17 de julho de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

Configurando Áudio no BO4

Fala galera, aqui é o Felipe Grisi e lá vamos nós de novo bater um papo sobre game audio. Dessa vez vamos falar sobre o Call of Duty Black Ops 4 e como configurar o áudio do jogo para o seu estilo de gameplay.

Áudio é Importante

Como costumo falar, o áudio de um jogo não existe somente por questões estéticas ou para “enfeitar” o jogo. Todo áudio que está lá tem uma razão para de fato estar ali. E essa razão é quase sempre (isso para não dizer sempre) uma: comunicação. O áudio está ali para comunicar algo. É a partir dessa comunicação que o jogador pode tomar sua decisão dentro do jogo.

Portanto, o áudio é, muitas vezes, fator determinante para uma vitória ou para uma derrota numa partida. Ouvir um inimigo se aproximando, num jogo FPS, pode dar uma vantagem fundamental ao jogador, já que ele pode prever que vai ser atacado e se defender, por exemplo.

São inúmeros os exemplos que eu poderia dar das mensagens que o áudio do jogo passa. Daria para escrever um artigo grande sobre isso, mas não é o propósito deste aqui. Mas a mensagem que eu gostaria de deixar é que um áudio bem configurado pode sim fazer a diferença e deve ser alvo de atenção dos jogadores. É normal ver um cuidado dos jogadores com resolução, taxa de quadros e inclusive tempo de resposta do monitor, por exemplo. E é incrível ver como o áudio muitas vezes é negligenciado.

Portanto, neste artigo vamos dar umas dicas de como configurar o áudio do Call of Duty Black Ops 4 e como configurá-lo para que se encaixe bem com a maneira que você joga. Antes, quero deixar claro: não há uma configuração melhor que a outra, apenas uma que pode ser a mais adequada para você.

Configurações de Áudio

Para chegar nas configurações de áudio, você precisa ir nas Opções e navegar até a aba de áudio. Não é preciso configurar o áudio antes da partida. É possível mudar essas configurações no decorrer de uma.

A Treyarch disponibilizou cinco configurações de áudio pré-definidas para os jogadores. Elas são: reforço de graves, reforço de agudos, supercrunch, fones de ouvido e mix Treyarch.

Vamos falar um pouco das características de cada uma e em que ocasiões elas se sobressaem.

Reforço de Grave

Como o próprio nome já sugere, nessa configuração o jogador ouve o grave muito mais proeminente de que em outras. Sons de explosão e granada são quase que uma pancada no ouvido do ouvinte. Além disso, a pancada das armas que o jogador usa também fica bem forte. Usar a Titan aqui parece um bumbo de bateria.

Uma coisa bastante interessante é que os graves, além de muito mais audíveis, têm um decaimento muito maior. Decaimento do som é quanto tempo ele leva para perder completamente a energia. Ou seja, por quanto tempo você escuta o som antes dele ‘morrer’. E nessa configuração, o decaimento dos graves dura uma ‘eternidade’.

Essa é uma ótima configuração se você é daqueles malucos por graves. A implementação ficou bem executada e os graves, embora soem bem ‘na cara’, não distorcem. Se você também gosta de se guiar pelos graves, essa é a configuração ideal para você. Por fim, é também uma boa opção para o Blackout, já que granadas explodindo longe e veículos passando também ficam melhores de se perceber.

Reforço de agudos

Aqui ocorre o oposto do anterior: os agudos falam mais alto. Mexer nos agudos pode ser algo complicado. Primeiro porque não é raro ouvir agudos que distorcem. Segundo, porque frequências agudas são as que mais rapidamente saturam o ouvido humano. A engenharia de áudio da Treyarch foi bastante competente em não deixar nenhuma dessas coisas acontecer.

Nessa configuração, sons de passos ficam mais audíveis. Você pode achar estranho, já que passos são basicamente pancadas no chão. Mas o fato é que esses sons são compostos por várias camadas, além da pancada.

