20 de junho de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

Metal Wolf Chaos XD – Uma Pérola Perdida da Fromsoftware

Metal Wolf Chaos XD é o remaster do jogo exclusivo de Xbox original que só chegou ao Japão. Feito pela FromSoftware, esse jogo de tiro em terceira pessoa é uma jóia perdida; jogabilidade divertida, história ancorada na galhofa, com uma dificuldade bem ajustada.

Senta que Lá Vem História

A Devolver Digital é conhecida por pensar fora da caixa. É uma publicadora que tem seus seguidores, às vezes no significado de culto mesmo, onde explorar nichos e vender jogos que fogem do óbvio é sua palavra da salvação. Não é na Devolver Digital que você vai encontrar muitas DLCs, micro transações, jogos vendidos em capítulos, etc.

Mas a Devolver não é somente uma publicadora de jovens dinâmicos, desenvolvedores de jogos aventureiros com uma ideia na cabeça. Não basta ser indie, tem que existir inovação, alta qualidade no produto, e potencial de venda.

Do outro lado de Metal Wolf Chaos XD, existe a FromSoftware. Renomados desenvolvedores japoneses, responsáveis por outro culto: Dark Souls. Sinônimo de dificuldade alta, e muitos rages, destruição de controles e discos a cada morte repetida, a série criou um novo gênero, o “Souls Like”. A comunidade dedicada a esse jogo e seus derivados só cresce, e sendo bem direto, o jogo merece esse reconhecimento pois é muito bom.

Clássico Cult

Agora o que essa introdução toda tem a ver com Metal Wolf Chaos XD? Uma parceria entre Devolver Digital e FromSoftware, logo após um lançamento como “Sekiro: Shadows Die Twice” (Activision), era improvável. Mas olhando de perto, Metal Wolf Chaos XD traz exatamente o espírito das duas empresas: um jogo inesperado, nicho, com qualidade no desenvolvimento e dificuldade na medida.

Para quem não sabe, Metal Wolf Chaos é um exclusivo de Xbox original, lançado em 2004 pela FromSoftware, mas que só chegou ao Japão. Totalmente inverso da realidade atual, país onde a Xbox não tem uma representação forte, não está nadando em exclusivos, e a situação ainda agrava quando pensamos em japoneses desenvolvendo jogos para a marca. Um beijo para a Platinum e Scalebound (só que não).

E Metal Wolf Chaos só foi lançado no Japão, pois devido ao choque de sua narrativa política e o clima criado devido aos atentados de 11 de Setembro nos EUA, sua localização para o ocidente foi cancelada. Realmente não é comum os EUA serem colocados como vilões do seu próprio sofrimento, ainda mais em um jogo onde a destruição de cidades é comum.

Só por esses motivos eu já indicaria a você jogar Metal Wolf Chaos XD. Um remaster bem feito, por gente que já provou sua capacidade, o jogo é realmente uma pérola pela sua raridade. Mas vamos aos detalhes…

Eu Sou o Presidente dos Estados Unidos da América

Pense em uma história clichê; aquelas bem óbvias, de filmes do Van Damme, o tipo de coisa que feito em filme passaria na tarde de domingo, com muitas explosões estilo Michael Bay (Transformers). Pensou? OK. Metal Wolf Chaos XD é mais um jogo onde os Estados Unidos da América são uma nação mais avançada e resolvem tudo sozinhos… Mas o óbvio e clichê vão até a página 15, onde a galhofa aumenta porém com um belo toque de humor crítico.

Sabemos que em jogos, ou os EUA estão salvando o mundo, ou estamos simulando suas guerras que escalam a nível mundial, ou temos que combater o narcotraficante-ditador-comunista em algum país fictício ou da américa do sul ou ásia. Sim, tem muitos “ou” nessa frase, mas em geral é isso aí. Em Metal Wolf Chaos XD a briga é no quintal de casa.

Você assume a persona de Michael Wilson, o Presidente, que enfrenta uma crise econômica severa, e sofre um golpe de estado arquitetado pelo Vice-Presidente Richard Hawk, auxiliado pelo exército. Wilson era um militar, mas além de presidente, ele é o piloto do mecha “Metal Wolf”. Com o golpe, cabe a Wilson lutar contra o exército e as políticas de Hawk, pelo bem da America e do espírito Americano de liberdade.

