12 de junho de 2024
Escute este Post
CuriosidadesDicasEscritos

Áudio no Battlefield V: Uma Análise e Apreciação

Fala galera do NósNerds, beleza? Aqui quem escreve é o Felipe Grisi e com muito prazer venho oferecer para vocês este primeiro texto para o site! Espero que gostem!

Neste texto, quero mostrar para vocês as razões pelas quais o jogo soa tão bem, além de passar umas dicas de como você pode configurar seu áudio para uma melhor experiência, inclusive de gameplay.

A Produção

Tudo nesse jogo está soando incrivelmente bem: trilha sonora, as armas, veículos, passos, sons do ambiente, reverberações e etc. É sem dúvida uma das melhores produções de áudio que já ouvi. As armas do jogo foram gravadas com as originais, da Segunda Guerra, e (pasmem) muitos dos veículos também!

A produção do jogo conseguiu ter acesso a colecionadores de armas e as levaram para fora para que os sons pudessem ser gravados ao ar livre. Segundo os produtores, a gravação ao ar livre sempre soa melhor do que em estúdio, embora dê mais trabalho tanto para capturar o som quanto para editá-lo depois. Eu particularmente, concordo com isso.

Muito esforço também foi colocado para a captura de sons de ambiente. Os produtores visitaram florestas, prédios abandonados, campos abertos e outros ambientes e deixaram lá os microfones ligados, capturando o som desses ambientes para implementar no jogo.

Segundo Andreas Almström e Bence Pajos, Audio Lead e Diretor de áudio respectivamente, a ordem para a produção era: imersão total! Isso se traduziu em duas coisas: dinâmica e espacialização de som.

Numa produção de áudio, seja de jogo, filme ou música, dinâmica significa a diferença de volume entre os sons mais baixos (suaves) e os sons mais altos (fortes). Logo, para o jogo, a diferença entre os sons de passos e os sons de explosões, por exemplo, é gritante!

Entretanto, o jogador tem muito poder de escolha sobre como quer ouvir o áudio do jogo. E dependendo do seu estilo de jogo ou da experiência queira ter, você deve escolher uma saída de áudio diferente para o BFV.

Áudio Afetando o Gameplay

Nas configurações de áudio do jogo, existe, dentre outras, duas opções: uma chamada ‘áudio 3D’ e outras chamada “Gravações de guerra”. Tudo vai soar diferente no seu jogo dependendo da opção que você escolha.

A opção de áudio 3D é a padrão dos jogos, permite você ouvir os sons mais fortes, como tiros, sem renunciar à percepção de sons mais suaves, como passos ou barulho das roupas do personagem. Essa opção atende mais ao que já se tornou padrão na indústria do áudio e dos jogos. Nela, a dinâmica dos sons é menor. Portanto, é possível ouvir bem tanto uma explosão de um avião caindo, quanto os passos dos inimigos. A propósito, ouvir bem os passos dos inimigos pode ser fundamental para se dar bem numa partida. Além disso, há um corte nos médios, o que ressalta o restante das frequências, graves e agudos. Dá para ouvir até a pancada da arma quando ela atira.

Já a opção ‘Gravações de guerra’ traz uma experiência bem mais realista do áudio, e me impressionou bastante. A primeira coisa que se percebe é que é tudo muito mais caótico. De fato, é! Aquela pouca distância entre sons fortes e fracos vai embora. Agora, sons de explosão e tiro são muito mais realistas e tomam contam da paisagem sonora!

Outra coisa de que eles abriram mão aqui, foi do corte nos médios que eu mencionei. As frequências médias predominam muito mais aqui, e é exatamente isso que acontece no mundo real.

Não que no mundo existam mais frequências médias, não é isso. O que acontece é que o nosso ouvido consegue captar melhor essas frequências, então elas precisam de menos energia, ou menos intensidade, para excitar nossos ouvidos.

Distinguir e localizar a posição de tiros e explosões é muito mais fácil aqui, já que eles estão mais audíveis, digamos assim. Além disso, o som também tem um alcance maior. O jogador ‘escuta de mais longe’, já que até o decaimento do som eles tornaram mais realista.

Embora a percepção da espacialização seja muito boa, por alguma razão que eu desconheço, o BFV não fez uso da tecnologia Dolby Atmos (disponível para Xbox e PC). E o mais engraçado é que o Battlefield One usa essa tecnologia! Vai entender!

Quando Usar um e Quando Usar Outro

A simples mudança da saída de áudio pode ter um grande impacto na sua experiência com o jogo. Acredite, pode ser a diferença entre pegar aquela kill ou não, como também pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.

Como falei mais acima, a opção “Áudio 3D” é a mais padrão de todos os jogos. Nela, os desenvolvedores ficaram na zona de conforto e aplicaram equalização e compressão como o “mercado” espera. Use essa opção se você quer ouvir todas as nuances de áudio, se você quer ouvir bem os inimigos se aproximando ou outros sons mais suaves, como a roupa do personagem ou das armas sendo manuseadas.

Microsoft LATAMA opção “gravações de guerra” foi onde a Dice quis imergir o jogador na experiência. Como falei, o som é muito mais caótico e realista aqui. Explosões soam bastante penetrantes e quando elas ocorrem, nem tente ficar ouvindo passos ou outras coisas mais suaves: você não vai conseguir! O jogo vai ficar mais desafiador aqui, já que o fato de não ouvir alguns sons tão claramente pode influenciar nas suas decisões. Mas acredite, o trabalho é MUITO bem feito e juntando isso com os gráficos da Frostbite, o resultado é realmente uma experiência extremamente imersiva!

Galera, quero finalizar agradecendo ao site Nós Nerds e ao Eduardo pela oportunidade! Este texto foi uma adaptação feita a partir de um vídeo do meu canal no Youtube (Som de Jogo). Vou deixar o vídeo se quiserem assistir. Peço também que me sigam no Mixer, onde faço live todos os dias de diferentes jogos, inclusive o BFV!


Um abraço e até a próxima!!

Adquira já

 

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de dicas, sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do Youtube, e participem do nosso grupo do Facebook para acompanhar nossas publicações e ficar por dentro das notícias do mundo gamer, concursos e promoções!

Felipe Grisi

Felipe "fGrisi" Grisi, músico, sound designer e gamer! Me adiciona na live e no Mixer (/FelipeGrisi) para trocarmos uma ideia!