Papo de Bar: E3
Faltando pouco mais de 30 dias, a E3 já espreita os papos em fóruns e sites de games. Datada para começar em 12 de Junho, a Electronic Enternainment Expo é a maior feira de jogos eletrônicos do mundo e portanto, um evento esperado por boa parte dos jogadores, seja qual for sua plataforma preferida. Mas, com tantos dias ainda para o evento, porque abordar esse assunto nos fóruns, sites e até mesmo num “papo de bar”?
O hype seria sua resposta? Talvez. Mas uma resposta óbvia permeia os mais acalorados debates sobre o evento, os rumores.
Jogos que estão guardados a sete chaves pela produtoras mas que volta e meia aparecem numa discussão, justamente para gerar esse desequilíbrio entre o “certo” e o “duvidoso”, rumores que acalentam os corações daqueles que sofrem prematuramente por notícias vazadas ou que o evento comece. São várias produtoras envolvidas e muitos jogos a serem apresentados, os rumores já começam pipocar de todos os lados e o coração acelera a ponto de não enxergar algumas coisas óbvias e simplesmente crer nesse ou naquele, porque o rumor é “bom demais” e “eu quero acreditar nele”.
Por isso eu resolvi trazer essa leve discussão (leve mesmo, tô precisando apimentar um pouco mais as tretas nesse blog) porque hype demais e rumor demais fazem mal. “O ministério da saúde adverte…” e blá blá blá mas o lance é real. Recentemente tivemos o vazamento do mapa da E3 e geral caiu de pau na Microsoft porque o espaço dedicado era bem pequeno… e pouquíssimo tempo depois descobriu-se que na verdade o espaço pequeno é apenas para o Mixer já que a apresentação da Microsoft se dará no teatro (prédio próprio, aliás) do outro lado da rua. Um prédio que tem quase o tamanho da E3 toda. Ou seja, um vazamento que não quis dizer muito, que foi favorecido como notícia por uma boa quantidade de pessoas e no entanto a notícia era muito contrária. Alheio a isso, temos ainda alguns rumores sobre jogos exclusivos, marketing deal (que são os contratos de exclusividade em publicidade e propaganda) e até mesmo de consoles, pode acreditar. Tenho visto cada vez mais pessoas falando sobre um sucessor do PS4 e a possibilidade de algo ser dito sobre isso na E3… e todos esses papos partem de onde? Ninguém. Você vai a fundo e descobre que quem disse foi um “Zé do Alho” que ninguém sabe de onde saiu, com poderes de usar o twitter. Apenas isso.
É lógico que, o freio é bem vindo… mas não tô privando ninguém de sonhar. Não é isso. Há sim algumas pessoas influentes que podem dar determinadas pistas sobre oque pode (ou não) acontecer numa E3 mas em grande suma é apenas chute. A coisa ficou tão descarada que por vezes uma opinião pessoal é encarada como um rumor. Algumas pessoas tem contato com outras, que essas sim, sabem de algo… mas nem por isso dá pra levarmos a ferro e fogo.
Como disse, ainda faltam quase 30 dias. Rumores vão brotar do nada, isso gera um certo hype no evento que, de certa forma, é bom para nós espectadores e também para as produtoras que apresentam seus trabalhos. Não há dúvidas que novos jogos serão apresentados, para essa ou aquela plataforma. Esse é o lugar certo para isso rolar, é o evento que todos os jogadores esperam ávidos por notícias da plataforma querida ou de sua produtora de paixão. A sequência daquele jogo, as features do console, os novos programas, os termos e políticas… mas até lá o que temos é muito vago.
É certo que, até a chegada da E3 possivelmente vou abordar o texto por aqui novamente. Alguma coisa de muito grave ou um rumor muito forte vai explodir. Todo ano é assim. Sempre faltando alguns dias algo de muito surpreendente já vaza, deixando os jogadores com o coração na mão esperando pra dar aquele grito de “aleluia” ou um de “puta merda era verdade mesmo”. Acontece. Por isso reitero: Não alimentem o hype demasiadamente cedo ao evento. Espera mais um pouco. Muita coisa ainda vai rolar, pro bem e pro mal.
O bom é que, independente de positivo ou negativo nos acontecimentos, você já estava preparado. O baque da surpresa foi neutralizado. Faz bem pro coração.
Informe Publicitário
Adquira já
Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!