Contudo, a trama não é superficial. Hawk também pilota um mecha, sendo tão durão quanto Wilson. Com a ajuda de sua secretária Jody, Wilson precisa defender o povo de coisas como: terrorismo interno criado por Hawk para justificar sua ditadura, prisões de cidadãos por questões políticas, tráfico de pessoas, uso de minorias para testes biológicos em seres humanos, fim do direito à liberdade de ir e vir, manipulação da mídia, entre outros.

Exploda Tudo, Mas de Forma Planejada

O que interessa aqui é o gameplay, e nesse aspecto o jogo brilha. Porém, não se engane, ele brilha como um jogo de 2004, e não 2019. Existem mecânicas muito antigas e isso realmente atrapalha como a diversão flui. Estamos acostumados a atirar com mecânicas pós-Halo, mesmo para jogos de tiro em terceira pessoa, como é o caso. Trocar armas hoje é feito com um botão, e não dois ou até três, o que me levou a muitas mortes bobas. Isso certamente tira pontos do jogo.

Aqui também entra a pegada FromSoftware: morreu, começa de novo. Metal Wolf Chaos XD não tem save point, a cada morte sua você tem que recomeçar a fase. Certo, não é o mesmo que recomeçar o jogo todo, mas depois de 40 minutos sofrendo com uma aranha gigante tentando te explodir sem parar, morrer para um soldado com bazuca só porque você errou ao trocar de arma é muito chato.

No mais, as mecânicas que esperamos de um mecha são muito simples. Um dash, que pode servir de impulso para pulos duplos ou um certo tempo voando, ajuda o suficiente para tirar a sensação de uma máquina pesada, limitado por uma barra de energia. Isso atrapalha o teu uso de armas com disparos energéticos (oi stamina do dark souls), e tem que ser usado com inteligência. O sistema de mira funciona bem para apenas parte das armas, já que só algumas tem opções de travamento automático. Às vezes, mísseis se perdem no cenário, seja por não alcançar o inimigo ou por afundar no chão, tornando algumas opções de itens inúteis. Esses detalhes que citei não seriam problemas sérios em 2004, quando as opções eram limitadas mesmo, mas hoje são.

Só que, ainda assim, o jogo é divertido. Existe um arsenal enorme de armas para você evoluir, fabricar, e assim jogar da forma que preferir. Os inimigos, por mais parados que pareçam, foram bem desenhados e qualquer descuido vai fazer você pagar o preço. Os chefes geralmente são bem maiores e mais fortes, contudo descobrir seus pontos fracos e vencê-los é recompensador.

A destruição franca e completa dos cenários e inimigos é algo surpreendente. É maior do que em Crackdown 3, por exemplo. Mesmo assim, devido a toque FromSoftware, você precisa entender como guardar dinheiro e investir na fabricação das melhores armas para cada situação. Sair evoluindo tudo sem freio, achando que o lance aqui é apertar botão e fazer boom, certamente te levará a muitas derrotas nas fases finais. Não tenha vergonha de repetir alguns mapas para “farmar”.

Depois do Fim

Além disso, o jogo tem um fator de replay alto, onde o desafio realmente é catapultado não só pela dificuldade em terminar o jogo mais de uma vez, mas também pelas opções de coletáveis e easter eggs. Aqui, partimos das armas especiais e skins para o mecha, passando pelas músicas do jogo, e chegando em aliens. É, tem alienígenas no jogo. Ah, e tem final secreto também.

Banco PANResumindo, Metal Wolf Chaos XD é um jogo bom, porém não espere algo que seja perfeito. Talvez, em uma outra linha temporal, ele tenha sido lançado no ocidente e marcou uma geração, tornando-se uma referência do console Xbox e quiçá até um concorrente de Metal Gear Solid (viu a pegadinha? Metal, três palavras, mechas, é sério eles escolheram o nome por isso). Mais uma bola dentro da Devolver Digital, que manteve as vozes originais em inglês, mas localizou todos os menus e legendou o jogo em português.

Caso você não seja alguém curioso sobre esse exclusivo cult, ou que não tenha costume de jogar coisas mais antigas, talvez essa não seja uma prioridade. Mas, para sorte de todos, e principalmente de quem quer fugir dos jogos muito comuns, Metal Wolf Chaos XD está disponível para Xbox, PlayStation 4 e PC (Steam).

Adquira já

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Felipe Negrão

Felipe "omegawpnx" Negrão, ou somente Omega, não se descolou de Destiny nos ultimos 3 anos, e continua pela Torre até hoje. Quando pode, ele joga um RPG ou até se arrisca no FIFA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.