12 de junho de 2024
Escute este Post
Notícias

Jackbox Games – Conheça o Processo de Localização

Ao adaptar piadas e incluir referências, a localização dos jogos da série Jackbox adiciona um toque brasileiro, tornando a experiência ainda mais divertida

A Jackbox Games, desenvolvedora de Party Games, está trazendo seus jogos para o público brasileiro com um trabalho completo de localização para The Jackbox Party Pack 10 e The Jackbox Party Starter. Sabendo que o humor é essencial para reunir a galera, a Jackbox Games fez um excelente trabalho de localização, mantendo o bom humor e usando experts locais para garantir uma autêntica experiência brasileira, com novo conteúdo em português. Confira algumas curiosidades sobre o processo de localização dos jogos da Jackbox Games.Jackbox Games. Imagem ilustrativa

O lançamento de The Jackbox Party Pack 10 marcou o início da tradução para português brasileiro dos jogos da Jackbox Games. O estúdio Rockets Audio, com mais de 10 anos de experiência em localização de videogames, é o responsável pela tradução deste e de futuros lançamentos. Cristiano Prazeres, Diretor de Casting & Áudio, e Michel Teixeira, Lead de Tradução, compartilharam algumas curiosidades sobre a localização de The Jackbox Party Pack 10 e a futura atualização de The Jackbox Party Starter, que incluirá o português.

Ao iniciar a localização, o objetivo principal do estúdio foi manter a diversão das versões originais para o público brasileiro, adicionando um toque brasileiro às referências encontradas nas perguntas curiosas de jogos como Timejinx.

O maior desafio é saber quem é nosso público-alvo,” comenta Michel. “Não podemos adicionar algo muito novo que os jogadores mais antigos não reconheçam, nem algo muito velho que os jogadores mais jovens desconheçam. Descobrimos que o público do jogo está na faixa dos 30 anos, então procuramos adicionar referências dos anos 80 e 90.”

Jackbox Games. Imagem ilustrativa
Cristiano (à esquerda) e Michel (à direita) coordenaram juntos a dublagem e localização dos jogos da Jackbox Games para o português. Foto/Reprodução: Rockets Audio.

A cultura americana, origem da Jackbox Games, é bem diferente da nossa. Sabendo disso, a Rockets Audio recebeu carta-branca da Jackbox Games para adaptar o jogo da melhor forma possível para o Brasil. Assim, referências a casos judiciais ou celebridades e shows americanos se transformaram em divertidas referências abrasileiradas. Atores e jogadores de futebol brasileiros, desenhos dos anos 80 e 90, seriados e apresentadores de TV são algumas das referências encontradas nas perguntas dos jogos.

A localização não se limita ao texto, com o jogo sendo modificado para aceitar caracteres especiais do português brasileiro. A dublagem também é uma parte crucial da experiência. Selecionar o dublador certo para cada experiência é um processo minucioso para a Rockets Audio, que busca um resultado que faça sentido com cada título.Jackbox Games. Imagem ilustrativa

Recebemos o áudio do host em inglês e tentamos encontrar um dublador com voz similar, ou não,” explica Cristiano. “Nos jogos da Jackbox Games, procuro chamar pessoas que combinam mais com o jogo do que com a voz em si. Normalmente fazemos um teste de voz e enviamos para a equipe decidir quem será escalado.”

O trabalho de áudio também inclui a tradução das músicas de créditos disponíveis ao final de cada partida. Cada música foi adaptada para o português sem perder o tom original, um trabalho complexo que exigiu adaptar a letra para encaixar no tempo e ritmo da música original.

Uma pessoa traduz e depois passa por várias revisões para que lembre a original e faça sentido para o jogador brasileiro,” comenta Cristiano.

Jackbox Games. Imagem ilustrativaNomes famosos do mundo dos animes e séries foram chamados para animar os jogos. Alguns exemplos incluem: Cassius Romero (o Negan de The Walking Dead), Patt Souza (Jolyne Cujo de JoJo Bizarre Adventure), Pierre Bittencourt (Zeke Jeager de Attack on Titan), e muitos mais. Destaque também para os cantores das músicas, Maitê Cunha e Ricardo Fábio, cantor da versão brasileira da abertura de Dragon Ball GT.

Cristiano e Michel estão ansiosos para que os jogadores brasileiros experimentem The Jackbox Party Starter em português. “O Quiplash 3 (disponível no Party Starter) foi o jogo mais divertido de se trabalhar, graças à liberdade que tivemos para criar as piadas e referências,” finaliza Michel.

The Jackbox Party Pack 10 e The Jackbox Party Starter estão disponíveis para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC via Steam. Ambos os títulos também podem ser adquiridos na loja oficial da Jackbox Games. The Jackbox Party Pack 10 já está traduzido para português brasileiro, enquanto The Jackbox Party Starter receberá uma atualização com o idioma em breve.

Siga a Jackbox Games no TikTok, Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) para ficar por dentro das novidades do estúdio.

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.