22 de junho de 2024
Escute este Post
Notícias

Positivo Tecnologia – Bioplástico em Embalagens

As linhas de computadores das marcas Positivo e VAIO agora serão entregues aos consumidores em embalagens de “plástico-planta”

Os computadores das marcas da empresa Positivo Tecnologia agora serão embalados com bioplástico 100% biodegradável e compostável da startup ERT Bioplásticos. Estima-se que cerca de 25 mil equipamentos das linhas Positivo e VAIO cheguem ao mercado mensalmente envolvidos por esse material, que se transforma em adubo em até 180 dias após o descarte.Positivo Tecnologia. Imagem ilustrativa

Conhecido como “plástico-planta”, o bioplástico é produzido a partir da fermentação de cana-de-açúcar e será usado nas linhas Positivo, Positivo DUO, VAIO FE14 e VAIO FE15, além de outros modelos a serem lançados este ano. A startup ERT Bioplásticos recebe investimentos e apoio estratégico da Positivo Tecnologia por meio do Programa de Corporate Venture Capital.

A substituição do plástico comum, derivado do petróleo, pelo bioplástico biodegradável nas embalagens dos computadores da Positivo Tecnologia evitará que mais de quatro toneladas de resíduos plásticos sejam descartadas em lixões, aterros e oceanos no primeiro ano. Essa iniciativa é parte do esforço da Positivo Tecnologia em direção a um “computador verde”, com componentes que não geram resíduos plásticos e são menos agressivos ao meio ambiente.

A troca das embalagens por bioplástico da ERT é o primeiro passo de um projeto para tornar nossos equipamentos cada vez mais sustentáveis, alinhados às melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado. Estamos avançando nas pesquisas de aplicação da resina da ERT e animados com os resultados”, afirma Graciete Lima, responsável pelo Programa de Corporate Venture Capital da Positivo Tecnologia.

Positivo Tecnologia. Imagem ilustrativaA ERT é pioneira no Brasil na produção de plástico 100% biodegradável e compostável em escala industrial. Desde 2021, a empresa desenvolve biopolímeros usados em sacolas, sacos de lixo, descartáveis e outros tipos de embalagens. O bioplástico da ERT, por sua origem vegetal e fim compostável, se transforma em adubo em até seis meses sem gerar microplásticos. O CEO da ERT, Kim Fabri, destaca a importância de alternativas mais sustentáveis no mercado. “A substituição do plástico comum, que leva mais de 200 anos para se decompor, é urgente. O bioplástico da ERT atende a essa demanda crescente e é compartilhada por diferentes gerações”, diz Fabri, que planeja a abertura de uma segunda unidade de produção em Manaus.

Graciete Lima afirma que o uso do bioplástico da ERT nas embalagens dos computadores marca o fim da era do plástico derivado de petróleo para essa finalidade, sem gerar custo adicional para o consumidor. Novos usos estão em desenvolvimento, como a substituição dos calços em EPS por soluções mais sustentáveis. “A própria ERT está buscando alternativas para substituir o material atual com a mesma funcionalidade”, explica Graciete.

Os notebooks Positivo e VAIO embalados com bioplástico da ERT são fabricados em Ilhéus (BA) e Manaus (AM). Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), cerca de 2 mil caminhões de lixo plástico são despejados diariamente nos oceanos, rios e lagos do mundo. Esses resíduos, em grande parte provenientes de produtos de uso único, poluem o planeta e ameaçam a vida marinha, a saúde humana e o equilíbrio dos ecossistemas. “Apenas 9% dos resíduos plásticos são reciclados globalmente, e no Brasil, esse índice é de menos de 2%. Precisamos redesenhar nossas práticas para escolhas mais sustentáveis. A iniciativa da Positivo serve de exemplo para todas as indústrias”, afirma Fabri, da ERT Bioplásticos.

Informe Publicitário

Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com amigos. Clique no Sininho vermelho e receba as novidades. Siga nosso canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook!

Sgt Rock 1967

Eduardo "Sgt Rock 1967" Rocha é o idealizador do Nós Nerds! Técnico em informática e gamer inveterado e veterano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.