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PGB 2023 Apresenta as 10 Marcas Mais Queridas

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Além do ranking, a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB 2023) traz um parâmetro inédito que mensura como os jogadores no Brasil se comportam com publicidades em lives, jogos e redes sociais

A edição de 2023 da Pesquisa Game Brasil (PGB) revela os principais destaques do painel “Marcas do Coração”, que foi atualizado com base na 10ª edição do estudo. Esse levantamento anual abrangente sobre o consumo de jogos eletrônicos no país mapeou mais de 500 marcas de 21 setores diferentes, incluindo dois setores inéditos: produtos de cuidado e higiene, e produtos alimentícios.PGB. Imagem ilustrativa

O painel “Marcas do Coração” da PGB 2023 oferece insights valiosos sobre o comportamento dos gamers brasileiros em relação à forma como as marcas se aproximam desse universo. Para 80,2% dos adeptos de jogos eletrônicos no país, é fundamental que as marcas respeitem a cultura gamer, incluindo seus gostos, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Além disso, 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas devem abordar o tema dos jogos independentemente do formato ou do local em que a publicidade seja veiculada.

A PGB 2023 foi desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com a Blend New Research e a ESPM. O estudo revela que 70,1% da população brasileira afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico. Para realizar essa 10ª edição da pesquisa, foram entrevistadas 14.825 pessoas em 26 estados do Brasil e no Distrito Federal ao longo do mês de janeiro deste ano.

“Nós analisamos as marcas mais conhecidas, utilizadas e qual a relação que constroem com o público de games desde 2018, expandindo os segmentos abordados a cada nova edição. Neste ano, progredimos para além do ranqueamento das marcas, visando a compreensão de como os gamers brasileiros se vinculam com elas por meio de dados sobre comportamento e impacto em seu cotidiano”, destaca Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.

“O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, complementa Carlos Silva,  sócio da Go Gamers.

O painel revela, por exemplo, que 69,6% dos gamers brasileiros apreciam quando as marcas se inserem dentro dos jogos, seja por meio de skins de avatares, equipamentos exclusivos e outros itens. De acordo com o estudo, 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade. Os dados mostram uma preferência ligeiramente maior quando se trata de publicidade em eventos de jogos: 73,4% dos gamers gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, eventos relacionados a jogos e outros, e 66,5% preferem fazer compras dessas marcas.PGB. Imagem ilustrativa

Outro tipo de estratégia que tem sido bem recebida pelos gamers brasileiros, com alta aprovação, são as publicidades e/ou patrocínios em redes sociais (77,2% gostam), transmissões ao vivo (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público expressa preferência por adquirir produtos e serviços de marcas que utilizam esses formatos de propaganda.

As Marcas Preferidas dos Fãs

A seguir, apresentamos as marcas mais reconhecidas e amplamente utilizadas/consumidas por jogadores de jogos eletrônicos no Brasil em 10 setores distintos, de acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023:

  1. Bancos
    Mais conhecida: Nubank (82%)
    Mais utilizada: Nubank (55,6%)
  2. Cartões de Crédito
    Mais conhecida
    : Mastercard (86,5%)
    Mais utilizada: Mastercard (71,2%)
  3. Cerveja
    Mais conhecida
    : Brahma (85,3%)
    Mais consumida: Heineken (51,6%)
  4. Cosméticos
    Mais conhecida: O Boticário (85,5%)
    Mais consumida: O Boticário (66,7%)
  5. Energéticos
    Mais conhecida
    : Red Bull (82,8%)
    Mais consumida: Red Bull (61,5%)
  6. Food Services
    Mais conhecida
    : McDonalds (78,2%)
    Mais utilizada: McDonalds (66,1%)
  7. Refrigerantes
    Mais conhecida
    : Coca-Cola (93,6%)
    Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)
  8. Snacks Salgados
    Mais conhecida
    : Doritos (74,3%)
    Mais consumida: Doritos (54,6%)
  9. Snacks Doces
    Mais conhecida
    : Kit Kat (71,1%)
    Mais consumida: Nestlé (56,3%)
  10. Vestuários e Roupas
    Mais conhecida
    : Nike (75,4%)
    Mais utilizada: Nike (57,7%)

Para obter mais informações e fazer o download gratuito do estudo, visite o site oficial da Pesquisa Game Brasil.

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Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

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