20 de maio de 2024
Escute este Post
EscritosGames e Tech

Stardew Valley: O Game que Tem Monopolizado Minha Vida

São muitos os games que consomem nosso tempo diariamente, alguns tem a proeza de nos prender mais do que outros, seja por características como grinding e atividades que te fidelizam no jogo, visto em games como Destiny e The Division, seja por ele ter uma campanha extensa e complexa, como em The Witcher e Fallout, ou seja por ele ter algo em seu cerne simples mas que te cativa, e esse para mim é Stardew Valley.

Stardew Valley é um RPG desenvolvido unicamente por Eric Barone e publicado pela Chucklefish, o game tem uma pegada indie retro e é inspirado na série de jogos Harvest Moon, como o próprio desenvolvedor diz. No jogo você herda uma fazenda do seu avô, na pequena cidade de Pelican Town, mas a fazenda não está em boas condições e a partir daí você irá reconstruir o local com suas plantações, animais, produtos artesanais e mais. O jogo contém inúmeras características para além dessa breve descrição, como interação com NPCs com possibilidade de estabelecer vínculos, liberdade para explorar a cidade, atividades como pesca e mineração, clima dinâmico que influencia na agricultura, eventos como festivais na cidade, missões secundárias e mais, isso sem mencionar os detalhes que ainda não me deparei porque cada dia é uma nova descoberta nas possibilidades desse jogo, você literalmente tem uma vida em Pelican Town.

Mas esse não é um texto para analisar esse jogo minuciosamente. Minha proposta aqui é abordar mais despretensiosamente e falar em como Stardew Valley tem me marcado. No momento que escrevo esse texto estou sem jogar nada além de Stardew Valley. Tudo começou quando adquiri um gamepad bluetooth, o Ipega 9087, e consequentemente busquei por jogos no Android para aproveitá-lo, nisso conheci o game em questão e, desde então, pode-se dizer que estou viciada na vida de fazendeira. Tenho muitos outros jogos na fila para serem jogados, mas Stardew Valley me cativou de tal forma que cada vez mais quero me dedicar a vida virtual que ele propõe, com várias possibilidades ao assumir o gameplay tendo seu caráter de simulação.

Fazer uma análise desse jogo, penso, seria uma tarefa dificílima dado a natureza multifacetada e peculiar que ele possui. E é exatamente essa característica que tem me envolvido. Confesso que sou grande apreciadora de RPGs, mas nunca me vi fã de simuladores ou games que apelam para nostalgia retro, antes desse jogo nunca tinha tido interesse em Harvest Moon e conhecia bem pouco da série, entretanto diria que meu apreço ou falta dele não influencia no impacto desse jogo na minha vida. Isso porque Stardew Valley é um jogo além do seu gênero. Se você gosta de RPGs e simuladores, jogue, se não é do seu gosto, jogue também pois esse é um jogo grande e único demais para caber numa caixinha de categoria e ser indicado apenas por isso.

Stardew Valley tem uma característica, compartilhada entre outros jogadores, que é seu aspecto quase terapêutico. É aquele jogo que te relaxa enquanto joga, que te seduz com a vida simples do interior, te pega pelas mãos e te convida a conhecer e aprender mais sobre viver em equilíbrio. Quase poético, eu sei, mas isso também é Stardew Valley. É um jogo que te instiga em dominá-lo para descobrir e melhorar seu game enquanto ele domina você, mas na melhor das intenções. Você, de certa forma, aprende a ir com calma, sem aquela ansiedade de fazer tudo logo, pois aqui você aprende que as coisas tem seu tempo e nem sempre se pode ganhar tudo. Arrisco em dizer que é impossível qualquer um que jogá-lo não se sentir mais calmo e leve enquanto desenvolve sua vida de fazendeiro. É uma pílula para saúde mental, recomendado em doses diárias.

Microsoft LATAM

Quando falo de um jogo, busco traçar o perfil e direcionar meu texto ao público desse jogo, mas não irei tomar esse caminho aqui, isso porque, como já deve estar claro a essa altura, Stardew Valley é um título que merece ser apreciado por todos independentemente do gosto, idade ou gênero. Não se sinta intimidado pelo seu fator simulação ou o subestime por ser um indie, apenas dê uma chance e me contate depois para fazer parte do clube dos gamers que se veem conquistados por esse jogo.

Stardew Valley está disponível para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Windows PC, Linux PC, Mac PC, Android e iOS.

 

Adquira já

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Rafhaela Marques

Rafhaela 'RasA1gethi' Marques é só mais uma garota comum viciada em café e games.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.