Primeiro, o tipo de solo faz com que o som mude bastante. Passos em chão madeira, obviamente, soam bastante diferentes do que passos em um piso de metal, ou na neve. Ainda, além do passo em si, há também o som da roupa e armas se mexendo à medida que o personagem corre.

Essas nuances ficam bem mais perceptíveis nessa configuração. Combinar essa configuração com o perk Silêncio Mortal é bastante eficiente, já que você deixará de ouvir seus próprios passos, por conta do perk, e os passos dos inimigos ficarão mais perceptíveis, por conta da configuração.

Uma contrapartida dessa configuração é o fato de que a percepção da distância de outros sons, principalmente de tiros, fica um pouco prejudicada. À medida que o som se distancia, ele vai perdendo agudos. E se há um reforço de agudos, pode ser que sua percepção da distância não funcione bem. Ou seja, às vezes ouvimos um tiro e, por aquele som ter mais agudos, achamos que ele está perto, quando na verdade está bem mais longe.

Supercrunch

Na minha opinião, essa configuração deveria se chamar ‘reforço de médios’, já que é isso que ela faz. Pode parecer óbvio, mas não acho que seja demais deixar claro que médio é a região do espectro que fica entre o grave e o agudo.

Onde termina o grave e começa o agudo é uma questão subjetiva e isso depende do desenvolvedor do software de edição de edição de áudio. Alguns deixam a critério do engenheiro de áudio estabelecer onde terminam os graves e onde começam os agudos, demarcando assim a região média.

O fato é que a região média é a que precisa de menos energia para estimular o ouvido humano. Apesar disso, essa configuração ainda dá um reforço nisso. É ideal para ouvir e identificar a posição dos tiros dos inimigos, já que eles se tornam mais audíveis. No Blackout, também é possível identificar os tiros a uma distância maior.

Portanto, se você quer sempre saber de onde está vindo a treta, use essa configuração.

Mix Treyarch

Essa é a configuração em que não há necessariamente um reforço em nenhuma região do espectro. É a mais equilibrada e eu diria que é a configuração padrão do jogo. Como falei acima, o ouvido humano percebe melhor as frequências médias. Portanto é normal em qualquer produção de áudio haver um corte sutil nessa região no intuito de equilibrar a percepção das frequências. O BO4 não é exceção: nessa configuração há esse corte sutil dos médios.

Use essa configuração se você não quer saber de firula e quer ouvir como os desenvolvedores pensaram no áudio.

Fones de Ouvido

Essa configuração é apenas uma variação de anterior, com uma ênfase maior na espacialização de som. Não há nenhuma frequência sobressalente, mas aqui a percepção de áudio 3D é melhor, principalmente se você usa um headset bom, com driver grande (50mm).

Da mesma forma, recomendo para quem não quer muita firula, mas gosta de uma boa percepção de áudio 3D.

Conclusão

Microsoft LATAMComo falei no início do texto, o áudio existe não somente por questões estéticas. O jogador não só pode, como deve usar o áudio para jogar melhor, principalmente num cenário competitivo.

Considero bastante gratificante quando a produtora permite que o jogador faça escolhas com relação ao áudio. Embora se tratem de configurações pré-programadas pela equipe de engenharia de áudio e sound design do jogo, o Black Ops 4 oferece essas escolhas ao jogador. Elas funcionam bem e abarcam diferentes necessidades para diferentes estilos de gameplay.

Obviamente, tudo que foi falado aqui vai funcionar melhor com um headset razoavelmente bom. Não adianta, por exemplo, usar a configuração reforço de grave e usar o fone do seu celular. Esse fone não vai entregar ao usuário a experiência que a configuração pretende.

No mais, o melhor a se fazer é testar. Então, vai lá! Testa aí essas configurações e conta o que você achou!

Não se esqueçam de seguir meu canal do Youtube e meu canal do Mixer, onde gosto bastante de jogar e falar de áudio.

Um abraço!

Adquira já

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Felipe Grisi

Felipe "fGrisi" Grisi, músico, sound designer e gamer! Me adiciona na live e no Mixer (/FelipeGrisi) para trocarmos uma ideia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.