24 de maio de 2024
Escute este Post
Notícias

Positivo – As Vantagens de Desktops, Notes e All in One

Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da nossa marca, compartilha sua expertise sobre as especificidades de cada categoria de produto e destaca como essas características podem resultar em benefícios significativos para as empresas

Os computadores destinados a uso doméstico e corporativo podem ter semelhanças em suas especificações técnicas e componentes, mas para atender às necessidades diárias das empresas, muitas vezes é necessário escolher máquinas com configurações mais robustas, seguras e versáteis. Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da Positivo Tecnologia, destaca as particularidades e benefícios dos desktops, notebooks e all-in-one, a fim de auxiliar as empresas na tomada de decisões de compra e no entendimento das vantagens das principais categorias de PCs.

Positivo. Imagem ilustrativa
All in One Master A6200

“Costumo dizer que o computador é como uma ferramenta, pois sempre há uma opção mais adequada para cada tipo de tarefa. Para fazer a melhor escolha na hora de comprar novas máquinas para a empresa, é importante responder algumas perguntas e avaliar questões como a necessidade de mobilidade, o custo-benefício ou até mesmo o espaço físico disponível para uso. Cada empresa tem uma realidade diferente e essas peculiaridades devem ser levantadas para uma compra consciente e eficiente”, resalta o executivo.

Principais Características de Cada Equipamento

Os desktops são os modelos mais tradicionais, com a possibilidade de customização de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Eles são ideais quando há uma demanda frequente por atualizações de sistema e hardware para buscar um melhor desempenho. Além disso, os desktops tendem a ter uma excelente vida útil, proporcionando mais segurança e economia ao usuário. Para utilizá-los, é necessário adquirir acessórios e periféricos, como monitores, mouses, teclados, headsets e caixas de som.

Positivo. Imagem ilustrativa
Desktop Master D3400

Os notebooks são mais indicados para quem precisa de mobilidade e praticidade. Além da facilidade de transporte, eles não exigem muitos acessórios, dependendo apenas das preferências do usuário. Com o modelo de trabalho híbrido cada vez mais adotado pelas empresas, a portabilidade e mobilidade se tornaram requisitos obrigatórios, tornando o notebook uma escolha ideal para garantir a produtividade em qualquer lugar.

Positivo. Imagem ilustrativa
Notebook Master N6440

Já o all-in-one é um híbrido entre desktop e notebook, onde grande parte dos “acessórios” está integrada ao monitor, exigindo apenas o uso adicional de um mouse e teclado. Essa opção é especialmente atraente para profissionais que utilizam estações de trabalho fixas, mas possuem pouco espaço e buscam versatilidade e organização. O all-in-one oferece uma excelente relação custo-benefício por simplificar a instalação, se adequar a pequenos espaços e ser mais econômico em comparação com um desktop convencional.

Positivo. Imagem ilustrativa
All in One Master A6200

Perfil de Trabalho e Impacto na Produtividade

De acordo com Guercio, o perfil de trabalho e as funcionalidades desejadas são os principais guias para a escolha do modelo ideal de computador.

“É difícil falar em ‘certo’ e ‘errado’. Normalmente, as empresas segmentam a força de trabalho pelos perfis e, a partir dos atributos mais importantes para cada função, determinam o equipamento mais adequado para seus colaboradores”.

É crucial dedicar tempo para identificar as necessidades específicas a fim de determinar qual categoria de produto está mais alinhada com o perfil do profissional ou da empresa. Cada categoria possui vantagens e desvantagens, portanto, essa análise cuidadosa é essencial.

“Para trabalhos mais dinâmicos, a mobilidade é o fator decisivo e o notebook é um equipamento bem flexível e que pode acompanhar o usuário a reuniões externas ou até em viagens. Em contrapartida, apresenta telas menores que não são confortáveis para quem precisa trabalhar por muitas horas, criando conteúdos em planilhas ou mesmo em textos e apresentações. Entretanto, no escritório isso pode ser contornado com o uso de um monitor conectado ao equipamento, aproveitando também a opção de uso de teclados e mouses externos. Para quem precisa de altíssimo desempenho, as máquinas portáteis também costumam custar mais caro e são menos propícias a trocas de componentes internos”, destaca o especialista.

Positivo. Imagem ilustrativa
Vaio FE15 de 12ª Geração

Por outro lado, para profissionais que trabalham em um local fixo, tanto o all-in-one quanto o desktop são opções eficientes, resistentes e robustas, embora ofereçam pouca ou nenhuma portabilidade.

“O all in one se destaca por sua simplicidade ao incorporar todos os recursos e componentes fundamentais em um único lugar. Já o desktop, é mais flexível em capacidades, porém, exige configuração extra para instalação de acessórios, ocupa mais espaço na mesa do usuário e pode requerer uma solução de gestão de cabos para manter a estação de trabalho organizada”, pontua o executivo. “Vale lembrar que é uma tendência do mercado a adoção de “mini” desktops que são equipamentos menores e que ocupam menos espaços em relação aos modelos convencionais. Como principais vantagens dos desktops estão a possibilidade de se adotar processadores de alto desempenho e a boa capacidade de expansão futura, prolongando a vida útil do equipamento”.

A Positivo Tecnologia oferece um portfólio abrangente de equipamentos em cada uma dessas categorias, com uma variedade de modelos, opções de configuração e atributos para atender diversas necessidades.

“Na linha de notebooks alguns destaques são o Positivo Master N2240, que é um modelo simples e econômico, mas bastante resistente e adequado para tarefas comuns do dia a dia; o VAIO Pro PX, ideal para quem procura um design diferenciado, mais fino e leve, e com bom desempenho, e o Positivo Master N8440, que é um modelo robusto, com acabamento em alumínio e que oferece gerenciamento avançado através da tecnologia vPro Enterprise da Intel. Para quem busca um All in One, o Positivo Master A6200 tem tela de 21.5”, processadores Intel de 12ª geração e ajuste de altura como opcional para melhor ergonomia. Por fim, a linha de desktops é composta por máquinas tradicionais, como o Positivo Master D3400, e, para quem quiser apostar no mini desktops, uma boa escolha é o Positivo Master C6400, que oferece alto desempenho e baixo consumo de energia e espaço, ambos com processadores Intel de 12ª geração”.

Para conferir outros modelos, acesse o site da Positivo Tecnologia clicando aqui.

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.