade nas palestras  é muito importante para o evento. No ano passado tivemos 129 sessões que apresentaram temas como empoderamento feminino, jogos para mobilidade, cidades e saúde. Neste ano queremos buscar conteúdo que seja ainda mais relevante ao público”, explica Marina Pecoraro, produtora do BIG Impact.

Para contribuir com mais conteúdo e figuras da indústria, o BIG Business Forum firmou parceria com a External Development Summit (XDS), o principal evento de desenvolvimento externo do setor,  para trazer palestras exclusivas. A XDS acontece todo ano em Vancouver, no Canadá. Um dos frutos dessa parceria é a vinda de Isabelle Bismuth e Alan Van Slyke, que trabalham na Ubisoft e veem ao Brasil falar sobre a produção de Assassin’s Creed.

Tendência do mercado, a Realidade Virtual e Aumentada será um dos principais assuntos do BIG. Quem for ao evento vai ter a chance de entender o modelo de negócios para VR e até mesmo pitch para investidores – ensinamentos e dicas para viabilizar um projeto de realidade virtual. Joel Breton, vice-presidente de VR Content e Head da Vive Studios, será um dos palestrantes.

Outro nome confirmado, Mike Foster, gerente de contas da Sony na América Latina, volta a marcar presença no festival. É uma oportunidade de ajudar estúdios nacionais a entrar em contato com a Sony e levar seus jogos para a plataforma Playstation, assim como aconteceu com o game Horizon Chase, do estúdio gaúcho Aquiris.

Reforçando ainda mais a missão de fortalecer o ecossistema Latino-Americano do mercado, o BIG Latam terá uma extensa programação com palestrantes de diversos países. Um deles, Lucas Mattos (Brasil), desenvolvedor da Long Hat Studios, de Dandara, vai moderar uma conversa sobre como integrar referências culturais a um jogo pode enriquecer o produto final.

Ao todo, serão mais de 70 nomes da indústria que estarão no evento. Entre eles, Bobby Wertheim (SEGA), Lauren Freeman (Electronic Arts), Reginaldo Valadares, (Rovio)  e Steve Escalante (Versus Evil). Veja aqui a lista de sessões e palestrantes confirmados até o momento.

Serviço

BIG Festival
6º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival)
De 23 de junho a 1 de julho (Segunda, 25, não abre)
De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, SP
Entrada: Gratuita

BIG BUSINESS MEETINGS – RODADAS DE NEGÓCIOS de 26 a 29 de junho de 2018
Tênis Clube Paulista, R. Gualaxos, 285
BIG Business Meeting é a única área paga do evento
BIG Rio e Fórum BIG Rio – 29 e 30 de junho
Oi Futuro – Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo, RJ
Entrada: Gratuita

Sobre

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é considerado o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. Com a missão de fortalecer o ecossistema de games no Brasil, o evento abrange competição entre jogos nacionais e internacionais com prêmios em dinheiro, exposição ao público dos jogos selecionados, cerimônia de premiação,  palestras e  rodadas de negócios. Em 2017, o BIG teve mais de 20 mil visitantes, sendo 3.500 deles em palestras, e mais de 1600 reuniões de negócios. Neste ano o BIG vai expandir a programação de palestras e workshops, incorporando outras áreas que fazem parte do desenvolvimento dos games como música, animação, realidade virtual e aumentada, feira de carreiras, dentre outras verticais de conteúdo já presentes no evento.

Confira as Verticais do BIG Festival

BIG Audio: vertical dedicada a debater a música e suas intersecções com todas as áreas da indústria criativa;

BIG Brands: segmento voltado aos jogos e experiências digitais interativas sob encomenda que fazem parte de estratégia de grandes marcas;

BIG Business Meetings: reuniões de negócios em área exclusiva para empresários (única área paga do evento)

BIG Carreiras: traz informações do mercado e dicas para ajudar iniciantes;

BIG Dev: trilha de palestras orientadas para as disciplinas envolvidas no desenvolvimento de jogos, como arte, programação, game design, usabilidade, produção, entre outros.
BIG Forum: encontro de profissionais da indústria criativa (games, cinema, audiovisual, publicidade, música)

BIG Ideas for Cities: discussão e debates de problemas urbanos por meio dos jogos.

BIG Impact: iniciativa dedicada aos jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade;

BIG Latin America: traz os principais desenvolvedores das regiões Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia, Costa Rica e Paraguai. Cada ano com um foco em um país;

BIG Music Day: parceria com o Dia da Música, maior evento de bandas independentes do Brasil, que fará parte do BIG a partir de 2018, com shows de bandas independentes em diversos locais pela cidade de São Paulo;

BIG Starter: premiação para projetos de jogos ainda não finalizados, com foco na formação de novas empresas para ajudá-las a ganhar potencial de mercado e visibilidade enquanto indústria;

BIG Ventures: vai aproximar investidores públicos e privados do setor de games e da indústria criativa, com um line up dedicado ao empreendedorismo;

BIG VR/AR: exposição de jogos para o público e sessões que discutem a realidade virtual.

O BIG Festival tem o patrocínio máster da Oi, patrocínio gold do BNDES, patrocínio da Dow, da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e da Desenvolve SP; apoio cultural da Oi Futuro; parceria com Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, através do Projeto Brazilian Game Developers e da  ABRAGAMES – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais. A realização é da Bits Productions, Spcine, Centro Cultural São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Economia da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores.

Informe Publicitário

Adquira já

        

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.